Governadores do Nordeste divulgam carta após encontro na Bahia

Domingos Matos, 11/05/2017 | 15:52

Após realização da oitava edição do Encontro de Governadores do Nordeste, nesta quinta-feira (11), em Salvador, os gestores divulgaram uma carta aberta em coletiva de imprensa. Participaram do encontro o governador da Bahia, Rui Costa; o governador de Alagoas, Renan Filho; o governador do Ceará, Camilo Santana; o governador do Maranhão, Flávio Dino; o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho; o governador do Piauí, Wellington Dias; o governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria; e o vice-governador de Sergipe, Belivaldo Chagas.

Leia o conteúdo na íntegra:

Superintendente da Seap aprova projetos de ressocialização em execução no CPI

Domingos Matos, 11/05/2017 | 12:46

O superintendente de Ressocialização Sustentável da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), Luís Antônio Fonseca, visitou, na terça-feira (9), o Conjunto Penal de Itabuna (CPI). Durante a visita de inspeção foram apresentados os diversos projetos de ressocialização sustentável em curso na unidade, como os cursos de corte e costura, marcenaria, serigrafia e cabeleireiro. O superintendente aprovou o que viu e se comprometeu em ampliar os espaços para ações ressocializadoras.

Um dos projetos elogiados foi de Remição pela Leitura. Pelo projeto, o preso tem o prazo de 22 a 30 dias para a leitura de uma obra, apresentando ao final do período uma resenha a respeito do assunto, que deverá ser avaliada pela coordenação do projeto. Cada obra lida possibilita a remição de quatro dias de pena, com o limite de 12 obras por ano, ou seja, no máximo 48 dias de remição por leitura a cada 12 meses.

Fonseca atestou que o projeto está em pleno funcionamento. “Tive acesso a diversas resenhas desenvolvidas pelos reeducandos. Há espaço para ampliarmos, mas há um trabalho em curso, baseado em uma portaria específica, que está se desenvolvendo”. O superintendente disse que esse é um projeto que a Seap, por meio do seu titular, o Dr Nestor Duarte Neto, quer que se desenvolva cada vez mais em todas as unidades. Em Itabuna, o projeto de Remição pela Leitura é coordenado pela equipe multidisciplinar da empresa Socializa, que administra o Conjunto Penal em regime de cogestão com o governo.

Para Luís Antônio Fonseca, num país em que 81,9% da população não possuem os estudos completos, estimular a leitura no sistema prisional é um desafio. “A leitura nunca fez parte da realidade de muitos desses reeducandos”. A leitura tem um papel importantíssimo na reinserção do apenado, porque envolve estratégias complexas de compreensão e interpretação de textos, diz Fonseca. “Além disso, depois de fazer esse trabalho de leitura e reflexão, ele deve escrever um texto em que diz ao avaliador o que apreendeu daquilo que leu”.

Durante a visita, o superintendente ainda fez prospecção de novas oportunidades de ações ressocializadoras para os internos da unidade, e sinalizou a construção de um berçário para as internas. Hoje, o CPI possui três internas grávidas, confirmadas pelo serviço médico. “Sabemos que um espaço como esse tem um grande poder no auxílio à ressocialização da mulher privada de liberdade, além de ser uma forma de humanizar a relação dessa mãe com o bebê durante o período de permanência da criança em sua companhia”.

Identificação civil

Outra ação vistoriada pelo superintendente Luís Antônio Fonseca foi o trabalho de identificação civil de internos que cumprem pena no CPI. Serão beneficiados 40 reeducandos com a confecção de carteiras de identificação do Registro Geral (carteira de identidade), em parceria com o Instituto de Identificação Pedro Melo, por meio do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC).

Inicialmente serão beneficiados 40 internos – 20 já foram atendidos. A ação é necessária porque todos os procedimentos externos, como o de atendimento na rede pública de saúde, necessitam da identificação. O próprio cartão do SUS só pode ser confeccionado informando o RG e CPF.

