CMVI

Em São Paulo, Rui Costa apresenta experiências em PPPs na Bahia

Domingos Matos, 27/05/2019 | 18:31

O desempenho da Bahia em Parcerias Público Privadas, as chamadas PPPs, será apresentado pelo Governador Rui Costa nesta terça-feira (28), em São Paulo. O chefe do executivo baiano é um dos convidados da terceira edição do Fórum PPPs e Concessões, realizado anualmente pela revista EXAME. Na mesa de debate com Rui estarão os governadores Ratinho Jr. (Paraná), Wellington Dias (Piauí) e Eduardo Leite (Rio Grande do Sul).

Participam do evento especialistas, empresários e governadores de outros nove estados: São Paulo, Minas Gerais, Amazonas, Pará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Espirito Santo e Alagoas.

Rui desembarcou na capital paulista nesta segunda (27) e concedeu entrevista à Record News. A conversa com o governador baiano será exibida pelo canal na quarta-feira (29), às 22h. Além destes compromissos, Rui ainda participa de outras reuniões e entrevistas na cidade. 

A Bahia se tornou referência nacional em PPPs após experiências bem sucedidas como o metrô de Salvador/Lauro de Freitas, Arena Fonte Nova, dois grandes hospitais (Subúrbio e Couto Maia) e exames de diagnóstico por imagem. Outros projetos a serem executados no estado também neste modelo são o VLT do Subúrbio, Ponte Salvador-Itaparica e a ampliação da Linha 1 do metrô em Salvador.

 

Isaquias vence etapa da Copa do Mundo de Canoagem

Domingos Matos, 27/05/2019 | 17:34

Isaquias Queiroz brilhou no último dia da etapa da Polônia da Copa do Mundo de Canoagem Velocidade. No domingo (26), o brasileiro superou o checo Martin Fukza e levou o ouro em Poznan na disputa do C1 500 metros para reafirmar o seu domínio na prova, da qual é tricampeão mundial.

O atleta do Brasil teve facilidade para conquistar o título, de modo que fechou a prova, que não faz parte do programa olímpico, em 1h46min55s, com mais de um barco de vantagem para Fukza. O terceiro colocado foi o polonês Tomasz Kaczor. Erlon de Souza, outro brasileiro na disputa, foi o sexto. "A prova foi muito boa, o Martin Fucza deu muito trabalho no início e também na saída. Agora é pensar na próxima etapa e enfrentar o (Sebastian) Brendel em Duisburg (Alemanha) na sua casa", disse Isaquias, já de olho na segunda etapa, no próximo final da semana.

No sábado (25), o brasileiro também disputou o C1 1000m, prova em que ficou no sétimo lugar. O Brasil encerra a sua participação no evento com um saldo de três medalhas. Além do ouro de Isaquias, o time nacional faturou duas medalhas na paracanoagem: ouro para Luiz Carlos Cardoso no KL1 200m e prata para Caio Ribeiro no VL3. A segunda etapa da Copa do Mundo de Canoagem Velocidade e Paracanoagem será disputada em Duisburg, na Alemanha, entre os dias 31 de maio a 2 de junho. (Com informaçõs do A Tarde)

 

Acidente próximo a Gandu mata três pessoas

Domingos Matos, 27/05/2019 | 16:38
Editado em 27/05/2019 | 18:36

Um grave acidente na BA-549, trecho entre os municípios de Itamari e Gandu, matou no final da manhã de domingo (26), três pessoas de uma mesma família. Entre as vítimas, uma criança.

As vítimas foram identificadas como Joel Rufino, de 48 anos, Aurina Rocha Souza, de 57, e Lázaro Vasconcelos Alves, de 7. A batida entre os dois veículos aconteceu próximo ao trecho da fazenda de Rui Lisboa.

Outras duas pessoas sofreram ferimentos leves e foram socorridas para o Hospital Prado Valadares, em Jequié.

Inscrições para Encceja terminam nesta sexta-feira

Domingos Matos, 27/05/2019 | 15:38

Terminam na próxima sexta-feira (31) as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2019. A inscrição é gratuita e deve ser feita pela internet. Jovens e adultos que não terminaram os estudos na idade adequada podem fazer o exame para obter a certificação de conclusão do ensino fundamental ou médio.

