Geral

Marinha divulga nota com alerta de ressaca em Ilhéus

Domingos Matos, 18/07/2017 | 10:33

NOTA À IMPRENSA

Salvador, em 18 de julho de 2017.

A Marinha do Brasil (MB), por meio do Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN), informa que está em vigor um aviso de ressaca, emitido pelo Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), que prevê ondas de até 2,5 metros na área litorânea compreendida entre Ilhéus (BA) e Natal (RN), válido até às 09h desta quarta-feira (19).

A MB permanece atenta à situação do tempo e, em caso de necessidade, as Organizações Militares responsáveis pela segurança da navegação na área marítima sob a responsabilidade do Com2ºDN poderão ser acionadas, em qualquer horário, por meio dos telefones abaixo elencados. Pedidos de auxílio também podem ser encaminhados para o Serviço de Busca e Salvamento Marítimo (SALVAMAR) Leste, operado pelo Comando do 2º Distrito Naval em Salvador.

Capitania dos Portos da Bahia: (71) 3507-3777

Capitania dos Portos de Sergipe: (79) 3711-1600

Delegacia da Capitania dos Portos em Ilhéus: (73) 3222-5100

SALVAMAR LESTE: 0800 284-3878

Iniciadas obras de ampliação da Radioterapia da Santa Casa

Os recursos foram direcionados de um acordo de processo trabalhista com as Lojas Americanas

Domingos Matos, 17/07/2017 | 22:30
Editado em 17/07/2017 | 22:31

A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna iniciou as obras de ampliação do Centro de Radioterapia, projeto que prevê a construção de um bunker para instalação do novo Acelerador Linear, destinado ao tratamento de pacientes com câncer.

Os recursos utilizados na obra foram garantidos a partir da homologação de uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público do Trabalho, que direcionou parte do recurso recebido em um acordo de Processo Trabalhista para a Unidade de Radioterapia. A homologação foi feita pela juíza da 2ª Vara do Trabalho de Itabuna, Dra. Eloína Machado.

As obras foram iniciadas na primeira semana de julho e, segundo o engenheiro responsável, Chico França, estes primeiros quinze dias estão dedicados à análise e sondagem de solo e obras de fundação. “É uma obra diferenciada pela especialidade do serviço que irá abrigar. Somente esta etapa de concretagem tem a previsão de 120 dias, pois, de acordo com o Projeto de Proteção Radiológica, há um cinturão de paredes primárias com espessura de concreto em torno de 2 metros, além de barreiras secundárias com média de 1,20 metros de puro concreto”, declarou o engenheiro.

Todo Projeto de Proteção Radiológica, também chamado de Cálculo de Blindagem Estrutural, específico para a construção do novo bunker foi produzido e assinado pelo Físco-médico, especialista em Proteção Radiológica e Supervisor Técnico da Santa Casa de Itabuna para a área, Milton Coelho Maciel. O Responsável Técnico e Diretor do Centro de Radioterapia de Itabuna é o médico radioterapeuta Erick Santarém da Costa. Ambos respondem junto à Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

Mais de 350 internos atendidos na Feira de Saúde do Conjunto Penal de Itabuna

Domingos Matos, 12/07/2017 | 09:05
Editado em 12/07/2017 | 09:06

A segunda edição da Feira de Saúde do Conjunto Penal de Itabuna (CPI) realizou 316 atendimentos nessa segunda-feira (10), em diversas especialidades, como clínica-geral, ginecologia, ortopedia, psiquiatria etc. Além desses, também dentro da programação da feira, serão realizados, nas próximas quarta e quinta-feiras (12 e 13), mais 40 atendimentos, já agendados, perfazendo um total de 356 consultas e procedimentos.

A Feira de Saúde foi promovida pela empresa Socializa Brasil, que faz a administração do Conjunto Penal em regime de cogestão com o governo do Estado, através da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap). De acordo com o diretor do CPI, capitão PM Adriano Jácome, a feira foi um grande sucesso, não apenas pelos números alcançados, cerca de 30% de toda população carcerária da unidade, mas pela mensagem que ações como essa passam, para os internos e para a sociedade.

