CMVI

Estudantes do Cetep fazem campanha para recontratação de professor

Domingos Matos, 21/06/2019 | 18:20

Por Domingos Matos

O fim do contrato de um professor com o Estado está comovendo a comunidade escolar do Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) do Litoral Sul II e do Colégio Estadual Presidente Médici. Contratado pela modalidade Regime Especial de Direito Administrativo, o chamado Reda, o professor Adelson Menezes teve o vínculo encerrado no último dia 13, após o período de quatro anos.

Ocorre que, para os alunos, Adelson Menezes não é “um” professor, mas "o" professor. Apesar de ser contratado para lecionar disciplinas ligadas à área de Ciências da Natureza (as famosas Exatas), ele conseguiu unir toda a escola em torno de diversos projetos de leitura, interpretação, escrita e reescrita de textos, no sentido amplo.

Mais que isso, ajudou, diretamente, a diversos estudantes a ingressar no ensino superior, com seu método extensivo – e encantador. “Gosto de trabalhar com projetos. Desenvolvemos o de leitura, que teve uma grande repercussão, um de matemática e, recentemente, desenvolvi outro, voltado para a afetividade, buscando melhorar as relações intra e interpessoais dos alunos, minimizando episódios de violências na escola”, afirma Menezes.

Os futuros profissionais em formação no Cetep não compreendem – e não aceitam – a interrupção desse sonho que é adquirir o conhecimento de forma prazerosa, em razão do que eles imaginam ser apenas uma formalidade burocrática. O que, por sua vez, pode ser encarado como mais um indicativo do poder que adquiriram com o conhecimento a que tiveram acesso: o questionamento cidadão faz parte do amadurecimento intelectual.

Valeu a pena

Os projetos desenvolvidos pelo professor Adelson são: “Leitura vai, escrita vem: colhendo produções no chão da escola” (Língua Portuguesa e Redação); “Matematizando o cotidiano com qualidade e ousadia” (Matemática); e “Promoção de vivências e afetos como ferramentas de valorização das relações sociais e das individuais do aluno” (promoção da saúde emocional).

O professor ganhou prêmios e certificações por seu trabalho, mas diz que o envolvimento dos alunos, o carinho que tem demonstrado e a forma como eles tem demonstrado esse carinho, compensa todo esforço. “Valeu a pena tudo que investi, de livros a materiais, tudo que me dediquei, quando vejo que despertei nesses alunos a vontade de conhecimento e, até, quando vejo a qualidade do que eles tem escrito, nessas mensagens que passam ao governador e que também me mandam. Na verdade, fico emocionado com tudo isso”.  

O que é possível

Diante do fim do contrato de quatro anos, a única forma de o professor no momento seria a contratação na modalidade Reda Emergencial. Para isso, deverá haver uma solicitação da escola ao Núcleo Territorial de Educação e deste à Secretaria Estadual de Educação. Um complicador é o número de professores excedentes na rede – aqueles que ficaram sem regência de classe porque se fecharam escolas, por exemplo. Porém, o apelo de toda uma comunidade escolar deve ser levado em conta pelo governo.

________________

Domingos Matos é jornalista e pai de um designer em formação no Cetep

Acusada de planejar assassinato é inserida no Baralho do Crime

Domingos Matos, 21/06/2019 | 15:11

O batom vermelho utilizado na foto não revela a frieza, mas Edvania Pereira de Morais, apelidada de 'Vaninha', foi capaz de planejar friamente e contratar pessoas para matar sua rival no amor. A acusada e outros seis suspeitos, incluindo um dos pistoleiros, foram adicionados, na quinta-feira (20), ao Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública. A ferramenta é utilizada desde 2011 e apresenta os criminosos mais procurados do estado.

Com a ajuda do pai, Vaninha, nova 'Oito de Paus', contratou Maicon Neves dos Santos, também anexado ao baralho como o 'Sete de Espadas' e um comparsa para matar a professora Élida Márcia de Oliveira Nascimento Souza, 32 anos. O crime aconteceu na frente da filha de dois anos da vítima, em fevereiro.

Vaninha substitui Rafael Almeida de Jesus, o Rafinha. Já Maicon retira Fábio Falcão Ferreira, o Fabinho.Mandante e pistoleiro continuam foragidos com mandado de prisão em aberto.