Os interessados no certificado do ensino fundamental precisam ter, pelo menos, 15 anos completos na data da prova. Para o certificado do ensino médio, a idade mínima exigida é 18 anos.

As provas serão aplicadas no dia 25 de agosto em 611 municípios. Serão quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação. A nota mínima exigida para obtenção da proficiência é de 100 pontos nas provas objetivas e de cinco pontos na redação.

Os resultados podem ser usados de duas formas. Quem conseguir a nota mínima exigida em todas as provas tem direito à certificação de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio. Aqueles que alcançarem a nota mínima em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas, terão direito à declaração parcial de proficiência.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza na página do Sistema Encceja apostilas com material de estudo para os participantes de nível fundamental e médio.

Edital em Libras

Uma novidade desta edição será uma versão do edital em Libras. Outra mudança é que o participante que já teve laudo médico aprovado em outras edições não precisa apresentar novo laudo durante a inscrição. Participantes surdos, deficientes auditivos e surdocegos devem indicar, durante a inscrição, se usam aparelho auditivo ou implante coclear.

Caso o interessado tenha feito a inscrição para a edição anterior e tenha faltado, será preciso justificar o motivo da ausência em 2018. (Com informações da Agência Brasil)

 

Gabriel Diniz morre em queda de avião em Sergipe; último show do cantor foi em Feira de Santana

Domingos Matos, 27/05/2019 | 14:49
Editado em 27/05/2019 | 15:24

Um acidente de avião bimotor matou no início da tarde dessa segunda-feira (27), O cantor Gabriel Diniz, dono do sucesso Jennifer. O passaporte do artista foi achado perto do local do acidente, em Sergipe. Outras duas pessoas morreram: o piloto e o co-piloto, cujos nomes ainda não foram divulgados.

Diniz fretou a aeronave após um show em Feira de Santana, na Bahia, no último fim de semana. Segundo informações do 'Jornal Hoje', o voo tinha decolado de Salvador e caiu em uma área de difícil acesso. um manguezal. 

O cantor tinha postado sua felicidade por ter se apresentado no interior da Bahia nas redes sociais. Ele também reclamou de sentir dor de barriga e até chegou a postar vídeo enquanto recebia soro fisiológico na veia. 

Gabriel Diniz virou uma das sensações da música brasileira com a música Jenifer, que conta com 231,9 milhões de visualizações do YouTube. Paraibano, o artista se destacou pela mistura do sertanejo com o forró.

Itabuna: Colégio General Osório realiza projeto Educação Física e Saúde

Domingos Matos, 27/05/2019 | 14:29

Será realizado nesta terça-feira (28),  no Colégio Estadual General Osório, em Itabuna, o projeto interdisciplinar " Educação Física e Saúde: Novas perspectivas sobre a dependência química e física." O projeto culminará com uma sala ambiente com exposição do trabalho final realizado pelos estudantes do ensino médio. A sala funcionará com seminário, teste sensorial, exibição de documentários, gráficos, cartazes, dentre outros, envolvendo todas as turmas do colégio.

O evento, que acontece das  8 às 11 horas  e das 14 às 17 horas, é aberto à comunidade e faz parte   da filosofia  de uma escola com compromisso e responsabilidade social.

O projeto idealizado pela professora de Educação Física Mayllena Carvalho, surgiu como meio de promoção de hábitos saudáveis através da atividade física, buscando uma reflexão sobre o uso de drogas e anabolizantes no organismo. Além da Educação Física, são abordadas as disciplinas  Biologia, Química, Matemática e História.
 

Grupo Se Toque promove ação no Dia Mundial Sem Tabaco

Domingos Matos, 27/05/2019 | 13:38
Editado em 27/05/2019 | 14:17

Na próxima sexta (31), o “Se Toque”, Grupo de Apoio para Pacientes de Câncer, promoverá uma atividade alusiva ao Dia Mundial Sem Tabaco.

