CMVI

Candidatos têm até esta sexta para se inscrever no ProUni

Domingos Matos, 14/06/2019 | 16:17

Hoje (14) é o último dia para que os interessados em concorrer a uma bolsa de estudos em instituição de ensino superior particular se inscrevam no Programa Universidade para Todos (ProUni). A inscrição deverá ser feita pela internet, no site do Prouni, até as 23h59, no horário de Brasília. Até o final do prazo de inscrição, os candidatos podem alterar as opções de curso. Cada estudante pode escolher até duas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.

Ao todo, serão ofertadas para o segundo semestre deste ano 169.226 bolsas de estudos em instituições particulares de ensino superior, sendo 68.087 bolsas integrais, de 100% do valor da mensalidade e 101.139 parciais, que cobrem 50% do valor da mensalidade.

As bolsas integrais são destinadas a estudantes com renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo. As bolsas parciais contemplam os candidatos que têm renda familiar bruta per capita de até 3 salários mínimos.

 

Quem pode se inscrever

Podem se inscrever candidatos que não tenham diploma de curso superior e que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. Além disso, os estudantes precisam ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em instituição privada como bolsista integral.

É preciso ter obtido ainda nota mínima de 450 pontos na média aritmética das notas obtidas nas provas do Enem. O cálculo é feito a partir da soma das notas das cinco provas, dividida por cinco. Outra exigência é a de que o aluno não tenha tirado zero na redação.

Também podem participar do programa estudantes com deficiência e professores da rede pública.

Mesa Diretora quer uma maior participação da sociedade na Tribuna Livre da Câmara de Itabuna

Domingos Matos, 14/06/2019 | 15:35

Os integrantes da Mesa Diretora da Câmara de Itabuna estarão mobilizando os demais vereadores da Casa, os servidores e os assessores parlamentares para estimularem a todos os segmentos da sociedade local a utilizarem a Tribunal Livre do Legislativo itabunense. O objetivo é ouvir as propostas da população.

Segundo o artigo 141 do Regimento Interno da Câmara de Itabuna, “Tribuna Livre é a parte da Sessão Especial destinada à manifestação da comunidade sobre matéria de interesse do Município, reivindicações ou proposições da iniciativa popular”. O espaço é aberto a qualquer cidadão itabunense e tem a duração máxima e improrrogável de trinta minutos.

A “Tribuna Livre” será usada na tarde das quartas-feiras, após o término da Sessão Ordinária da Câmara de Itabuna. Regimentalmente, caberá ao vereador Ricardo Xavier, presidente do Legislativo local, conceder a palavra aos munícipes inscritos, que terão o prazo de dez minutos, cada, para uso da palavra e não poderão ser aparteados. Na hipótese de infração será advertido pelo presidente e na reincidência terá a palavra cassada.

“A Tribuna Livre é um espaço democrático existente em todas as Câmaras de Vereadores do país, no qual os cidadãos podem falar sobre vários assuntos relacionados ao município e que podem precisar de alguma intervenção dos vereadores. Na tribuna, frente a frente com os membros da Casa e os cidadãos, o munícipe pode expressar os seus anseios quanto aos andamentos do Poder Legislativo e Executivo”, disse Ricardo Xavier.

Para fazer uso da Tribuna Livre, o cidadão deverá comprovar que é eleitor itabunense; informar previamente sobre o tema abordado, permitindo a entrega de sua exposição, por escrito, para efeito de encaminhamento a quem de direito, a critério do presidente; proceder a sua inscrição, em livro próprio, na Secretaria Parlamentar, com antecedência mínima de 48 horas de cada Sessão Ordinária. A reabertura das inscrições para o uso da Tribuna Livre ocorre a partir das 12 horas do dia seguinte da última reunião ordinária.

 

Rui diz que Reforma não pode ser discutida em tom de palanque eleitoral e garante fidelidade aos mais pobres

Domingos Matos, 14/06/2019 | 15:31

"Não vamos trair o povo mais pobre por pressão ou chantagem". A frase de Rui Costa foi publicada nas redes sociais do governador, na manhã desta sexta-feira (14), em texto que responde às declarações dadas ontem pelo também governador João Doria, de São Paulo. O gestor paulista criticou a atuação dos chefes do executivo do Nordeste a respeito da Reforma da Previdência.