“Com a colaboração da nossa equipe, o esforço da empresa Socializa e a parceria de diversos profissionais da saúde e ONGs, foi possível mostrar a todos que o Estado não se preocupa apenas em punir quem tenha cometido algum delito. A privação de liberdade é apenas um dos processos na tentativa de recuperação do indivíduo apenado. O que se busca é ainda mais que a ressocialização, ou seja, a reintegração de cada um desses reeducandos à sociedade, de maneira digna”, afirmou o diretor.

A feira em números

Entre os atendimentos realizados nas diversas especialidades, a clínica-geral foi a mais procurada, com 113 consultas. Em seguida, os testes rápidos para detecção de HIV/Sífilis somaram 85 (em duas modalidades, sangue e fluído oral); nutrição foram 17; fisioterapia 13; psiquiatria 11; ginecologia 10; e ortopedia 5. Ainda foram realizadas oficinas com o grupo Se Toque de prevenção ao câncer de mama com 42 internas e de pilates com outras 20. Ainda estão programadas outras consultas com urulogista (20) e angiologista (20).

Além dos estandes médicos, foi instalado um anexo da farmácia do Conjunto Penal, que forneceu medicamentos para todos os internos que receberam prescrições de substâncias para o tratamento. Os exames solicitados serão realizados nas redes pública e conveniada nos próximos dias.

Itacaré cria o Sistema Municipal de Cultura

Domingos Matos, 12/07/2017 | 08:50

Itacaré já conta com o Sistema Municipal de Cultura. O prefeito Antônio de Anízio sancionou nesta segunda-feira a Lei 297, discutida amplamente com a comunidade e aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores, que define os princípios, objetivos, estrutura, organização, gestão, inter-relações entre seus componentes, funcionamento e financiamento do Sistema de Cultura de Itacaré, que tem por finalidade promover o desenvolvimento humano, social e econômico, com pleno exercício dos direitos culturais.

De acordo com a nova lei, o Sistema Municipal de Cultura (SMC) integra o Sistema Estadual de Cultura da Bahia e o Sistema Nacional de Cultura e se constitui no principal articulador, no âmbito municipal, das políticas públicas de cultura, estabelecendo mecanismos de gestão compartilhada com os demais entes federados e a sociedade civil. 

A Política Municipal de Cultura estabelece o papel do poder público na gestão da cultura, explicita os direitos culturais que devem ser assegurados a todos os munícipes e define pressupostos que fundamentam as políticas, programas, projetos e ações formuladas e executadas pela Prefeitura de Itacaré, com a participação da sociedade, no campo da cultura.

Fundador da maior comunidade sobre chocolate do mundo estará no Festival em Ilhéus

Domingos Matos, 11/07/2017 | 00:00

Durante a nona edição do Festival Internacional do Chocolate e Cacau – Chocolat Bahia, que acontece de 20 a 23 de julho em Ilhéus, especialistas internacionais ministrarão palestras gratuitas sobre diversos aspectos do setor. 

O passado, presente e futuro do chocolate artesanal será o tema abordado pelo escritor norte americano Clay Gordon, autor do livro Descubra o chocolate: o guia final de compra, degustação e aproveitamento de chocolate fino (em livre tradução). Gordon também é fundador da TheChocolateLife.com, maior comunidade focada exclusivamente no chocolate no mundo.

Os indianos radicados nos Estados Unidos Andal Balu e Mannarsamy Balasubramanian apresentarão tecnologias para processamento do cacau e produção de chocolate artesanal a partir da amêndoa. O casal é proprietário da indústria CocoaTown, em Atlanta, que projeta, fabrica e distribui uma linha de equipamentos compactos para ajudar pequenos produtores a fazer chocolate gourmet bean to bar (do grão à barra). Já a portuguesa Goretti Silva, professora de Turismo e proprietária da empresa Na Rota do Chocolate, na região de Viana do Castelo, em Portugal, trará o tema Turismo associado ao chocolate.