A ação vai acontecer na Praça José Bastos, a partir das 08h30 da manhã e contará com exposição de cartazes das campanhas contra o fumo e diversos serviços à comunidade, como: abordagem aos fumantes, para os que quiserem avaliação do grau de dependência e levantamento do custo anual com o cigarro e para os não fumantes, a conscientização sobre seu papel nessa luta, aferição da pressão arterial com a equipe da Velanes, estudantes de psicologia da FTC, alongamento, atividades lúdicas e música com os cantores Zenon Moreira e Aracy Arcanjo.

 

O tema da campanha da Organização Mundial da Saúde (OMS) para esse ano é "tabaco e saúde pulmonar". O objetivo maior é conscientizar as pessoas sobre a necessidade de unir esforços na luta por uma sociedade livre do fumo.

Segundo a coordenadora do Grupo Se Toque, Sueli Dias, o grande desafio é chamar a atenção das pessoas para a responsabilidade de trabalhar com as crianças o tema, já a partir dos três anos, de forma que ao chegarem à adolescência, elas tenham mais condições de resistir à tentação de experimentar o primeiro cigarro. “Cada pessoa pode influenciar positivamente alguma criança que faz parte do seu círculo de convivência, seja um filho, sobrinho, neto, afilhado, vizinho, etc.”, diz.

Para ela, é preciso que os perigos do fumo sejam abordados de forma instrutiva com as crianças ainda pequenas para que, ao chegarem à adolescência elas possam ter uma base informativa que lhe permita resistir à tentação do primeiro cigarro. Tanto que, ela reforça o slogan da Fundação do Câncer “Importe-se com alguém além de você”. “O fumo traz conseqüências para a saúde individual e coletiva, pode provocar vários tipos de câncer e causa também danos ao meio ambiente”, alerta. Acompanhe também nas redes sociais a hashtag #Eumeimporto

O grupo

O “Se Toque” Grupo de Apoio e Auto Ajuda é uma Instituição, sem fins lucrativos, composta por donas de casa, aposentadas, estudantes, professores, médicos, advogados, psicólogos, pedagogos, jornalistas e profissionais liberais que se identificam com o objetivo proposto. São voluntários que querem colaborar de alguma forma.

O grupo foi criado em 19 de novembro de 2005 com o objetivo de atuar no combate do câncer em todo o Sul da Bahia. Visa formar voluntários para oferecer apoio aos pacientes e ao mesmo tempo divulgar as principais formas de prevenção dessa doença.

Prefeitura de Itacaré realizará a I Semana do Meio Ambiente

Domingos Matos, 27/05/2019 | 12:35

Itacaré vai realizar no período de 03 a 07 de junho a Semana do Meio Ambiente, um evento que contará palestras, plantio de árvores nas unidades escolares da rede municipal, visitas a Organizações Não Governamentais que realizam o trabalho de preservação do meio ambiente, mutirão de limpeza das praias e ainda o I Seminário Ambiental. O objetivo é envolver toda a comunidade para que possam despertar para a importância de preservar a natureza.

A realização é da Prefeitura Municipal de Itacaré, através das secretarias de Meio Ambiente, Comunicação, Educação, Desenvolvimento Urbano e Juventude, Esporte e Cultura, com o apoio do Conselho Municipal do Meio Ambiente e das ONGs COMPAI, Recicla Itacaré, ETVI, Anjo Azul e Casa do Conto. De acordo com o prefeito Antônio de Anízio, Itacaré possui muitas belezas naturais, mas é preciso garantir a preservação desse patrimônio natural que atrai turistas de diversas partes do mundo e que faz da cidade cada vez mais bonita.

PROGRAMAÇÃO – A Semana do Meio Ambiente começa na próxima segunda-feira, dia 03, com palestras e plantio de árvores da espécie Pau Brasil na Escola Municipal Dr. Manoel Castro. Em seguida, às 10h30min, acontecerão também palestras e plantio de árvores no Instituto Municipal de Educação Governador Paulo Souto, em Taboquinhas.

