Sai o resultado do SISU 2017

Domingos Matos, 30/01/2017 | 11:48

Saiu há pouco o resultado da primeira edição do SISU 2017. Para saber se você foi classificado, acesse o sistema clicando AQUI.

Se você não passou na 1ª opção e quer participar da lista de espera você precisa clicar em “Participar da lista de espera” para concorrer às vagas remanescentes.

A lista de espera não é válida para a 2ª opção.

Se você optar por participar da lista de espera, procure a instituição e acompanhe a convocação para a matrícula. Você pode participar da lista de espera mesmo que esteja classificado e matriculado - ou não - na seguna opção. A convocação da Lista de Espera será no dia 16 de fevereiro.

De 3 a 7 de fevereiro ocorre a matrícula da chamada regular, podendo ser estendido, a critério da Instituição, até o dia 08/02.

Boa sorte e sucesso!

 

Agricultura de Ibicaraí e CDS-LS discutem licenciamento ambiental no município

Domingos Matos, 30/01/2017 | 11:28

Foi realizada na manhã de quinta-feira (26), na Câmara de Vereadores de Ibicaraí, uma reunião entre a Secretária Municipal de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Telma Ferreira e o Engenheiro Agrônomo do CDS-LS, Lucius Flavius Ourives. Esteve presente também o Diretor de Planejamento e Licenciamento Ambiental, Cochise Assis.

A reunião foi para tratar de assunto referente ao Licenciamento Ambiental em Ibicaraí, dentro da resolução do Conselho Estadual do Meio Ambiente - CEPRAM 4.420 de 27.11 de 2015, onde discrimina quais os estabelecimentos industriais e comerciais que precisam ter o licenciamento ambiental.

Segundo Lucius, o Licenciamento Ambiental, previsto na Lei Complementar 140/2009, que trata sobre a competência delegada ao município, qualquer atividade ou empreendimento que cause risco ou danos ambientais tornam-se passíveis de licenciamento.

De acordo com a secretária municipal de Agricultura, Telma Ferreira, o licenciamento ambiental em Ibicaraí precisa verdadeiramente acontecer. "Estamos amadurecendo a ideia de em breve realizar um seminário sobre o assunto onde colocaremos para todos os interessados a importância do licenciamento ambiental para o município", disse Telma

Governo vai apresentar zonas turísticas da Bahia em 62 eventos

Domingos Matos, 26/01/2017 | 17:15

A Bahia estará em 62 eventos turísticos espalhados pelo mundo em 2017, o que representa um aumento de 27% em relação ao ano anterior. O objetivo é explorar a capacidade turística do estado de uma maneira lúdica, buscando uma aproximação mais dinâmica com o potencial visitante. Neste sentido, a Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa) apresentou seu calendário de eventos nesta quinta-feira (26), no Hotel Fiesta, em Salvador. 

“Apresentamos nosso potencial nas principais feiras de turismo do mundo. Não chegamos de uma maneira tímida. Levamos uma equipe de baianas, distribuindo fitas e brindes, estimulando que as pessoas marquem presença em nossos estandes. Isso favorece o contato com os operadores que promovem o nosso destino e atraem turistas para nosso estado”, explica o secretário de Turismo do Estado, José Alves.

Segundo o superintendente da Bahiatursa, Diogo Medrado, o calendário de ações foi elaborado de maneira a possibilitar um aumento no número de visitações também em cidades do interior. “Nosso objetivo é trabalhar o estado como um todo, promovendo todas as 13 zonas turísticas para os mercados nacional e internacional. Além do destaque que damos aos grandes eventos anuais, como o Carnaval e o São João. Nesses eventos, nós divulgamos os atrativos e festas das diferentes localidades da Bahia”.

O secretário de turismo de Vera Cruz, Luiz Henrique Amaral, acredita que essas ações são importantes para alcançar um público maior. “É fundamental para que as cidades menores e municípios tenham a possibilidade de chegar onde não conseguiriam sem um processo articulado, como esse proposto pela Secretaria de Turismo [Setur]. Esse tipo de estratégia tem um impacto grande, pois a gente percebe um aumento no fluxo de pessoas”.