Todas as palestras serão realizadas no Centro de Convenções de Ilhéus, a partir das 16h do dia 22, durante o Chocoday, parte da programação do Chocolat Bahia - 9º Festival Internacional do Chocolate e Cacau. A entrada é gratuita.

Conjunto Penal de Itabuna realiza Feira de Saúde

Domingos Matos, 07/07/2017 | 13:13

Será realizada, na segunda-feira (10), uma feira de saúde no Conjunto Penal de Itabuna (CPI). O evento, em sua segunda edição, é promovido pela Socializa Brasil, empresa que administra a unidade prisional em regime de cogestão com o Governo do Estado, através da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap).

Por meio de parcerias com profissionais médicos, clínicas e ONGs, serão oferecidos, aos internos e internas, atendimentos médicos, palestras educativas e ações preventivas. Diversas especialidades serão contempladas, entre elas clínica geral, ortopedia, odontologia, oftalmologia e nutrição.

Além de atendimentos e consultas nessas especialidades, o Grupo de Apoio e Prevenção à Aids (Gapa), fará oficinas de prevenção e realizará o teste rápido para detecção do HIV. Também serão realizados exames de acuidade visual e teste para detecção da tuberculose.

A II Feira de Saúde do Conjunto Penal de Itabuna é um complemento aos serviços já oferecidos diariamente aos custodiados no CPI. A ideia é reunir num mesmo espaço um grande público, que além de receber atendimentos, será multiplicador das informações de prevenção, tanto junto a outros internos quanto a seus familiares.

No dia a dia, são realizadas dezenas de consultas com clínicos-gerais e outras especialidades, a exemplo de Psiquiatria e Odontologia – incluindo cirurgia buco-maxilar –, além de Psicologia, todas com suporte da Assistência Social, que conta com seis profissionais.

A expectativa é também estender diversos serviços ao público externo, especialmente às visitas e funcionários, que receberão, ao longo da semana, materiais educativos com dicas e orientações para prevenção de doenças e cuidados com a saúde.

A Feira de Saúde também terá eventos dedicados à saúde da mulher e orientações para o acompanhamento das gestações pelas internas grávidas. Atualmente o Conjunto Penal de Itabuna possui cinco mulheres com gravidez confirmada. A equipe de Enfermagem faz o acompanhamento pré-natal com consultas mensais – na rede pública recomenda-se pelo menos seis ao longo da gravidez, o que é, normalmente, usado como número máximo de consultas.

Via Secom

Canavieiras: Rui inaugura obras e entrega equipamentos para pescadores e marisqueiros

Domingos Matos, 07/07/2017 | 11:29

Neste domingo (dia 9), o governador Rui Costa estará no Canavieiras, no sul do estado, onde participa, a partir das 9h, das festividades em comemoração ao padroeiro do município, São Boaventura. Além disso, ele inaugura obras e entrega equipamentos para trabalhadores da região. Serão inaugurados as reformas do Aeródromo Sócrates Resende e do Posto Rodoviário.

O governador fará ainda a entrega 40 barracas para a Associação dos Produtores Rurais da Região de Canavieiras, além de equipamentos de pesca, mariscagem, salvatagem e beneficiamento de mariscos para 450 pescadores e marisqueiros das reservas extrativistas. Rui também vai assinar a autorização para a Companhia Engenharia Rural da Bahia (Cerb) a realizar estudos hidrogeológicos, visando elaboração de projetos para perfuração de quatro poços na cidade.

Campanha do Hiper Itão distribui mais de R$ 160 mil em prêmios

Primeiro Renault Sandero 0Km da promoção foi entregue nesta quarta (5)

Domingos Matos, 06/07/2017 | 21:04

A Rede de Supermercados Itão distribuirá mais de R$ 160 mil em prêmios durante o 4º PromoItão, com o sorteio de 100 vales-compras e 3 carros 0Km. Nesta quarta (5), Averaldo Santana Barbosa, de Ibicaraí, no sul da Bahia, recebeu a chave do Renault Sandero Expression sorteado em 14 de junho. Rodinei Marikson, gerente do Hiper Itão do Centro Comercial, e representantes de empresas parceiras fizeram a entrega do veículo.