Certificação

O superintendente Luís Antônio Fonseca ainda participou da entrega de certificados de conclusão de um curso bíblico, promovido pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, no Conjunto Penal de Itabuna. O Curso Bíblico faz parte do projeto Jesus na Escola do Presídio, desenvolvido por aquela denominação religiosa.

Também estiveram presentes à solenidade o diretor do Conjunto Penal – Cap. PM Adriano Valério Jácome da Silva; o diretor-adjunto, Sgt PM Bernardo Cerqueira Dutra; o gerente operacional da Socializa, Yuri Martins; o juiz da Vara de Execuções Penais e Medidas Socioeducativas, Dr Antônio Carlos Maldonado Bertacco; a defensora pública titular da Vara do Júri e Execuções Penais, Ísis Vasconcelos Guimarães; e os coordenadores do projeto Jesus na Escola do Presídio, representando a Igreja Adventista.

 

Eis o que importa: o que fazer com o Lula 7x1 Moro

A vitória acachapante do presidente Lula no depoimento a moro precisa de uma consequência positiva

Domingos Matos, 11/05/2017 | 12:41

CDL estimula lojistas por uma cidade limpa

Domingos Matos, 11/05/2017 | 12:38

A diretoria da CDL de Itabuna, que vivencia a campanha promocional “Venha comprar em Itabuna, comércio arretado de bom”, para comemorar o Dia das Mães, Namorados e as festa juninas e que este ano é centralizada na praça Camacã, produziu correspondência a ser distribuída a todos os lojistas das principais artérias da cidade, estimulando os comerciantes, associados ou não à entidade, a colaborarem com a manutenção de uma cidade limpa e atraente.

Sob o título “Que cidade queremos?” a CDL entende que não é responsabilidade somente da Prefeitura cuidar da cidade e exorta os lojistas a cuidarem do seu próprio lixo, respeitar os horários de coleta, varrição da porta de suas lojas e de manter as suas vitrines atualizadas.

“Vamos pessoalmente, de loja em loja, entregar essa solicitação e não temos dúvidas de que teremos a compreensão dos lojistas e a prevalência do espírito de cidadania dos comerciantes”, diz confiante o presidente Jorge Braga, da CDL.  

Decoração

Uma das propostas da CDL junto à Prefeitura foi cuidar da ornamentação da cidade, onde a entidade teria a responsabilidade de produzir a decoração (bandeirolas e balões) e o poder público se encarregaria de oferecer a infraestrutura, como a colocação dos ornamentos, palanques, iluminação, etc. A Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania se responsabiliza com a grade de shows.

Paralelamente a TV Cabrália fará o seu concurso de quadrilhas juninas e a TV Santa Cruz os shows do Toque Brasileiro. Outra novidade das festas serão as barracas alimentícias exploradas pelos clubes de serviço e outras entidades.  
O Diretor de Promoções e Eventos da CDL, Carlos Leahy, acredita que “com a cidade bem decorada e limpa teremos uma campanha atraente e inovadora e atrairemos um grande público regional a Itabuna.” A decoração foi inaugurada na segunda-feira, 8, com a presença dos dirigentes dos lojistas, autoridades e patrocinadores. As reuniões da CDL às quintas-feiras já estão sendo ali realizadas.

Ministério Público, NTE e Conjunto Penal discutem ações de educação no sistema prisional de Itabuna

Domingos Matos, 26/04/2017 | 14:40
Editado em 27/04/2017 | 17:43

Uma reunião, realizada na manhã de terça-feira (25), na Sala de Audiência do Conjunto Penal de Itabuna, discutiu ações voltadas à educação para os internos na unidade prisional. Além de discutir a educação prisional, foram discutidas ações efetivas e projetos de ressocialização sustentável no sistema prisional local, a exemplo de atividades laborativas, que já são desenvolvidas ali.