Mais voos 

Neste verão, a Bahia oferece 1,5 mil voos extras. A Avianca anunciou 155 rotas adicionais. A Gol oferta mais de 900 voos, com 160 mil assentos a mais até março, incluindo uma rota direta entre Uruguai e Salvador. A Azul disponibiliza, até fevereiro, 350 voos extras para Salvador, Porto Seguro, Ilhéus, Lençóis, Teixeira de Freitas e Valença. Já a Latam Airlines oferece 86 voos a mais para a Bahia até janeiro, com destino a Salvador e Porto Seguro.

Internacionalmente, a Aerolineas Argentinas colocou em operação um novo voo regular Buenos Aires-Porto Seguro. Entre janeiro e março, a Gol opera um voo semanal Montevidéu-Salvador. De acordo com o secretário José Alves, o aumento na oferta de voos representa o empenho do estado em dinamizar a atividade turística. “Nessas feiras, nós também conversamos com as companhias aéreas, buscando atender uma série de pré-requisitos necessários para atraí-las para o estado. Estamos sendo bem sucedidos nesse trabalho”, afirma.

Prefeita de Ubaitaba reivindica pavimentação e Centro de Canoagem

Domingos Matos, 25/01/2017 | 17:18

O secretário Josias Gomes, titular da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) do Estado da Bahia recebeu em audiência a prefeita de Ubaitaba, Sueli Carneiro da Silva Carvalho, conhecida por Suka.

Vereadora por quatro mandatos, ela foi eleita com 50,65% dos votos válidos no pleito de outubro do ano passado, tornando-se a primeira prefeita de Ubaitaba, cidade localizada na região Sul da Bahia, distante 61 km de Itabuna.

Na reunião na Serin, Suka Carneiro solicitou a pavimentação das ruas do Bairro Zitão e também a pavimentação asfáltica das principais ruas de Ubaitaba.

“Também reivindiquei a reforma de nosso ginásio de esportes e a implantação do Centro de Canoagem, que foi prometido pelo governador. Segundo Josias Gomes, atualmente está sendo elaborado o parecer técnico para permitir a sua implantação no município”, diz a prefeita de Ubaitaba.

Fernando Gomes sinaliza intenção de privatizar Emasa

Domingos Matos, 25/01/2017 | 14:29

Por Erick Maia

Como era de se esperar, foi lançando, no Diário Oficial do Município de Itabuna, ontem (24), a criação do conselho gestor de Parcerias Público-Privadas (PPP). Pelo que tudo indica, trata-se da primeira medida do governo municipal no sentido de privatização da Emasa.

Isso é lamentável e mais uma vez fica claro o interesse privado em detrimento da coletividade. Recentemente fizemos um grande esforço para que o Governo do Estado da Bahia assumisse a operação do sistema de água e esgotamento sanitário, inclusive com absorção de todo o quadro de funcionários da Emasa, mas que, infelizmente, a Câmara de Vereadores rejeitou.

Na ocasião, pela proposta do convênio de cooperação entre o Estado e o Município, o governador Rui Costa havia se comprometido em realizar todos os investimentos necessários para universalização do saneamento em Itabuna.

É bom lembrar que uma das ações mais importantes para que o município de Itabuna tenha segurança hídrica, está sendo conduzida pelo Estado da Bahia com a construção da barragem no rio Colônia, orçada em mais de R$ 100 milhões.

Estávamos convencidos, e ainda estamos, que a solução para os nossos desafios em saneamento básico passava por uma parceira pública que não implicasse em aumentos exorbitantes na tarifa de água, que penaliza principalmente a população mais carente, e que não houvesse demissões de trabalhadores. Não temos dúvidas que tudo isso é improvável com a parceira privada, uma vez que, sem dinheiro público, todos os custos dos investimentos serão repassado diretamente ao consumidor e, certamente, a grande maioria dos trabalhadores serão demitidos.

A título de exemplo, países importantes como a Argentina, Itália e França fizeram o caminho inverso da privatização do saneamento, por entender, dentre outros argumentos, mas principalmente, que a água é um recurso natural estratégico e fundamental e que, assim, deve estar sob o controle estatal.