A posição Ás de Copas' passa a ser ocupada por Sidmar Soares dos Santos, o 'Bolota'. Ele é procurado por tráfico de drogas, de armas e homicídio. Atua no município de Jequié e entra no lugar de Júlio César Machado da Silva, o Morcego.

Rogério Ferreira Sampaio, conhecido como 'Patolino', procurado por tráfico de drogas e homicídio na região de Lauro de Freitas é o novo 'Rei de Copas'. O criminoso entra em substituição de Jesiel Miranda Campos, ou 'Bolo', capturado no mês de maio, em São Paulo.

Foragido do Sistema Penitenciário, Genildo Amparo do Nascimento entra como a 'Dama de Espadas' no lugar de Bruno Ramos Figueiredo, Bruno Bruxa, morto em confronto com policiais durante uma operação integrada.

Apelidado de 'Gordo Paloso', Manoaldo Falcão Costa Junior entra como o 'Rei de Paus' no lugar de Carlos Henrique Santos Silva ou 'Cumpadre'. Ele tem mandado de prisão por homicídio e tráfico de entorpecentes por crimes cometidos na região de Itabuna, sul do estado.

O novo 'Oito de Ouros' é Elias dos Santos Santiago. O homicida também é do interior do estado, município de Jacobina, e retira Michel da Silva Nascimento.

O Baralho do Crime, elaborado pelo Disque Denúncia, apresenta o rostos dos procurados do estado de forma lúdica. Todo cidadão pode contribuir com o trabalho da polícia na busca e captura através do 3235-0000 (Salvador e RMS) e 181 (interior). O denunciante não precisa se identificar.

PM apreende submetralhadora com adolescente de 13 anos

Domingos Matos, 21/06/2019 | 13:15

Um adolescente de 13 anos foi apreendido na noite de quinta-feira (20), em Feira de Santana, com uma submetralhadora fabricada nos U.S.A., calibre 9mm (uso restrito). O flagrante aconteceu no bairro Queimadinha durante patrulhamento ostensivo.

Guarnições da 66ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Feira de Santana) faziam abordagens na região quando o menor foi avistado com uma sacola, na Rua Paraíba. Além da submetralhadora, foram encontrados carregador, munições e seis pedras de crack.

O caso foi registrado na Central de Flagrantes do Sobradinho. "Comemoramos a retirada de um armamento desse calibre das ruas, mas lamentamos o fato de um adolescente ter sido flagrado às 23h, sem acompanhamento de adulto e com os materiais ilícitos. A polícia não vai resolver isso sozinha. A sociedade precisa entender em que momento está errando na formação destes jovens", comentou o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa.

Bahia: Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2020 é aprovada na Assembleia Legislativa

Domingos Matos, 21/06/2019 | 12:21

A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou, na terça-feira (18),  o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para 2020. O texto apresenta uma previsão de receitas de R$ 48,9 bilhões, o que representa um crescimento superior a 5,1%, quando comparado a 2019. A estimativa é de que o Produto Interno Bruto (PIB) baiano alcance taxa de crescimento de 2,5%. A aprovação foi realizada durante votação em dois turnos.

O presidente da Alba, deputado Nelson Leal, recebeu o Projeto de Lei no dia 10 de maio, diretamente das mãos do secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro, e do vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, João Leão. O documento estabelece as diretrizes orçamentárias do Governo do Estado para o próximo ano. Constam no documento as metas e prioridades a serem alcançadas pela gestão estadual. 

Pinheiro destaca que a Lei de Diretrizes Orçamentárias traz uma proposta detalhada do planejamento do Governo do Estado para 2020. “A Lei de Diretrizes Orçamentárias é o fechamento de algo que já vem sendo trabalhado há muito tempo no Estado. É uma lei construída com base na realidade, estabelecendo prioridades. Nesse projeto, foram adotados dois compromissos básicos: um ajuste fiscal e uma responsabilidade fiscal associada com o compromisso de atender as prioridades e investir para desenvolver a Bahia”, afirma. 

Como prioridade do Governo da Bahia para o ano que vem consta a promoção da educação contextualizada com o incentivo à permanência de jovens nas unidades de ensino e a expansão da educação profissional. Destaque ainda para o enfrentamento à criminalidade, a partir do uso de novas tecnologias. O fortalecimento e a regionalização dos serviços de saúde também são considerados prioritários.

