CDL estimula lojistas por uma cidade limpa

Domingos Matos, 11/05/2017 | 12:38

A diretoria da CDL de Itabuna, que vivencia a campanha promocional “Venha comprar em Itabuna, comércio arretado de bom”, para comemorar o Dia das Mães, Namorados e as festa juninas e que este ano é centralizada na praça Camacã, produziu correspondência a ser distribuída a todos os lojistas das principais artérias da cidade, estimulando os comerciantes, associados ou não à entidade, a colaborarem com a manutenção de uma cidade limpa e atraente.

Sob o título “Que cidade queremos?” a CDL entende que não é responsabilidade somente da Prefeitura cuidar da cidade e exorta os lojistas a cuidarem do seu próprio lixo, respeitar os horários de coleta, varrição da porta de suas lojas e de manter as suas vitrines atualizadas.

“Vamos pessoalmente, de loja em loja, entregar essa solicitação e não temos dúvidas de que teremos a compreensão dos lojistas e a prevalência do espírito de cidadania dos comerciantes”, diz confiante o presidente Jorge Braga, da CDL.  

Decoração

Uma das propostas da CDL junto à Prefeitura foi cuidar da ornamentação da cidade, onde a entidade teria a responsabilidade de produzir a decoração (bandeirolas e balões) e o poder público se encarregaria de oferecer a infraestrutura, como a colocação dos ornamentos, palanques, iluminação, etc. A Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania se responsabiliza com a grade de shows.

Paralelamente a TV Cabrália fará o seu concurso de quadrilhas juninas e a TV Santa Cruz os shows do Toque Brasileiro. Outra novidade das festas serão as barracas alimentícias exploradas pelos clubes de serviço e outras entidades.  
O Diretor de Promoções e Eventos da CDL, Carlos Leahy, acredita que “com a cidade bem decorada e limpa teremos uma campanha atraente e inovadora e atrairemos um grande público regional a Itabuna.” A decoração foi inaugurada na segunda-feira, 8, com a presença dos dirigentes dos lojistas, autoridades e patrocinadores. As reuniões da CDL às quintas-feiras já estão sendo ali realizadas.

Ministério Público, NTE e Conjunto Penal discutem ações de educação no sistema prisional de Itabuna

Domingos Matos, 26/04/2017 | 14:40
Editado em 27/04/2017 | 17:43

Uma reunião, realizada na manhã de terça-feira (25), na Sala de Audiência do Conjunto Penal de Itabuna, discutiu ações voltadas à educação para os internos na unidade prisional. Além de discutir a educação prisional, foram discutidas ações efetivas e projetos de ressocialização sustentável no sistema prisional local, a exemplo de atividades laborativas, que já são desenvolvidas ali.

Proposta pelo Ministério Público Estadual, com participação do Núcleo Territorial de Educação -05 (antiga Direc-07), e Conselho da Comunidade para Assuntos Penais (Conap), a reunião alinhou ações para ampliação do acesso dos internos à educação no sistema penitenciário local, além de definir estratégias pedagógicas visando à efetiva ressocialização dos reeducandos.

A promotora Cleide Ramos aproveitou a visita para atualização dos dados de programas de ressocialização em andamento no CPI. O Conjunto Penal e a empresa cogestora reafirmam o compromisso com os órgãos de educação.

Outra discussão foi em relação à possibilidade de atração, por meio de edital de Chamamento Público, de empresas interessadas em explorar uma área pública para implantação de atividades industriais, com utilização de mão-de-obra dos reeducandos.

Educação

Foi definido o alinhamento dos procedimentos de secretariado escolar (alimentação do sistema SINALE), além de estratégias pedagógicas levando em consideração a especificidade do público – reeducandos do sistema prisional.

O NTE-05, representado pela coordenadora, a professora Josefina Castro, se comprometeu a indicar uma técnica pedagógica para acompanhamento das atividades educacionais do Estado no CPI. O órgão também vai mobilizar parcerias para novos projetos, a serem implantados na unidade prisional.

Chamamento

Também como encaminhamento, foi proposto, pela empresa Socializa Brasil ao Conap, que seja agendada, o mais breve possível, uma reunião com empresários locais a fim de apresentar o edital de Chamamento Público para realização de atividades de ressocialização (emprego de mão-de-obra dos reeducandos) nos espaços públicos ofertados pela Seap.