"Existe um ponto que precisa ficar muito claro: a Bahia trabalha e torce para que o País dê certo. E eu tenho certeza de que o Nordeste também. A reforma precisa ser boa para os estados e proteger os mais pobres. Os governadores do Nordeste participaram de várias reuniões e continuam abertos para novas discussões, mas não baixarão a cabeça ou aceitarão qualquer tipo de chantagem ou pressão. A previdência é um assunto sério e não pode ser discutida em tom de palanque eleitoral ou mesmo com preconceito. O Brasil é um só. Nossa atitude não é de traição ao povo mais pobre", disse Rui no post publicado em todas as suas redes sociais.

 

Escolas municipais de Itabuna terão Novo Mais Educação a partir de julho

Domingos Matos, 14/06/2019 | 15:31
Editado em 14/06/2019 | 15:30

A Secretaria Municipal da Educação de Itabuna (SME) inicia no ano letivo de 2019, através do Departamento de Educação Básica (DEB), o processo para oferta da escola em tempo integral, com o Programa Novo Mais Educação (PNME). Inicialmente, o programa estará inserido em cinco escolas, beneficiando cerca 600 estudantes do Ensino Fundamental (Anos Finais). 

Segundo a secretária municipal da Educação, professora Nilmecy Gonçalves, “este direcionamento do atendimento aos anos finais faz parte da proposta de fortalecimento da identidade dos alunos e elevação dos índices de aprendizagem deste segmento, aproveitando uma iniciativa do Governo Federal”, pontuou.

Com o início do PNME previsto para 3 de julho, os alunos beneficiados permanecerão nas unidades escolares por sete horas diárias, de segunda a sexta-feira, quando participarão das aulas regulares em um turno e, no outro, das cinco oficinas ofertadas e distribuídas da seguinte forma: duas obrigatórias (Língua Portuguesa e Matemática); e três de livre escolha (entre as de Arte, Cultura, Esporte e Tecnologia). 

As oficinas serão ministradas por monitores voluntários que participaram do processo seletivo específico para o PNME, realizado em março de 2018 pela SME. Para as escolas que começarão o programa e ainda não dispõem os monitores, a coordenação do PNME no município continuará com convocação dos selecionados em 2018. Contudo, será organizado um cadastro reserva para eventuais necessidades, com análise de currículo e entrevista. Os interessados devem entregar seus currículos no DEB/SME, que funciona no Centro Administrativo Firmino Alves (Prefeitura de Itabuna), na Avenida Princesa Isabel, 678 – Bairro São Caetano. O DEB receberá os currículos nos dias 19 de junho (próxima quarta-feira) e 25 de junho (terça-feira), no horário das 09h às 15h.

Aulas de canoagem gratuita integram Projeto Sementes de Cristo em Ilhéus

Domingos Matos, 14/06/2019 | 14:28
Editado em 14/06/2019 | 14:53

A rotina de crianças e adolescentes de Ilhéus, que amam o mar e sonham um dia em serem canoeiros e velejadores, jamais será a mesma. É que o Instituto Global Brasil iniciou o Projeto Sementes de Cristo. A iniciativa visa promover aprendizado, através das aulas de canoagem, stand up paddle e outras modalidades de educação esportiva para este público.

A estratégia social acontece, graças à parceria com Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SDS). Para começar o programa, meninos e meninas, lotados em várias instituições de acolhimento, participaram da iniciação educativa com barcos voltados para o aprendizado.  

“A ideia é o envolvimento deste público nas atividades, não só no esporte, mas também na área dos estudos e relacionamento. Vale ressaltar, inclusive, o contato com a família e com os pais, a fim dea saber como as atividades refletem no comportamento delas em casa”, argumenta o consultor Paulo Roberto.

Criado há 10 anos, o Instituto Global Brasil já promoveu ações no município de Ilhéus, como limpeza de praia, doação de sangue, competições esportivas, palestras educativas sobre temas de relevância social, além de plantio de árvores na cidade. 

 

Atletas de Itacaré participam de peneira realizada pelo Flamengo

Domingos Matos, 14/06/2019 | 13:09

Cerca de 60 crianças e adolescentes de 09 a 14 anos, de diferentes bairros de Itacaré participaram na tarde de quinta-feira (13) de uma peneira realizada pelo Esporte Clube Flamengo para descobrir novos talentos no futebol. Inicialmente esses jogadores itacareenses participariam da peneira na cidade de Ubaitaba, mas num acordo feito da Prefeitura de Itacaré com o grupo de trabalho do Flamengo, a seleção foi realizada no campo do Passagem, no próprio município, sem a necessidade do deslocamento.