Além disso, constam no documento a melhoria da mobilidade sustentável na Região Metropolitana de Salvador (RMS); a diversificação e integração das cadeias produtivas, com ênfase na agricultura familiar; a prevenção aos desastres ambientais, com foco na contenção de encostas; e o estímulo à inclusão social de mulheres, jovens, negros (as) e povos e comunidades tradicionais.

No “Queremos Saber!”, delegada orienta itabunenses sobre notícias falsas

Domingos Matos, 21/06/2019 | 11:42

No “Queremos Saber!” da última terça, 18, a delegada da Polícia Civil Katiana Amorim orientou a população sobre como proceder para denunciar crimes que envolvem notícias falsas pela internet – ela citou os contra honra, como calúnia, difamação e injúria; falsa identidade e falsidade ideológica. As fake news foram a bola da vez na quinta edição do projeto idealizado pelo Legislativo itabunense.

Conforme Katiana, é “revestir de veracidade dados coletados” como imagens capturadas a partir da tela do celular ou computador. Depois de printar – copiar -, a vítima deve levar o material a um cartório e lavrar a ata notarial, instrumento público que constatará a fidelidade dos fatos. “Com essa ata, as imagens vão ter força de prova”, explicou a delegada.  

Também convidados do “Queremos Saber!”, a diretora de marketing da Prefeitura itabunense, Tayná Borges, e o webmaster Alessandro Dantas pontuaram que o combate às notícias inverídicas passa pela averiguação das fontes e pela mudança cultural, caracterizada pelo compartilhamento sem acesso ao conteúdo. “A população tem que verificar a fonte invés de propagar fake” recomendou Tayná Borges.

Vereadores e profissionais da imprensa itabunense também comentaram o assunto. O vereador Júnior Brandão defendeu capacitação para professores ministrarem, em sala de aula, o uso adequado da internet. A jornalista Celina Santos evocou uma premissa básica do jornalismo para coibir a disseminação de notícias falsas, a checagem de fatos. “Se é fake, não é news”, afirmou.     

Visitando a Câmara itabunense, o vice-prefeito de Ilhéus, José Nazal, que também é fotógrafo profissional, foi convidado para compor a mesa.

 

Exposição de Arte Sacra destacará projeto de 500 anos de Ilhéus

Domingos Matos, 21/06/2019 | 11:18
Editado em 21/06/2019 | 10:11

O Salão Paroquial da Catedral de São Sebastião, receberá a Exposição de Arte Sacra “Imagens da nossa terra”, que reúne obras que vão do século XVI ao XIX de grandes artistas, peças cedidas por particulares e acervos da Igreja Matriz de São Jorge. O evento acontece entre os dias 28 de junho e 27 de julho, das 8 às 12h e das 13 às 17h, e faz parte do Projeto Ilhéus 500 Anos.

A exposição deve reunir pessoas apaixonadas por cultura sacra, devotos e apreciadores de imagens e esculturas. A iniciativa cultural é elaborada pelo Centro de Estudos e Pesquisas de Olivença e Ilhéus (CEPOI), Diocese do município, Instituto Nossa Senhora da Piedade, Capela e Museu de Arte Sacra da Capitania de Ilhéus, com apoio da Prefeitura e demais patrocinadores.

A mostra integra as programações alusivas aos 485 anos de fundação de Ilhéus e 138 anos de elevação à categoria de cidade, comemorados no próximo dia 28 de junho. Durante todo o período colonial, a arte sacra foi predominante no Brasil, e anos mais tarde, modernistas e contemporâneos também transitaram por este tema.

A imponente Catedral de São Sebastião está localizada no centro histórico de Ilhéus e foi inaugurada em 1967. O imponente templo católico reúne em sua fachada detalhes minuciosos do estilo neoclássico, como vitrais artísticos, abóbadas e colunas e é, entre tantos, ponto de atração turística dos mais importantes.

 

Profissionais de Assistência Social ganham orientação sobre o atendimento especializado na Unime

Domingos Matos, 21/06/2019 | 10:30

Facilitadoras, orientadoras e educadores sociais dos municípios associados a Amurc, foram capacitados na última terça-feira (18), na Unime, em Itabuna, para o atendimento específico ao público de vulnerabilidade social e ensino social. A ideia é incentivá-los a participação e a continuidade da utilização dos serviços sociais disponíveis.