O Conselho da Comunidade, representado pela senhora Ivone Montenegro, se comprometeu a agendar um encontro com a Câmara de Dirigentes Lojistas e da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna.

Rui cancela agenda em Itabuna, na quinta-feira (27)

Domingos Matos, 25/04/2017 | 14:53

A Comunicação do governo do estado divulgou, há pouco, a informação de que o governador Rui Costa não virá mais a Itabuna, na quinta-feira (27). Rui viria lançar o programa Escolas Culturais, no Centro Territorial de Educação Profissional Litoral Sul II (CETEP - antigo Maria de Lourdes Veloso). Rui também teria uma agenda em Valença, na sexta-feira (28), que também foi cancelada.

Diz a curta nota: "Informamos a suspensão da agenda do governador Rui Costa nos municípios de Itabuna, na quinta-feira, 27, e Valença, na sexta, 28.
Logo que for remarcada, a nova data vai ser informada."

Vitória da Conquista mais perto das estrelas

Domingos Matos, 24/04/2017 | 22:10
Editado em 24/04/2017 | 22:32

Boa notícia para quem ama o espaço sideral - ou simplesmente, quer ver estrelas de perto, sem tirar os pés do chão. As obras do planetário de Vitória da Conquista devem ser finalizadas no próximo mês de julho, segundo a prefeitura. Um aditivo no contrato permitiu que a empresa responsável pela instalação da cúpula  dome screen do planetário – que permitirá a imersão na tecnologia tridimensional - projeções em 3D, sem auxílio de óculos.

Até o próximo mês, uma equipe técnica de Curitiba (PR) fará uma vistoria na obra para verificar se o local atende aos padrões. Em caso positivo, a cúpula será instalada pela empresa americana contratada para o serviço, e o equipamento estará liberado para o funcionamento.

Sobre o planetário

Em setembro de 2011, a prefeitura de Vitória da Conquista anunciou a construção do equipamento, cujas obras teriam início em outubro do mesmo ano, com inauguração prevista para junho de 2012, num orçamento geral estimado em R$ 3 milhões – R$ 1,2 milhão só para o Planetário -, o que não ocorreu. Nesse período, foi anunciada apenas a aquisição dos equipamentos necessários para o funcionamento do planetário.

O planetário, que funcionará no Centro Glauber Rocha – Educação e Cultura, irá possibilitar atividades educativas de forma lúdica e interativa. Com capacidade para 165 pessoas em sua sala de projeção, o equipamento contará ainda com área administrativa, almoxarifado, sala de reunião, recepção, sanitários e salões para exposições em geral.

(Imagem ilustrativa - Planetário di Padova. Com informações do Blog da Resenha Geral)

Socializa participa de encontro e reafirma parceria com a Pastoral Carcerária

Domingos Matos, 24/04/2017 | 21:18
Editado em 24/04/2017 | 21:33

Foi realizado, no sábado (22), em feira de Santana, um encontro da Pastoral Carcerária – Regional Bahia e Sergipe, com representantes do sistema prisional dos dois estados. Presente ao encontro, a empresa Socializa Brasil – Novo Sistema Prisional, que administra os conjuntos penais de Itabuna, Vitória da Conquista e Lauro de Freitas, em regime de cogestão com o governo do Estado, reforçou a parceria com a Pastoral nas três unidades. O evento discutiu o sistema prisional nos estados da Bahia e de Sergipe.

Na oportunidade, o Conjunto Penal de Itabuna, por meio de sua terapeuta ocupacional, apresentou as ações que desenvolve no âmbito da ressocialização sustentável, da saúde e da educação formal dos internos. A profissional apresentou a evolução das atividades – nos aspectos quantitativos e qualitativos –, assim como os projetos que estão em fase de implantação.

Na oportunidade, a Pastoral Carcerária solicitou da empresa algumas demandas, a fim de melhorar a rotina prisional, que já estão sendo respondidas. Uma reunião para apresentação das soluções será agendada para os próximos dias. A Socializa Brasil aproveitou o encontro para reforçar a parceria, em todos os aspectos pertinentes ao trabalho conjunto, em todas as unidades que administra.