O trabalho de observação dos novos talentos foi realizado por Carlos Henrique Santos e Ricardo Vargas, representantes do Esporte Clube Flamengo, que destacaram o alto novel dos jovens itacareenses. Nessa primeira etapa foram selecionados sete atletas, que no dia seguinte foram encaminhado pela Prefeitura de Itacaré, acompanhado dos seus técnicos, professores e pais, para a cidade de Ilhéus, onde os avaliadores tiveram a oportunidade de avaliar melhor o desempenho de cada um.

Caso sejam selecionados, os atletas seguirão para o Centro de Formação de Atletas do Flamengo, na cidade de Curitiba, no Paraná. E se forem aprovados nos testes podem seguir para o Centro Técnico do Ninho do Urubu, no Rio de Janeiro. Entre os atletas de Itacaré o clima era de euforia e ansiedade, pois passar nos testes era iniciar a realização do sonho de se tornar um grande jogador de futebol.

NOVA PENEIRA – O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, destacou o trabalho realizado pelos observadores do Flamengo na cidade e disse não ter duvidas de que do município será um muito breve uma nova revelação no futebol, pois a cidade tem o histórico de grandes nomes nesse esporte. A Prefeitura de Itacaré também já está agendando com os observadores do Flamengo uma nova peneira, possivelmente no distrito de Taboquinhas, que deverá contar com a participação de atletas de todos os bairros, escolinhas e clubes de futebol de Itacaré, bem como os talentos do esporte da zona rural.

 

Greve Geral: Itabuna tem manifestações no Centro

Populares relatam que manifestantes furaram pneus de ônibus do transporte público

Domingos Matos, 14/06/2019 | 11:25
Editado em 14/06/2019 | 11:27

Apesar da baixa adesão dos trabalhadores do setor privado em Itabuna, atos públicos das centrais sindicais, partidos e coletivos de esquerda que apoiam a Greve Geral estão conseguindo dar sentido de paralisação dos serviços públicos, como bancos e escolas, e forçando outros setores, como o trasporte urbano - concessão pública -, a paralisarem as atividades.

Os atos estão concentrados no centro da cidade, especialmente na praça Adami e na praça Camacan. Há relatos de pneus de ônibus furados na praça Camacan, coração do sistema viário do transporte coletivo. A paralisação dos bancários também ajuda a aumentar a sensação de movimento paredista e deve interferir na vida dos cidadãos de maneira significativa.

Contra a reforma

A Greve Geral é um movimento nacional de luta contra a proposta de reforma da Previdência, que afetará a aposentadoria de milhões de brasileiros, bem como os benefícios sociais, como BPC e auxílio-doença. 

Pela proposta do governo Jair Bolsonaro, o trabalhador deverá trabalhar mais tempo - em alguns casos chegando aos 70 anos -, combinando tempo de serviço e tempo de contribuição, para ter direito à integralidade do salário.

A mesma coisa em relação aos beneficiários e pensionistas: apenas com o passar dos anos o  benefício vai sendo reajustado até atingir o valor integral do salário mínimo. 

Consórcio de Desenvolvimento Sustentável acompanha fiscalização ambiental em Buerarema e Ubaitaba

Domingos Matos, 13/06/2019 | 19:39
Editado em 13/06/2019 | 15:30

Cumprindo o cronograma de visitações aos municípios consorciados na segunda semana do mês de junho, técnicos ambientais do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Litoral Sul (CDS- LS) visitaram os municípios de Buerarema e Ubaitaba.

Na segunda-feira, dia 10, a equipe do CDS-LS realizou fiscalização, juntamente com a Diretoria de Fiscalização Ambiental de Buerarema em três empreendimentos relacionados a vendas de produtos oriundos de sucatas para a renovação de licenças ambientais.

Já na quarta-feira, 14, na companhia do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Pesca e Meio Ambiente de Ubaitaba, Wilson Lima, o engenheiro agrônomo do CDS-LS, Lucius Flavius Ourives, fez orientações em processos sobre a necessidade da licença ambiental para evitar possíveis riscos ou danos ambientais para a comunidade.

“A nossa intenção é realizar o trabalho com as secretarias municipais responsáveis da melhor forma possível. Evitando desgastes ambientais e garantindo a segurança e conforto de todos os moradores das localidades”, explicou Lucius Flavius Ourives.