Segundo a Assistente Social e Educadora da Unime, Mirian Freitas Cabral, um dos principais desafios para as equipes que atuam nos municípios tem sido a dificuldade da população em procurar ou continuar utilizando os serviços de assistência social.

Por isso, a capacitação foi uma oportunidade para os profissionais que atuam nos municípios possam incentivar a população a procurar os serviços sócio assistenciais, tanto dentro do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) quanto do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) ou abrigamentos, nas casas de passagens.

Kelly Souza, que atua no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, em Itabuna, destacou que o encontro foi importante para a troca de conhecimento.

Aliado a isso, “conseguir enxergar ainda mais, ao longo dos 10 anos de assistência social, as dificuldades dos colegas de outros municípios, da Proteção Básica, do Cras e da Média Complexidade”.

Temas

Durante a programação foram abordadas as seguintes temáticas: Abordagem; Planejamento de atividades de acordo com a demanda dos assistidos; Identificação das demandas; Participação e continuidade dos usuários no serviço; Trabalhos com grupos de risco; Desenvolvimento da comunidade.

A desigualdade é o germe da vida, diz Taurino Araújo em ato da Câmara de Itabuna

Domingos Matos, 21/06/2019 | 10:20

Em Sessão Especial da Câmara de Vereadores de Itabuna, na última segunda-feira, dia 17, o doutor em Ciências Jurídicas, Taurino Araújo, declarou que “a desigualdade é o germe da vida” e, nesse sentido, é preciso “desdiferenciar sujeitos, atribuindo a todos um lugar no mundo” ao se interpretar o Direito. Por autorização do Plenário, a Sessão ocorreu no auditório do Colégio Sesquicentenário – CISO.

O ato legislativo, a pedido do vereador Júnior Brandão, abordou a obra Hermenêutica da Desigualdade, na qual Taurino adota a desigualdade como conceito jurídico fundamental. “Queremos aproximar pessoas para que possamos viver uma sociedade harmônica em que pese a existência de conflitos”, salientou o jurista que aproveitou a Sessão para divulgar a 2ª edição de seu livro.

Perante estudantes e professores, Taurino, que se graduou em Direito na UESC, saiu em defesa do ensino “público, gratuito e de qualidade”. Ele também pontuou a importância de se “oferecer oportunidades de verdade” para a juventude no mercado de trabalho. Sobre cotas raciais, afirmou que “o sistema é importante porque promove o acesso. A desigualdade existe e deve ser diminuída”.

Nesse momento, Júnior Brandão comentou o projeto de lei que reserva vagas para negros e pardos em concurso de Itabuna. A proposta, do vereador Jairo Araújo, é relatada na Câmara de Itabuna por Júnior Brandão, que estuda a ampliação da cota para as contratações temporárias. Além disso, Júnior quer ouvir o Conselho Municipal de Política da Igualdade Racial de Itabuna.

O vereador Júnior Brandão entregou a moção de congratulações aprovada pela Câmara em favor de Taurino Araújo. O autor interagiu no evento com operadores do Direito de Itabuna, como a vice-presidente da OAB, Aline Gomes; o defensor público George Araújo e a delegada de Polícia Civil, Gildete Vaz; além das educadoras Adriana Tumissa e Sueli Souza, professoras do Ciso, e Vileide Lopes, do Núcleo Regional de Educação 05.

Feira do Saber apresenta projetos das escolas municipais de Itacaré

Domingos Matos, 21/06/2019 | 10:12

Estudantes das séries iniciais e Ensino Fundamental I e II da rede municipal de Itacaré participaram nesta terça-feira da Feira do Saber, na Praça da Bíblia, um espaço cultural e educativo onde as escolas tiveram a oportunidade de mostrar os projetos desenvolvidos nas áreas de literatura, ciências arte e cultura. O evento contou com apresentações artísticas, contação de histórias, exposições de trabalhos realizados nas unidades escolares e mostra dos projetos que cada colégio desenvolve visando estimular a cultura dentro e fora das salas de aula.