Participaram do encontro o arcebispo metropolitano Dom Zanoni Demettino Castro, da Arquidiocese de Feira de Santana; o superintendente de Ressocialização Sustentável da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização, Luiz Antônio; o representante da Superintendência de Gestão Prisional (SGP), Coronel Nobre; o assessor jurídico da Pastoral Carcerária, Davi Pedreira, o diretor do Conjunto Penal de Feira de Santana, Capitão PM Alan Silva Araújo, e representantes da empresa Socializa Brasil, nas áreas de administração, segurança e ressocialização sustentável.

Rui lança em Itabuna o programa Escolas Culturais

Domingos Matos, 24/04/2017 | 20:02

Na próxima quinta-feira (27), o governador Rui Costa virá a Itabuna, onde, às 9h30 participa do lançamento do programa Escolas Culturais.

As apresentações, com grupos de dança, teatro, ciência e cultura, além de projeção de vídeos, fazem parte das atividades que acontecem no auditório do Centro Territorial de Educação Profissional Litoral Sul II (CETEP), em Itabuna.

Estudantes de Direito da FTC realizam 12ª Semana Jurídica

Domingos Matos, 24/04/2017 | 07:48

Alunos de Direito 2017.2, da Faculdade de Tecnologia e Ciências, realizam, entre os dias 4, 5 e 6 de maio, a XII Semana Jurídica da FTC Itabuna. Com o tema “Direito e Contemporaneidade”, o evento terá uma programação ampla em conteúdos e diversas atrações para convidados e participantes, como minicursos e palestras com professores e mestres da própria instituição (clique na imagem para ver mais).

A Semana Jurídica tem apoio do Grupo de Ensino Damásio Educacional. Além das palestras, serão oferecidos, por meio de sorteios, diversos brindes, bolsas de estudos do Damásio, ingressos para festa, livros e outros. Inscrições e maiores informações podem ser obtidas em contato com Lucas Rocha (73-99194-0000); Diana Lemos (99107-4788) e Glauber Santos (98816-7711 ou 99118- 7535).

Prefeitura de Ibicaraí realiza capacitação para o Programa Adab na Escola

Domingos Matos, 19/04/2017 | 08:48

Na manhã da segunda-feira, dia 17, teve início, na sala de vídeo da Faculdade Montenegro, o curso de capacitação do programa Adab na Escola, que é um projeto de parceria entre a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia  (Adab) e a Prefeitura de Ibicaraí, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. O curso seguiu a terça-feira (18).

A capacitação foi destinada aos professores do Grupo Escolar José Tito de Lima, Ieda Barradas e Coordenação do Campo e EJA, que irão trabalhar com os alunos em sala de aula. A parceria visa estimular o aprendizado de novas técnicas de cultivos e criação com sanidade, além de ensinar o produtor a defender sua plantação através de novos conhecimentos.

De acordo com a vice-prefeita e secretária de Educação, Adriana Assis, com o projeto ADAB na escola serão formados sanitaristas ao longo de todo ano letivo, além da formação de hortas e pomar, levando os alunos do 4º e 5º ano a serem formadores de opinião.

“Estamos buscando produzir, junto às gerações futuras, mudanças de comportamento em relação à saúde agropecuária, bem como criar novos agentes de mudanças no seio das famílias desses escolares e em suas comunidades. O prefeito deu carta branca para implantar o projeto em Ibicaraí”, afirmou Adriana Assis.

“A ideia dessa parceria vem desde quando eu estava vereadora. E, hoje, na condição de vice-prefeita e secretária de Educação, estou tendo a oportunidade de concretizar esse desejo de trazer a Adab para orientar os nossos alunos e, acima de tudo, formar jovens sanitaristas. O prefeito Lula Brandão também apoia este projeto, e hoje podemos contemplar esta boa realidade.” Disse a vice-prefeita e secretária de educação Adriana Assis.

Na oportunidade, estavam presentes a vice-prefeita e secretária de Educação, Adriana Assis, a engenheira agrônoma e fiscal estadual de agropecuária (FEA), Catarina Cotrim de Matos Sobrinho, o gerente da ADAB Itabuna, Robson Bispo de Souza, o engenheiro agrônomo e FEA, Roberto Costa Lima Bomfim, o engenheiro agrônomo e FEA, Gilmar Meyer Farias, o engenheiro agrônomo, Clécio Luiz Santana Teles, o médico veterinário e FEA, Luciano Cesar Santos Santana e a Médica Veterinária e FEA, Selma Cristina Honorato dos Santos.