 

Itacaré: 6ª Edição do Forró da Praça da Bíblia começa nesta sexta-feira

Domingos Matos, 13/06/2019 | 18:32

A tradição dos festejos juninos continua em Itacaré com o São João nos Bairros, com festas nas mais diversas comunidades. E nesta sexta-feira começa a 6ª Edição do Forró da Praça da Bíblia, uma festa que já virou tradição e que todos os anos atai turistas e moradores dos mais diversos bairros de Itacaré. A festa acontece nos dias 14 e 15 de junho, com grandes atrações, além de comidas e bebidas típicas, apresentação de quadrilhas juninas e muitas brincadeiras.

De acordo com a programação, no dia 14 a festa começa com a apresentação da quadrilha junina Lá Vem a Zorra, seguindo com as bandas Bonde do Chamego, Robson Beguini e Andrezão dos Teclados. Já no dia 15 a festa continua às 19 horas com a apresentação da quadrilha junina Vila Madalena, seguindo com as bandas Bonde do Chamego, Juninho dos Teclados e Zalela e Banda. A realização é da comunidade da Praça da Bíblia, com o apoio da Prefeitura de Itacaré e Câmara de Vereadores.

O São João nos Bairros é um evento que acontece durante o mês de junho em Itacaré e tem o objetivo de envolver as mais diversas comunidades, da sede e da zona rural. O prefeito Antônio de Anízio destacou que a proposta é que a comunidade se reúna para comemorar a alegria num dos ritmos mais tradicionais do Nordeste que é o forró. De acordo com ele, é importante manter viva a tradição, a música, os costumes e a animação típica da região, por isso é que a Prefeitura se une às comunidades para realizar o São João nos Bairros.

O São João nos Bairros Itacaré continua nos dias 16 com a festa no bairro da Marambaia, que terá como atrações os paredões durante todo o dia, a partir das 13 horas, seguindo à noite com shows das bandas Bonde do Andrezão e Luciano Cruz o Miseravinho. Já nos dias 20 e 21 de junho será no bairro da Passagem, dias 22, 23 e 24 de junho no bairro do Marimbondo e 23 e 24 no Porto de Trás. Também nos dias 23 e 24 acontecerá a festa do Clube da Melhor Idade, na Praça do Canhão. Ainda está prevista a festa de São João do bairro Angelin.

 

Centro de Itabuna: Lojas Americanas é alvo da ação de bandidos

Domingos Matos, 13/06/2019 | 17:31

Quatro homens em um carro Fox vermelho invadiram, na madrugada desta quinta-feira (13), a Lojas Americanas, localizada em frente ao Restaurante Popular, centro de Itabuna.

Até agora o que se sabe é que o bando conseguiu levar do estabelecimento quatro televisores de 32 polegadas, além de outros eletrodomésticos menores.

Segundo informações, os suspeitos conseguiram derrubar a porta principal, utilizando o veículo em marcha a ré. A polícia Militar foi acionada, assim como a empresa que presta serviço de segurança à loja. 

De acordo com testemunhas, os bandidos, após o roubo, fugiram sentido Avenida Nações Unidas.

Bahia utilizará Reconhecimento Facial nos jogos da Copa América

Domingos Matos, 13/06/2019 | 16:35

Destaque nos maiores eventos esportivos do mundo, a polícia baiana inova mais uma vez, na Copa América, com a estreia do sistema de Reconhecimento Facial em um torneio internacional. Disponível dentro e no entorno da Arena Fonte Nova, nas Estações de Metrô, Aeroporto e em pontos estratégicos, a tecnologia é mais uma aliada para a prevenção de crimes. Além das câmeras que permitem a identificação de pessoas procuradas, mais 190 aparelhos vão auxiliar o monitoramento no perímetro do evento.

À frente da tecnologia, mais de 11 mil profissionais vão garantir a segurança dentro e fora da Arena. Do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), policiais civis, militares, técnicos e bombeiros, além de representantes de forças federais e municipais, defesa civil e saúde, têm acesso às imagens da festa, facilitando o acionamento das instituições em casos de emergência. No total, 28 instituições públicas e privadas integram o CICC. Drones serão utilizados para captar situações de crise.

O centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICC-M) ficará estacionado na frente da Arena, recebendo as imagens do entorno e de dentro do estádio. O secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, revelou que o veículo também recebe informações do sistema de Reconhecimento Facial, facilitando a comunicação das equipes. “Queremos tornar a Bahia referência em segurança de grandes eventos esportivos, como aconteceu nas copas do Mundo e das Confederações, e nas Olimpíadas”, enfatizou o gestor.

 

Esquema

As atividades da Polícia Militar já tiveram início, com a escolta das delegações e a varredura dos hotéis onde as equipes do primeiro jogo, as seleções de Colômbia e Argentina, estão acomodadas. Os Centros de Treinamento e a Arena ainda passam por revistas.