Portanto, não deixaremos que os interesses de grupos políticos que, por vezes, misturam-se aos interesses privados, prevaleça sobre o interesse do conjunto da sociedade. Estamos preparado para fazer o debate, e demonstrar, que a privatização da Emasa é uma cilada e que não garante melhoria no abastecimento de água a exemplo da cidade de São Paulo. Por adiar investimentos, a SABESP, no intuito de atender aos interesses de investidores privados, fez com que a sua população sofresse uma grave crise de desabastecimento. Isso sem deixar de destacar o enorme problema que é a poluição do rio Tietê.

Entretanto, acreditamos ser possível o diálogo com os vereadores e o executivo municipal, para que o prefeito de Itabuna possa rever essa posição de implementação de Parceria Público-Privada, que, na verdade, é uma privatização disfarçada.

Finalmente, reiteramos e mais uma vez defendemos como alternativa à privatização, que o Governo do Estado da Bahia assuma a operação dos serviços de água e esgotamento sanitário em Itabuna, logicamente, condicionada ao compromisso de absorção dos trabalhadores da Emasa, da dívida da empresa e da destinação de parte da arrecadação dos serviços de água para o município.

Erick Maia é dirigente regional do Sindae.

Canavieiras recebe 1º Torneio de Kettlebell Sport

Domingos Matos, 25/01/2017 | 11:18

No próximo dia 25 de março, Canavieiras sediará o primeiro torneio de kettlebell sport do interior da Bahia. Competirão atletas de Salvador,Itabuna, Ilhéus e será a primeira oportunidade dos canavieirenses mostrarem seu desempenho no esporte disputando as provas long cycle, snatch e jerk. O evento será aberto ao público num dos principais cartões postais da cidade, o porto de Canavieiras e a inscrição dos atletas terá o custo de R$ 25,00. Mais informações no site www.brutalsc.com

Treinos para competição

O torneio é promovido por João Rosário (na selfie, com a turma), da empresa Brutal Strenght and Conditioning, especialista em Kettlebell e uma das maiores referências no Brasil nesse esporte, que alia força e técnica para levantar uma bola de ferro por tempo determinado e que vem conquistando muitos praticantes na cidade por fortalecer o corpo inteiro de forma integrada e dinâmica.

Informa, ainda, João Rosário, que esse ano Salvador sediará a etapa do GP Mundial de Kettlebell da Associação Mundial de Clubes de Kettlebell (WAKSC), e ele está preparando atletas de Canavieiras para representar bem a cidade na competição.

Torneio de kettlebell

Atletas de Canavieiras que praticam outras modalidades esportivas já estão inserindo o kettlebell na sua preparação física com a supervisão Rosário e também já confirmaram presença no torneio, como a faixa preta de judô e jiu jitsu Joyce Araújo e o surfista Bruno Senna.

Desde o segundo semestre de 2016 é comum ver em alguns pontos da cidade praticantes do esporte, pois muitos preferem treinos ao ar livre, uma vez que o esporte possibilita o transporte do kettlebell para qualquer lugar que escolha treinar. “É uma academia em suas mãos como definem alguns praticantes e isso me dá a liberdade de realizar os treinos e ainda aproveitar as paisagens da cidade", explica Rosário, que iniciou turmas de kettlebell ao ar livre no porto de Canavieiras três vezes por semana.

Dona Marisa: confirmado AVC e gravidade do quadro; ela pode não ficar com sequelas

Domingos Matos, 24/01/2017 | 23:39

Diante da completa impossibilidade de ter notícias confiáveis a respeito do quadro de saúde da ex-primeira-dama Dona Marisa Letícia, mesmo que a partir da grande mídia, O Trombone reproduzirá a atualização do caso com informações do jornalista Paulo Henrique Amorim. Assim, quando o leitor se deparar com expressões pouco usuais no jornalismo, não se assuste: PHA tem um estilo inconfundível, ao mesmo tempo que único. No texto abaixo, por exemplo, que reproduzimos do seu Conversa Afiada, ele se identifica como "ansioso blogueiro". Está tudo explicado lá, no ABC do CaF.