Na terça-feira, dia 4 de junho, às 9h30min, acontecerá a visita à Casa do Conto (Clube de Leitura da ONG ETIV do Brasil) e às 11 horas a visita à ONG de Proteção aos animais Anjo Azul. Na quarta-feira, dia 5 de junho, às 9 horas da manhã acontecerá a visita à Estação de Tratamento da Embasa e às 10 horas a visita à sede da ONG ETIV do Brasil, no bairro da Passagem.

A Semana de Meio Ambiente continua na quinta-feira, dia 6 de junho, às 10 horas da manhã, com um mutirão para limpeza de praia, contando com a participação de diversas secretarias municipais, escolas, organizações não governamentais e de toda a comunidade comprometida com a preservação da natureza e a melhoria da cidade. E na sexta-feira, encerrando as atividades da semana, acontecerá o I Seminário Ambiental de Itacaré, das 8 às 17 horas, no Sítio Paraíso.

 

Datafolha mostra que a Bahia é melhor estado turístico

Domingos Matos, 27/05/2019 | 11:31

Ao analisar o resultado da pesquisa Datafolha, que mantém a Bahia entre as primeiras opções de viagem dos paulistanos, o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, disse que os dados apurados são gratificantes e o desafio é a manutenção da competitividade do Estado nesse setor. 

“A diversificação da oferta turística é uma das razões para a Bahia ocupar lugar no topo do ranking”, disse o secretário. “A extensão litorânea com praias para todos os públicos; os rios, cachoeiras e serras que compõem a paisagem da Chapada Diamantina oferecem alternativas incomparáveis, somadas à história, cultura, gastronomia, etc”.

A pesquisa foi divulgada no sábado (25). Para manter a Bahia no topo da preferência dos turistas, o governo estadual atua de forma decisiva para promover a expansão do turismo, gerador de empregos e resultados econômicos. “A meta é assegurar a qualidade no serviço ao visitante, com inovação e desenvolvimento sustentável”, explicou Fausto Franco. “Dessa forma, podemos mantê-lo mais tempo por aqui”, acrescentou.

Os trabalhos em andamento na Setur-BA incluem, ainda, ênfase na promoção das zonas turísticas baianas, ampliação da conectividade aérea, incentivo a novos investimentos e melhoria da infraestrutura.

 

Dama de Espadas: acusado de diversos homicídios morre em confronto com a polícia

Domingos Matos, 27/05/2019 | 10:29

Carta Dama de Espadas do Baralho do Crime, Bruno Ramos Figueiredo, mais conhecido como Bruno Bruxo, foi localizado no último sábado (25), durante operação integrada que envolveu troca de informações entre a Superintendência de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública e as polícias Militar, Civil e Federal.

Bruno integrava uma quadrilha de tráfico de drogas com atuação na Liberdade, onde cometia homicídios. Ele foi encontrado no bairro de Portão, em Lauro de Freitas, e reagiu à prisão. Houve confronto e, mesmo socorrido, não resistiu. " Bruno Bruxo era um dos alvos prioritários por conta da quantidade de mortes que ele cometia", afirmou o titular da Delegacia de Homicídio Múltiplos, delegado Odair Carneiro.

Com ele foram encontrados uma pistola 9 milímetros e dois carregadores. Participaram da ação equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, através da DHM, do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), da Coordenação de Operações Especiais (COE), do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e  da Rondesp/RMS.

 

Mulher é presa suspeita de matar marido a facadas em Ilhéus

Domingos Matos, 27/05/2019 | 09:23

Uma mulher de 45 anos foi presa no sábado (25) suspeita de matar o companheiro dela a facadas , dentro da casa do casal, na cidade de Ilhéus, no sul da Bahia.

De acordo com a polícia, Ioná Santos Batista esfaqueou Agnaldo Araújo Amaral, de 51 anos, durante uma discussão do casal, dentro de casa, no bairro Nelson Costa. Não há informações sobre o que motivou a briga.

Ainda segundo a polícia, a mulher chegou a solicitar atendimento médico para a vítima, mas quando o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou ao local, o homem já estava morto. O corpo dele foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da região.