Também é a PM que fará o controle do que entra no perímetro que cerca a Arena Fonte Nova. O trabalho desenvolvido no entorno e dentro da Fonte Nova contará com o apoio de diversas unidades especializadas como o Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos (Bepe), de Polícia Montada, de choque (BPChq), de Operações Policiais Especiais (Bope) e de Motociclistas (Águia), entre outros.

A instalação de nove portais de abordagem vai permitir a revista dos torcedores e profissionais que vão atuar no estádio e nos arredores, evitando o acesso de objetos que possam oferecer riscos à vida. Outros quatro pontos de verificação veicular também vão auxiliar a fiscalização das pessoas que terão acesso ao estádio.

Já a Polícia Civil atuará com policiais infiltrados nas áreas interna e externa do estádio, em atividade semelhante à realizada no Carnaval de Salvador. As equipes veladas fazem a observação de suspeitos e, confirmado o delito, acionam guarnição mais próxima para condução. A Delegacia Móvel ficará estacionada em frente à Arena e um posto do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom) será montado na área interna do estádio, caso haja necessidade de registro de ocorrência. Equipes de pronto emprego da Coordenação de Operações Especiais (COE) e integrantes do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP) também estarão disponíveis.

O Corpo de Bombeiros Militar, por sua vez, estará de prontidão com equipes especializadas em atendimento pré hospitalar, tendo à disposição uma ambulância, além de profissionais de combate a incêndio e de outras áreas de atuação, como de engenharia.

Já o Departamento de Polícia Técnica vai disponibilizar o serviço de identificação humana, promovendo o confrontamento de informações captadas pelo sistema de Reconhecimento Facial. Equipes especializadas permitirão a análise de documentos, detectando peças falsificadas. Unidades móveis realizarão exames das áreas criminalísticas e de Medicina Legal e estarão à disposição, com a realização de laudos de identificação de drogas e de lesões corporais.

 

 

 

Mega-Sena acumula e vai pagar R$ 115 milhões no sábado

Domingos Matos, 13/06/2019 | 15:41

O concurso 2.159 da Mega-Sena não teve acertadores no prêmio principal.  Os números sorteados foram: 14 - 26 - 35 - 38 - 45 - 53.

A quina - cinco números - teve 150 ganhadores, cabendo a cada um deles R$ 27,68 mil. A quadra - quatro números - registrou 9.781 acertadores. Cada um ficará com R$ 687,24. O próximo sorteio da Mega-Sena será neste sábado (15). A previsão é de um prêmio de R$ 115 milhões.

Clínica Escola da Unime oferece atendimento odontológico em Itabuna

Domingos Matos, 13/06/2019 | 14:30

A Clínica Escola de Odontologia da Unime Itabuna oferece serviços odontológicos, como limpeza e remoção de tártaro, aplicação de flúor, extrações e restaurações, gratuitamente. Os interessados devem comparecer ao campus I da unidade de ensino, de segunda a sexta, das 8h30 às 11h30; 14h30 às 17h30 ou 19h às 21h, para efetuar a inscrição. É cobrada taxa única de R$ 25 (para casos de pacientes comprovadamente carentes não há cobrança da taxa).

Inaugurada em agosto de 2018, a Clínica Escola de Odontologia Unime já prestou aproximadamente 1,5 mil atendimentos, realizados por alunos matriculados em disciplinas clínicas e supervisionados por professores da instituição. “Além de muito importante e obrigatório para a formação dos alunos, os atendimentos são fundamentais para a comunidade que, muitas vezes, depende dessa oferta. Trata-se de um atendimento extremamente cuidadoso e feito com muito carinho por todos que fazem parte da clínica”, comenta Vagner Mendes, coordenador do curso de Odontologia.

Os atendimentos são voltados a crianças, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência. Tratamento de canal (endodontia), radiografias periapicais, prótese fixa (ponte fixa), prótese total (dentadura), prótese parcial removível (Roach), biópsias em regiões da boca e implantes dentários também estão disponíveis na unidade.

Após a inscrição, os pacientes são chamados para atendimento de acordo com o número de vagas que surgem ao longo do ano. "Não há data limite para inscrição ou número de vagas. A renovação do atendimento é constante", justifica Mendes.