Ao relato:

O dr Roberto Kalil Filho, diretor-geral do Hospital Sírio Libanês e médico dos presidentes Lula e Dilma, disse nesta terça-feira à noite, num telefonema ao ansioso blogueiro que existe a possibilidade de D Marisa Letícia, mulher de Lula, e ali internada com um AVC não vir a ter sequelas.

Ela chegou lúcida, ele enfatizou.

O quadro porém é grave.

Ela teve um aneurisma, houve sangramento - o que torna o quadro gravíssimo - , fez uma embolização - são como "rolhas", explicou - e o sangramento parou.

Agora é esperar - ele disse.

O ansioso blogueiro insistiu e ele repetiu: pode não haver sequelas.

Imprensa diz que Dona Marisa teve um violento AVC; não há confirmação

Domingos Matos, 24/01/2017 | 15:46

Imprensa diz que Dona Marisa teve um violento AVC, e estaria em estado grave. Não há informação oficial nem da família nem do Sirio-Libanês, pra onde foi levada.

Do UOL:

A mulher do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dona Marisa Letícia Lula da Silva, está sendo transferida para o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, na tarde desta terça-feira (24). A assessoria de imprensa do hospital confirma a transferência, mas diz que ainda não há informações sobre o estado de saúde da ex-primeira dama.

De acordo com informações preliminares, ela teria tido um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e está em estado grave. O Instituto Lula, por meio de sua assessoria de imprensa, diz que por ora não tem nada a comentar sobre o caso.

Outro lado:

O jornalista Paulo Henrique Amorim publicou uma fala do presidente do Instituto Lula, Paulo Okamoto:

"PHA acaba de falar por telefone com Paulo Okamoto, do Instituto Lula, e ele diz que não se pode dizer se foi um AVC, mas, sim, pressão alta com dor de cabeça."

Iniciada pavimentação do acesso ao Hospital do Cacau

Domingos Matos, 24/01/2017 | 11:51

As obras de construção do Hospital Regional da Costa do Cacau, em Ilhéus, seguem em ritmo acelerado. No domingo, foi iniciada a pavimentação do acesso ao hospital, localizado às margens da rodovia Ilhéus-Itabuna.

A  unidade hospitalar, que terá 180 leitos já na primeira fase, deve ser entrega ainda no primeiro semestre de 2017. Do total de leitos, 30 serão de terapia intensiva (UTI). Somente na construção, o investimento do Governo da Bahia é de quase  R$ 80 milhões.

Com a construção do Hospital do Cacau, a capacidade de atendimento na região será dobrada. A unidade contará com equipamentos modernos e ofertará atendimento em ortopedia, cardiologia, dentre outras especialidades

Rui dá posse a sete novos secretários de Estado

Domingos Matos, 24/01/2017 | 00:55

A equipe do Governo do Estado conta com sete novos secretários, empossados pelo governador Rui Costa nesta segunda-feira (23), em solenidade no auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. José Vivaldo Mendonça assume a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti); Jaques Wagner, de Desenvolvimento Econômico (SDE); Fernando Torres, de Desenvolvimento Urbano (Sedur); Olívia Santana, do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre); Carlos Martins, de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (JDHDS); Geraldo Reis, do Meio Ambiente (Sema); e Julieta Palmeira, de Políticas para as Mulheres (SPM).

Na ocasião, Rui indicou o critério para a escolha dos secretários. "O equilíbrio entre o técnico e alguma sensibilidade política. É isso que nós buscamos. Não interessa ter alguém técnico que não tem sensibilidade do quanto aquilo impacta na melhoria na vida das pessoas. E também não adianta a pessoa apenas com perfil político, que não saberá executar aquilo que tem feito. A escolha partiu de quem tem conhecimento técnico, além de saber manter ou mudar uma equipe que já está em andamento. Os projetos são do Governo do Estado e não dos secretários", afirmou.

Alguns desses nomes foram adiantos aqui no blog há quase duas semanas (na sexta-feira, dia 13).

Acesse com seus dados:

ou
Ainda não tem acesso?
Registre-se em nosso Blog.