Proposta pelo Ministério Público Estadual, com participação do Núcleo Territorial de Educação -05 (antiga Direc-07), e Conselho da Comunidade para Assuntos Penais (Conap), a reunião alinhou ações para ampliação do acesso dos internos à educação no sistema penitenciário local, além de definir estratégias pedagógicas visando à efetiva ressocialização dos reeducandos.

A promotora Cleide Ramos aproveitou a visita para atualização dos dados de programas de ressocialização em andamento no CPI. O Conjunto Penal e a empresa cogestora reafirmam o compromisso com os órgãos de educação.

Outra discussão foi em relação à possibilidade de atração, por meio de edital de Chamamento Público, de empresas interessadas em explorar uma área pública para implantação de atividades industriais, com utilização de mão-de-obra dos reeducandos.

Educação

Foi definido o alinhamento dos procedimentos de secretariado escolar (alimentação do sistema SINALE), além de estratégias pedagógicas levando em consideração a especificidade do público – reeducandos do sistema prisional.

O NTE-05, representado pela coordenadora, a professora Josefina Castro, se comprometeu a indicar uma técnica pedagógica para acompanhamento das atividades educacionais do Estado no CPI. O órgão também vai mobilizar parcerias para novos projetos, a serem implantados na unidade prisional.

Chamamento

Também como encaminhamento, foi proposto, pela empresa Socializa Brasil ao Conap, que seja agendada, o mais breve possível, uma reunião com empresários locais a fim de apresentar o edital de Chamamento Público para realização de atividades de ressocialização (emprego de mão-de-obra dos reeducandos) nos espaços públicos ofertados pela Seap.

O Conselho da Comunidade, representado pela senhora Ivone Montenegro, se comprometeu a agendar um encontro com a Câmara de Dirigentes Lojistas e da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna.

Rui cancela agenda em Itabuna, na quinta-feira (27)

Domingos Matos, 25/04/2017 | 14:53

A Comunicação do governo do estado divulgou, há pouco, a informação de que o governador Rui Costa não virá mais a Itabuna, na quinta-feira (27). Rui viria lançar o programa Escolas Culturais, no Centro Territorial de Educação Profissional Litoral Sul II (CETEP - antigo Maria de Lourdes Veloso). Rui também teria uma agenda em Valença, na sexta-feira (28), que também foi cancelada.

Diz a curta nota: "Informamos a suspensão da agenda do governador Rui Costa nos municípios de Itabuna, na quinta-feira, 27, e Valença, na sexta, 28.
Logo que for remarcada, a nova data vai ser informada."

Vitória da Conquista mais perto das estrelas

Domingos Matos, 24/04/2017 | 22:10
Editado em 24/04/2017 | 22:32

Boa notícia para quem ama o espaço sideral - ou simplesmente, quer ver estrelas de perto, sem tirar os pés do chão. As obras do planetário de Vitória da Conquista devem ser finalizadas no próximo mês de julho, segundo a prefeitura. Um aditivo no contrato permitiu que a empresa responsável pela instalação da cúpula  dome screen do planetário – que permitirá a imersão na tecnologia tridimensional - projeções em 3D, sem auxílio de óculos.

Até o próximo mês, uma equipe técnica de Curitiba (PR) fará uma vistoria na obra para verificar se o local atende aos padrões. Em caso positivo, a cúpula será instalada pela empresa americana contratada para o serviço, e o equipamento estará liberado para o funcionamento.

Sobre o planetário

Em setembro de 2011, a prefeitura de Vitória da Conquista anunciou a construção do equipamento, cujas obras teriam início em outubro do mesmo ano, com inauguração prevista para junho de 2012, num orçamento geral estimado em R$ 3 milhões – R$ 1,2 milhão só para o Planetário -, o que não ocorreu. Nesse período, foi anunciada apenas a aquisição dos equipamentos necessários para o funcionamento do planetário.