Promovido pela Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Educação, o espaço serviu ainda como momento de integração dos estudantes e uma oportunidade de ampliar os conhecimentos. De acordo com a secretária municipal de Educação, Eliane Camargo, cada escola vem realizando projetos culturais e artísticos com os seus alunos, mas é preciso estar compartilhando essas experiências e conhecimento entre as unidades escolares, daí a iniciativa de realizar a Feira do Saber, com estandes e espaços para a apresentação desses trabalhos.

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, parabenizou as escolas municipais e os professores das mais diversas disciplinas pelo incentivo a arte e a cultura dentro das unidades de ensino, estimulando as crianças e adolescentes para que tenham o interesse e o acesso a informação, ampliando cada vez mais os conhecimentos. De acordo com ele, projetos como esses só fazem complementar o ensino, possibilitando o contato do aluno com a arte e mostrando o verdadeiro papel da escola de formar cidadão e cidadãs e promover de fato uma educação que encanta e transforma vidas.

 

Aulas de graduação na UESC serão retomadas no próximo dia 03 julho

Domingos Matos, 21/06/2019 | 09:15

O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) aprovou, na quarta-feira (19), a recomposição do Calendário Acadêmico Universitário, face ao movimento de greve dos docentes das universidades estaduais da Bahia. Com o fim da paralisação, no dia 17, as atividades acadêmicas nos cursos de graduação foram retomadas na segunda-feira (19), mas devido aos feriados e festejos regionais até o dia 02 de julho, as aulas retornam, efetivamente, no dia 03 de julho.

Diante da situação de excepcionalidade, aliada à conjuntura de afastamento de estudantes para os seus locais de residência acrescida a inexistência de transportes de prefeituras ou associações e, ainda a limitação econômica de parcela de estudantes que dificultam ou impedem seu comparecimento ao Campus da UESC, os Conselheiros fixaram e mantém atividades avaliativas no período de 17 de junho e 01 de julho e levando, também, em consideração a mobilização estudantil.

A Resolução nº 37/2019 aprovada na 43ª. Reunião Extraordinária do Consepe altera a Resolução nº 49/2018. No artigo 1º da Resolução ficou definido que “eventuais avaliações realizadas na graduação nos dias 17, 18 e 19 de junho de 2019 serão objeto automático de realização de segunda chamada.” O novo calendário deverá ser divulgado na próxima semana, após as devidas alterações.

Hospital Costa do Cacau realiza primeiro implante de marca-passo CDIR em paciente

Domingos Matos, 21/06/2019 | 08:07

Francisco Luiz da Costa de Jesus foi o primeiro paciente a receber marca-passo implantável definitivo, do tipo Cardioversor / Desfibrilador Ressincronizador (CDIR), durante procedimento realizado na última semana, no Centro Cirúrgico do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus. O aparelho organiza os batimentos e serve de desfibrilador, reduzindo riscos de morte súbita por parada cardíaca.

O procedimento é classificado como cirurgia de média e alta complexidade. Uma frequência cardíaca normal fornece ao seu corpo a quantidade adequada de circulação sanguínea. A cirurgia foi realizada pelo médico Décio Cardoso, e transcorreu com sucesso, utilizando todos os paramentos e necessidades para o implante do aparelho regulador.

Internado no Hospital Regional Costa do Cacau, Francisco da Costa passou por diversos exames, até resultar no diagnóstico e ser encaminhado direto ao centro cirúrgico. O dispositivo não irá prevenir ou impedir doenças cardíacas. Contudo, o paciente se recupera na enfermaria da unidade, acompanhado de sua irmã Aldicéia Costa Santos.

“Meu irmão sempre foi muito bem atendido aqui no hospital pela equipe inteira e pelos plantonistas. Na minha opinião, o que o paciente precisa é de atenção, carinho, principalmente dos profissionais, enfermagem, técnicos e médicos, favorecendo o restabelecimento da saúde, por isso, estou muito satisfeita”, opinou Aldicéia.

O presidente do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar (IBDAH), José Antônio Sousa elogiou os avanços destacando a continuidade dos serviços. “Compromisso assumido pelo Governo do Estado, que investe na saúde dos baianos. Procedimentos que não eram realizados, agora são oferecidos de forma efetiva na unidade hospitalar”.