 

Ilhéus empossa novos secretários

Domingos Matos, 13/06/2019 | 14:21
Editado em 13/06/2019 | 14:09

Dois novos secretários municipais tomaram posse dos cargos na manhã desta quinta-feira (13). As mudanças de gestores fazem parte da reforma Administrativas propostas pelo prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre. A cerimônia de posse aconteceu no Centro Administrativo, no bairro da Conquista, com a presença dos novos ocupantes.

O auditório ficou pequeno para a quantidade de pessoas que queriam assistir à posse. Silvana da Costa Anunciação vai assumir a Chefia de Gabinete do prefeito Mário Alexandre. Fábio Manzi Junior a Secretaria Municipal da Cultura e Turismo e Jerbson Moraes a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Urbanismo são os novos secretários.

O prefeito empossou ainda secretários que já faziam parte da equipe municipal. Na reforma publicada no Diário Oficial do Município, versão online, com mudanças em algumas nomenclaturas. Para as secretarias municipais, Átila Dócio a Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil; Bento José Lima Neto a Secretaria de Gestão e Tecnologia; Eliane Oliveira da Silva a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer.

Geraldo Magela Ribeiro a Secretaria de Saúde; Hélio Ricardo a Secretaria de Comunicação Social; Hermano Fahning a Secretaria de Serviços Urbanos; Márcio Cunha Rafael dos Santos a Secretaria da Fazenda e Orçamento; Rubenilton Santos Silva a Secretaria de Desenvolvimento Social; Alex Santos de Souza a Controladoria Geral; Jefferson Domingues a Procurador Geral; Antônio Rodrigo Viana Ramos a Tesoureiro e Gilson Nascimento a Diretor-Geral Sutram.

Além destes, Joélia Sampaio a Superintendência de Meio Ambiente e Urbanismo; Eduardo Haendel de Castro a Superintendência do Fundo Municipal de Saúde; Jhonni Calazans a Superintendência de Obras; Mauro Alves a Superintendência de Relações Institucionais; José Victor a Superintendência de Agricultura e Pesca; Angelito Dias a Superintendência de Ações Regionais; Paulo Sérgio a Superintendência de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio.   

O prefeito destacou a importância de cada gestor e disse ter confiança na competência dos secretários. Ele também agradeceu ao empenho dos antigos gestores de cada uma das pastas. ”As mudanças vão reforçar ainda mais a ação da Prefeitura, que vem escrevendo história na cidade, sobretudo por ter uma equipe qualificada”, disse o prefeito Mário Alexandre.

 

Itabuna assina convênio com a PRF e oficializa nova sede da Escola João Café

Domingos Matos, 13/06/2019 | 13:29

Os alunos circunscritos à Educação no Campo nos arredores da sede da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no quilômetro 503 da BR-101, nos limites da cidade de Itabuna estão muito felizes com a nova sede da Escola João Café, numa sala de aula confortável, climatizada, com estrutura de excelência, organizada num dos locais mais tranquilos e seguros daquela região: a própria sede da PRF. 

A articulação de uma sala de aula dentro da delegacia para atender aos alunos da Educação no Campo surgiu numa parceria entre a própria PRF e a Secretaria Municipal da Educação (SME), ainda no final de 2018. 

A concretização se deu a partir da disposição da SME em garantir toda a estrutura educacional pertinente à iniciativa (equipe docente e coordenação pedagógica) e a partir da estruturação da sala, aproveitando o seu staff original (mobiliário, equipamentos), articulado para o funcionamento, ali, de um auditório. 

Hoje, já com a sala em funcionamento e atendendo 9 estudantes no horário das 13h às 17h e mais 16 da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no horário das 19h às 22h, o prefeito de Itabuna Fernando Gomes oficializou a parceria com a PRF, com a assinatura do Convênio 003/2019, em seu gabinete montado no canteiro de obras do Teatro Candinha Dórea. 

Estiveram presentes no Ato de Assinatura a secretária municipal da Educação, professora Nilmecy Gonçalves; o chefe da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, Marcus Vinicius Rodrigues; o inspetor adjunto Vinícius Alcântara; e a diretora do Centro de Atenção Integral à Criança Jorge Amado – CAIC, professora Stella Maria Cruz Soares, que assinou o documento como testemunha. 

Com a oficialização da parceria, a Escola Municipal do Campo João Café passa a ser uma das mais bem equipadas da Rede Municipal, contando com o apoio da PRF para a retomada da credibilidade da rede, melhoria da qualidade do ensino e melhoria dos indicadores da Educação no Campo. 

Acesse com seus dados:

ou
Ainda não tem acesso?
Registre-se em nosso Blog.