Acionada, a Polícia Militar (PM) encaminhou a mulher, que estava em estado de choque, para atendimento no Posto de Saúde do São Francisco. Após ser liberada, a suspeita do crime foi encaminhada para a 1ª Delegacia Territorial de Ilhéus. O caso é investigado pela Polícia Civil da cidade. (Com informações do G1)

Queremos Saber: Abuso infantil será discutido nesta terça-feira na Câmara de Itabuna

Domingos Matos, 27/05/2019 | 08:21

A busca de alternativas para evitar o registro de casos de maus-tratos contra crianças e adolescentes, de violação ao ECA-Estatuto da Criança e do Adolescente em Itabuna, e combater o abuso sexual infantil no município são os objetivos da palestra que o juiz aposentado Marcos Bandeira fará na tarde desta terça-feira (28), na Câmara de Itabuna. A explanação do ex-magistrado faz parte da quarta edição do Projeto “Queremos Saber!” e está prevista para às 14 horas, no plenário Raymundo Lima.

“A Câmara de Itabuna encerra maio, o mês que a sociedade brasileira discutiu meios para enfrentar a violência infanto-juvenil, trazendo à discussão esse importante tema que será apresentado por Dr. Marcos Bandeira, profundo conhecedor do assunto’, afirmou Enderson Guinho. O vereador, que é acadêmico de Direito, acrescentou que a palestra terá mais dois convidados: a professora e psicanalista Raquel Rocha, e o membro do Conselho Tutelar de Itabuna, Washington Alves.

Raquel Rocha, que também é jornalista, analisará as consequências psíquicas nas crianças e adolescentes dos crimes praticados, enquanto Washington Alves relatará os casos e as dificuldades enfrentadas pelos conselheiros para combater os abusos. “A exploração e o abuso infantil são temas importantíssimos. A sua discussão não deve se restringir apenas ao 18 de maio. Todos os dias precisamos discutir e lutar contra estes crimes que mexem com o psicológico das nossas crianças e adolescentes, e são um grande mal na sociedade”, destacou Enderson Guinho.

“Queremos Saber!” é um projeto criado pela Câmara de Itabuna. Tem o objetivo de promover, na última terça-feira de cada mês, palestras seguidas de debates e apresentação de sugestões, sobre temas de interesse geral, propostos por vereadores ou sugeridos pelos cidadãos, por meio da Ouvidoria da Casa. Os debates, abertos ao público, ocorrem no plenário Raymundo Lima.
 

Projeto Caminhão com Ciência da Uesc visita Escola Margarida Pereira

Domingos Matos, 27/05/2019 | 07:18

Se a Secretaria Municipal da Educação de Itabuna (SME), tem traçado para si e para as orientações gerais sobre gestão escolar palavras de ordem como “garantia do direito de aprender”, “parcerias”, “sucesso”, “permanência” e “planejamento com base nos indicadores”, essa síntese e essas palavras têm tido a Escola Municipal Margarida Pereira, no bairro Pedro Jerônimo, como uma de suas caixas de ressonância mais latentes. 

No sábado (25), a escola recebeu a visita do projeto “Caminhão com Ciência”, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), através do qual os estudantes e os professores da unidade escolar, em contato com os trabalhos orientados por professores e alunos de diversos cursos da UESC, tiveram acesso às informações sobre desenvolvimento científico, pesquisas, experiências e resultados nos mais variados temas e assuntos do cotidiano sociocultural. 

A secretária municipal da Educação de Itabuna, professora Nilmecy Gonçalves, esteve presente e disse que "momentos como esses reverberam que experiências de acesso ao conhecimento são potencializadas quando reúnem atores intra e extra comunidade escolar,  aflorando ainda mais a vontade de aprender", disse.

Trazendo temas que foram desde reprodução humana até os benefícios e cuidados com a eletricidade, as apresentações  foram consideradas muito positivas. Para o diretor da escola, professor Érico José dos Santos, “esse contato dos alunos com pesquisas é muito importante justamente pela capacidade que esse tipo de ação tem de incentivar os alunos da escola a desenvolverem eles também as próprias pesquisas e mesmo a terem vontade de adentrarem espaços universitários, como estudantes e como pesquisadores”, disse o professor. 