 

Tradição e animação marcam festejos juninos em Ilhéus; veja programação

Domingos Matos, 21/06/2019 | 07:09

O ritmo das festividades juninas durante o mês marca as comemorações com forró, comidas típicas, brincadeiras e valorização da cultura e das tradições. Para receber o período na cidade, a Prefeitura de Ilhéus apoia iniciativas comunitárias e institucionais, que costumam reunir famílias e visitantes de diversos lugares para celebrar os festejos de São João em volta da fogueira. Ruas, avenidas, distritos e instituições montaram uma programação diversificada.

Os eventos tradicionais começaram na quarta-feira (19), com a festa junina da APAE e no Colégio da Polícia Militar (CPM). Além disso, os festejos também aconteceram na Catedral de São Sebastião, no centro. Já no sábado (22), o forró acontece na Rua Monsenhor Evaristo, na Conquista, a partir das 10h da manhã. Também às 10h, a alegria invade à Rua Nossa Senhora das Graças, no Malhado.

Ainda no sábado (22), às 10h, o arrastapé fala mais alto com o tradicional Forró do Pontalzinho, na Conquista. Durante a tarde, a partir das 13h, o forro come solto no Alto do Coqueiro, no Malhado. Do outro lado da cidade, bairro Hernani Sá, três dias de festejos, com início no sábado, a partir das 15h e encerramento na segunda (24). Já no domingo (23), às 10h e vai até a segunda-feira (24), o chamego acontece na Avenida Governador Roberto Santos.

Moradores do distrito de Ponta do Ramo, na zona norte de Ilhéus vão forrozear na Associação Ágape, no domingo (23), a partir das 9h. No mesmo dia, na Ponta da Tulha, a tradição junina inicia logo às 10h. Domingão promete com a Festa dos Criativos do Hernani Sá, às 10h. O Residencial Moradas do Porto reúne suas famílias para celebrar o período também no domingo de São João, a partir das 10h.

Pensa que acabou? Pra não deixar barato, moradores do Residencial Sol e mar prometem dois dias de festividades (23 e 24), às 11h. Na zona oeste da cidade, a festança reúne moradores do Banco da Vitória, na segunda-feira (24), às 9h na matina. Para encerrar, os festejos invadem o mês de julho (1º), às 15h, quando a descontração fica por conta da animação dos moradores do Residencial Vilela.

 

 

Justiça manda demolir shopping popular; mais de R$ 2 milhões foram investidos na obra  

Domingos Matos, 19/06/2019 | 18:54

A Justiça mandou demolir o prédio onde funcionaria o shopping popular, no centro de Itabuna. A decisão do juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública, Ulysses Maynard, foi publicada na edição do Diário Oficial desta quarta-feira (19).

A obra, cujo investimento custou mais de R$ 2 milhões aos cofres públicos, começou a ser construída ainda na gestão do ex-prefeito Claudevane Leite (PRB), em 2014.

O prédio apresentou os primeiros problemas em 2016, quando parte da laje caiu. O fato foi ignorado e a obra prosseguiu. Foi entregue, inclusive, no final do governo Vane.

Ao tomar posse, em 2017, o atual prefeito Fernando Gomes resolveu formar uma comissão e determinou que equipes técnicas das Secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente atuassem em busca de uma solução para conclusão definitiva do shopping.

Após inúmeras inspeções que incluíram a contratação de empresa especializada em análise estrutural, saiu o resultado do laudo, constatando erro de projeto e de execução.

A prefeitura, então, acionou o Ministério Público para que a empresa Status e a gestão passada fossem responsabilizadas pelo dinheiro gasto no empreendimento inacabado.

No ano passado, foi registrado o segundo desabamento, dessa vez de uma parede. Após esse episódio, mais uma perícia foi realizada no prédio e apontou a necessidade de demolição do imóvel.

Na época, o juiz Ulisses Maynard determinou a demolição de parte do imóvel, o que aconteceu em agosto de 2018.

A decisão de demolição total, no entanto, saiu somente agora. A Justiça determinou, ainda, que a prefeitura se encarregue do serviço de demolição do prédio.

 

Shopping Jequitibá faz o esquenta do São João

Domingos Matos, 18/06/2019 | 16:07

Os shows de Forró na Praça da Alimentação prosseguem animando os clientes do Jequitibá. Já passaram pelo palco da Praça de Alimentação nomes como Iago Sena e Jorge Cardeal, bem como shows da Quadrilha Jovens de  Ação e do Trio Sergipano.