O planetário, que funcionará no Centro Glauber Rocha – Educação e Cultura, irá possibilitar atividades educativas de forma lúdica e interativa. Com capacidade para 165 pessoas em sua sala de projeção, o equipamento contará ainda com área administrativa, almoxarifado, sala de reunião, recepção, sanitários e salões para exposições em geral.

(Imagem ilustrativa - Planetário di Padova. Com informações do Blog da Resenha Geral)

Socializa participa de encontro e reafirma parceria com a Pastoral Carcerária

Domingos Matos, 24/04/2017 | 21:18
Editado em 24/04/2017 | 21:33

Foi realizado, no sábado (22), em feira de Santana, um encontro da Pastoral Carcerária – Regional Bahia e Sergipe, com representantes do sistema prisional dos dois estados. Presente ao encontro, a empresa Socializa Brasil – Novo Sistema Prisional, que administra os conjuntos penais de Itabuna, Vitória da Conquista e Lauro de Freitas, em regime de cogestão com o governo do Estado, reforçou a parceria com a Pastoral nas três unidades. O evento discutiu o sistema prisional nos estados da Bahia e de Sergipe.

Na oportunidade, o Conjunto Penal de Itabuna, por meio de sua terapeuta ocupacional, apresentou as ações que desenvolve no âmbito da ressocialização sustentável, da saúde e da educação formal dos internos. A profissional apresentou a evolução das atividades – nos aspectos quantitativos e qualitativos –, assim como os projetos que estão em fase de implantação.

Na oportunidade, a Pastoral Carcerária solicitou da empresa algumas demandas, a fim de melhorar a rotina prisional, que já estão sendo respondidas. Uma reunião para apresentação das soluções será agendada para os próximos dias. A Socializa Brasil aproveitou o encontro para reforçar a parceria, em todos os aspectos pertinentes ao trabalho conjunto, em todas as unidades que administra.

Participaram do encontro o arcebispo metropolitano Dom Zanoni Demettino Castro, da Arquidiocese de Feira de Santana; o superintendente de Ressocialização Sustentável da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização, Luiz Antônio; o representante da Superintendência de Gestão Prisional (SGP), Coronel Nobre; o assessor jurídico da Pastoral Carcerária, Davi Pedreira, o diretor do Conjunto Penal de Feira de Santana, Capitão PM Alan Silva Araújo, e representantes da empresa Socializa Brasil, nas áreas de administração, segurança e ressocialização sustentável.

Rui lança em Itabuna o programa Escolas Culturais

Domingos Matos, 24/04/2017 | 20:02

Na próxima quinta-feira (27), o governador Rui Costa virá a Itabuna, onde, às 9h30 participa do lançamento do programa Escolas Culturais.

As apresentações, com grupos de dança, teatro, ciência e cultura, além de projeção de vídeos, fazem parte das atividades que acontecem no auditório do Centro Territorial de Educação Profissional Litoral Sul II (CETEP), em Itabuna.

Estudantes de Direito da FTC realizam 12ª Semana Jurídica

Domingos Matos, 24/04/2017 | 07:48

Alunos de Direito 2017.2, da Faculdade de Tecnologia e Ciências, realizam, entre os dias 4, 5 e 6 de maio, a XII Semana Jurídica da FTC Itabuna. Com o tema “Direito e Contemporaneidade”, o evento terá uma programação ampla em conteúdos e diversas atrações para convidados e participantes, como minicursos e palestras com professores e mestres da própria instituição (clique na imagem para ver mais).

A Semana Jurídica tem apoio do Grupo de Ensino Damásio Educacional. Além das palestras, serão oferecidos, por meio de sorteios, diversos brindes, bolsas de estudos do Damásio, ingressos para festa, livros e outros. Inscrições e maiores informações podem ser obtidas em contato com Lucas Rocha (73-99194-0000); Diana Lemos (99107-4788) e Glauber Santos (98816-7711 ou 99118- 7535).

Acesse com seus dados:

ou
Ainda não tem acesso?
Registre-se em nosso Blog.