O Caminhão com Ciência é o meio de transporte para exposições científicas interativas e oficinas nas áreas de Física, Química, Biologia, Matemática, Biomedicina e Geografia. As exposições e oficinas são realizadas em escolas públicas e centros comunitários nos finais de semana, para melhor se adequarem às atividades acadêmicas da UESC.

A equipe é formada por um coordenador geral, coordenadores das áreas de atuação do projeto, professores colaboradores, monitores bolsistas de extensão da UESC e monitores voluntários. 

O Caminhão com Ciência já atingiu um público de aproximadamente 20 mil visitantes desde o início do protejo, em várias cidades.

A exposição itinerante de divulgação científica tem os mesmos aspectos das exposições realizadas em museus e Centros de Ciências. 

No site do projeto, informações dão conta que já não há mais previsão de agendamentos de visitas para o ano de 2019, mas quem tiver interesse em receber a exposição em 2020, deverá entrar em contato pelo e-mail caminhaocomcienciauesc@gmail.com, em janeiro do ano que vem. 

População de 27 localidades de Ilhéus ficarão sem água na próxima segunda

Domingos Matos, 25/05/2019 | 17:31

Moradores de 27 localidades da região centro – zona norte de Ilhéus - ficarão sem água na próxima segunda-feira (27). O anúncio foi feito pela Embasa, que justificou a interrupção provisória do abastecimento, alegando que fará uma manutenção de equipamentos na barragem do Iguape, a partir das 8 horas.

A suspensão do serviço atingirá as seguintes localidades: Alto da Esperança, Alto do Amparo, Alto do Cacau, Alto do Carvalho, Alto do Coqueiro, Alto Legião, Alto Nerival, Alto Soledade, Alto São Francisco, Avenida Itabuna, Banco da Vitória, Basílio, Conquista, Esperança, Frei Vantuy, Iguape, Malhado, Morada do Bosque, Morada do Porto, Pacheco, Princesa Isabel, Salobrinho/UESC, São Domingos,Tapera, Teotônio Vilela,Vila Cachoeira e Vila Nazaré.

A previsão, segundo a Embasa, é de que os serviços sejam concluídos ao final de segunda, e o fornecimento seja reestabelecido por completo em até 24h. A empresa disponibiliza canais de atendimentos para maiores informações. São eles: 0800 0555 195; aplicativo para smartphone e www.embasa.ba.gov.br.

Vândalos que danificaram abrigos construídos por empresa de ônibus são identificados em Ilhéus 

Domingos Matos, 25/05/2019 | 16:07

Em resposta às imagens que circulam pelas redes sociais sobre o abrigo de ônibus recém construído e danificado, na Av. Lomanto Junior,  Pontal, a Superintendência Municipal de Transito, Transportes e Mobilidade (Sutram) esclarece que os novos abrigos da referida avenida e os demais localizados em frente ao Hospital Costa do Cacau (em fase de conclusão), além dos outros 14 que  estão sendo construídos, não geram ônus aos cofres públicos.

As melhorias estão sendo feitas pelas empresas concessionárias do transporte coletivo no município, com responsabilidade social e pensamento em uma Ilhéus melhor.

A Sutram informa também que, através de imagens obtidas pelas câmeras de trânsito, foram identificados os possíveis vândalos que danificaram o instrumento público de proteção às pessoas. Essas imagens serão entregues às autoridades policiais, para as devidas providencias cabíveis. A empresa que construiu o abrigo já se prontificou para corrigir o que foi danificado e fazer um reforço para dificultar futuros ataques.

A autarquia municipal de trânsito lamenta profundamente esse ataque ao equipamento público e destaca que continuará trabalhando para melhorar a mobilidade do município. E agradece às inúmeras empresas que vêm buscando voluntariamente a Prefeitura para entrar nessa corrente de trabalho, visando à melhoria da qualidade de vida em Ilhéus.

 

Acesse com seus dados:

ou
Ainda não tem acesso?
Registre-se em nosso Blog.