O Sandero foi sorteado no Hiper Itão de Ilhéus. “Estava planejando comprar um carro agora, quando recebi essa notícia”, afirma Averaldo. Ele já planejou a primeira viagem a bordo do Sandero. “Vou para Bom Jesus da Lapa. Viajo para lá quase todos os anos”. A viagem tem data marcada, segundo ele: 2 de agosto.

O supervisor comercial da Rede Itão, Josival Nascimento, também participou do ato de entrega do veículo. Segundo o supervisor, a campanha tem amplitude regional e os resultados a cada sorteio surpreendem. “Temos obtidos resultados fantásticos tanto em número de cupons como na adesão de clientes”, afirma.

Credibilidade

A ação promocional tem a participação de empresas parceiras do Itão. Isaías Neto, supervisor de vendas da Yoki, aponta a imagem da rede de supermercados como um dos fatores que levam a Yoki a participar das campanhas. “O Itão tem credibilidade muito grande em toda a região e em nível nacional. A Nielsen, por exemplo, usa a rede como medição [para aferir consumo]. O Itão é comprometido com o que faz, com o público e o atendimento”.

Arlete Oldenburg, da Mili, também ressalta a imagem da empresa. “Conseguimos crescer com as campanhas do Itão, rede que é grande parceira e empresa séria”. Para Bruno Mariano, da Itaipava/Grupo Petrópolis, as campanhas revelam a força do Itão.

O supervisor regional Maurecy Araújo, da Mauricéa, diz que a participação na campanha representa “o fortalecimento das duas marcas”. Marcos Almeida Júnior, Master e Chocosul, lembra que a relação das duas marcas com a rede de supermercados tem mais de 20 anos, sendo três deles com a Master Distribuidora. “O Itão, para nós, é certeza de visibilidade, uma grande vitrine”, pontua.

A campanha

O 4º PromoItão já sorteou 50 vales-compras de R$ 500,00 cada um e o primeiro dos três veículos 0km. De julho a novembro, serão sorteados mais 50 vales-compras – 10 deles a cada mês. Em dezembro, a rede sorteará dois Renault Sandero Expression 0km. Todos os cupons depositados em urnas das lojas da rede em Ilhéus e em Itabuna desde o início do ano concorrem aos sorteios mensais.

Uesc divulga nota esclarecendo decisão do TCE

Domingos Matos, 05/07/2017 | 10:37

A Reitoria da Universidade Estadual de Santa Cruz divulgou Nota a respeito da decisão do TCE, que rejeitou as contas de dois ex-reitores, imputando sanções a ambos, em julgamento ocorrido no dia 28 de junho.

NOTA

A título de esclarecimento, em respeito aos ex-Reitores da UESC Renée Albagli Nogueira e Antonio Joaquim Bastos da Silva, esclarecemos à Comunidade que da Decisão do Tribunal de Contas do Estado da Bahia nos autos do Processo nº TCE/003662/2006, no ticiada pela Imprensa Regional, ainda cabe recurso.

Trata-se do Convênio nº 049/2003 firmado entre esta Universidade e a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), com interveniência do Instituto Anísio Teixeira, cuja prestação de contas foi feita a o citado Instituto, que, sabe-se agora, por razão que desconhecemos, deixou de encaminhá-la ao Tribunal de Contas do Estado no bojo da prestação de contas da Secretaria da Educação, resultando no julgamento do TCE do dia 28/06/2017.

Certamente, com Recurso de Apelação a ser formulado junto àquela Corte de Contas pelos ex-gestores, a decisão será revertida

Publicada em 30.06.2017

Fórum de Gestores discute violência escolar

Domingos Matos, 05/07/2017 | 10:29

O Núcleo Regional de Educação – NTE 5, realiza nesta quarta-feira o 1º. Fórum de Gestores. O evento, que acontece das 8 às 18 horas no Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, em Itabuna, tem como tema “Violência Escolar: Políticas Públicas e práticas educativas para o ensino básico”.

O fórum reúne gestores e educadores, além de representantes da comunidade.

Acesse com seus dados:

ou
Ainda não tem acesso?
Registre-se em nosso Blog.