Cadastrados no Programa Primeiro Emprego começam a trabalhar em órgãos estaduais

Domingos Matos, 18/04/2017 | 09:30
Os primeiros 28 estudantes egressos da educação Profissional selecionados por meio do Programa Primeiro Emprego para trabalhar nas secretárias e outros órgãos estaduais já estão atuando em suas áreas de formação. O grupo integra os 500 convocados, em março deste ano, a partir de um ranking baseado no desempenho escolar. Eles foram contratados com carteira assinada e começaram a trabalhar na rede estadual de ensino e na Secretária de Desenvolvimento Rural (SDR), na ultima quarta-feira (12).

Formada como técnica em comercio em 2016, Cassia Barbosa acredita que a realização do sonho da carteira assinada representa o início de uma nova etapa. “Esta oportunidade representa tudo para mim. Uma das principais dificuldades de quem está iniciando uma carreira é a questão da experiência de trabalho. É muito difícil conseguir um emprego sem essa experiência. Por isso essa chance que a gente recebe é tão importante. É um inicio em minha carreira que vai me trazer muito mais segurança para o futuro”.

Para o coordenador de acesso ao mercado da SDR, Luciano Lelis, o principal aspecto do programa é possibilitar que os contratados possam trabalhar em suas áreas de formação. “Buscamos oferecer a estes novos funcionários ferramentas e atividades para que eles possam se desenvolver ainda mais dentro de seus campos atuação. Eles trazem o conhecimento adquirido nos cursos profissionalizantes e aprimoram na prática”, afirma.

A meta do programa é oferecer nove mil vagas até 2018. Até agora, quatro mil jovens já foram convocados e o governo tem buscado jovens em mais 12 municípios baianos. A remuneração nas instituições privadas é a partir de um salário mínimo. Nos órgãos estaduais, além do salário mínimo, o contemplado tem direito a benefícios como Assistência à Saúde dos Servidores Estaduais (Planserv), vale-transporte e auxílio alimentação. Nas duas situações, os estudantes terão suas Carteiras de Trabalho assinadas e todos os direitos garantidos.

De acordo com o superintendente de desenvolvimento do trabalho, Alexandro Reis, o Primeiro Emprego tem uma importância ainda maior pelo momento econômico brasileiro. “O programa surge para dar oportunidade aos jovens e pessoas que nunca tiveram experiência de emprego formal. O governo do estado, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), localiza o aluno, que precisa ter concluindo ou estar cursando o curso de qualificação profissional ofertado pela Secretária da Educação (SEC)”.

Ainda de Acordo com Alexandre Reis, é muito importante que os estudantes se certifiquem de que seus dados estejam atualizados na página do programa. “As informações de endereço, telefone e e-mail precisam estar corretas porque é dessa maneira que a secretaria se comunica e entra em contato com os selecionados”, ressalta.

Feira da Praça de Itacaré será aberta na quinta-feira (20)

Domingos Matos, 18/04/2017 | 09:26

A Feira da Praça de Itacaré está de volta neste final de semana prolongado de Tiradentes, oferecendo mais uma opção de lazer e entretenimento na cidade. A abertura será nesta quinta-feira, às 18 horas, na Praça São Miguel. Durante três dias, 20, 21 e 22 de abril, sempre às 18 horas, estarão funcionando os stands, barracas e a praça de alimentação, com oficinas infantis de artes, música ao vivo, além de apresentações culturais e artísticas, sorteios e promoções.

O secretário de Turismo, Júlio Oliveira, explica que a proposta é garantir mais uma opção de lazer para os itacareenses e turistas que nesse final de semana buscam Itacaré para aproveitar o feriado prolongado. Durante o dia os turistas têm opções de curtir as praias, cachoeiras, trilhas, bares e restaurantes da cidade e à noite será a vez de conhecer a arte, a cultura e a culinária de Itacaré.

O evento já se consolidou como um evento turístico da cidade. Em março a Feira da Praça foi realizado entre os dias 16 a 18, atraindo um grande público. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Itacaré, Associação de Mulheres Empreendedoras de Itacaré e Sindicato municipal de Hospedagem e Alimentação de Cairu, Itacaré e Valença

Acesse com seus dados:

ou
Ainda não tem acesso?
Registre-se em nosso Blog.