Na terça-feira (18), ainta tem apresentação da Quadrilha do Ciso, na quarta e na quinta-feiras (19 e 20), Forró Genuino, sempre a partir das 19 horas. O Shopping Jequitibá está com uma decoração especial, que homenageia a maior festa popular do Nordeste.

Horários especiais

O Jequitibá também já anunciou os horários de funcionamento durante o São João. No domingo, dia 23, as lojas funcionam das 9 às 16 horas, a Praça de Alimentação das 10 às 18 horas e o Bompreço das 8 às 21 horas. Já na segunda-feira, dia 24, feriado em todo o Nordeste, a Praça de Alimentação funciona das 12 às 19 horas, o Bompreço das 8 às 21 horas e as lojas estarão fechadas.

A casa lotérica fecha nos dias 23 e 24 e as Drogarias Velanes abrem nos dois dias, das 10 às 20 horas.

Sérgio Velanes é reeleito presidente da ACI

Domingos Matos, 18/06/2019 | 15:58

A Associação Comercial e Empresarial de Itabuna – ACI reelegeu na noite desta segunda-feira, 17, o empresário Luiz Sérgio Neto Velanes para presidir a entidade no período de 2019-2021. O presidente assumiu o compromisso de continuar defendendo os interesses que influenciam no desenvolvimento da cidade, sempre em parceria com o Poder Público Municipal, além de dar continuidade a capacitação da classe empresarial, através do Programa Empreender.

Sérgio reforçou a importância de permanecer lutando em defesa do Associativismo, pois entende que a participação dos empresários é fundamental para a resolução de demandas que influencia no funcionamento do comércio, da indústria e do setor de serviços. “Nesse sentido, torna-se cada vez mais necessário, que os empresários se juntem para defender demandas importantes, tanto para a classe empresarial, como para a sociedade”.

Nos últimos dois anos à frente da entidade, o presidente defendeu a regularização do comércio informal, apoiando a instalação do shopping popular, a segurança no centro da cidade, com a implantação de um sistema de videomonitoramento, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL de Itabuna, o Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista de Itabuna – Sindicom e a Prefeitura Municipal. 

Dentre as reivindicações, a ACI está empenhada na demolição do antigo Shopping Popular, que está com a sua estrutura em ruínas, comprometendo a vida da população que trafega na localidade. Sobre as conquistas que marcaram a classe empresarial, Sérgio destacou a histórica reabertura do aeroporto de Itabuna, Tertuliano Guedes de Pinho para pousos de pequenas aeronaves, UTI área e para os adeptos do aeromodelismo. 

Capacitação

Na busca por soluções para os pequenos negócios, a ACI firmou parcerias com a Federação das Associações Comerciais do Estado da Bahia – Faceb e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae para a realização do Programa Empreender. Já estão em formação os núcleos de mulheres empreendedoras, salão de beleza e panificação, com reuniões quinzenais na sede da ACI.

O projeto busca sensibilizar os empresários para adoção de posturas frente aos desafios atuais e futuros nos segmentos em comum. Ao mesmo tempo, a iniciativa visa elevar a competitividade e, consequentemente, a sobrevivência das micro e pequenas empresas, que é o principal objetivo do Empreender.

“Nos próximos dois anos iremos continuar nessa intenção de capacitação e melhoria do nível das pessoas, entender o comportamento do consumidor. Precisamos estar sempre inovando, buscando conhecimento para entender o consumidor, que é o responsável pela existência das empresas”, afirmou Sérgio.

Composição

O Conselho Diretor é presidido por Sérgio Velanes e acompanhado dos vice-presidentes: Luiz Orleans Mendonça, Ana Paula de Aquino Ganem, José Raimundo Penalva, Silvio Roberto de Sousa Oliveira e Eduardo Oliveira Carqueija Junior.

A Assembleia Geral é presidida pelo empresário Ronaldo Abude Eustáquio da Silva, tendo como 1º. Secretário, Luiz Roberto Vieira Ribeiro e 2º Secretário, Eduardo Fontes Neto.

Acesse com seus dados:

ou
Ainda não tem acesso?
Registre-se em nosso Blog.