CMVI

Geral

Justiça determina que município restabeleça funcionamento do transporte coletivo em Itabuna

Domingos Matos, 15/07/2019 | 15:05
Editado em 15/07/2019 | 15:00

A pedido do Ministério Público estadual, a Justiça determinou na tarde da última sexta-feira (12), que o município de Itabuna adote imediatamente todas as medidas legais e contratuais para restabelecer o funcionamento do serviço de transporte coletivo de ônibus e impedir nova paralisação na cidade.

Segundo o promotor de Justiça, Patrick Pires, autor do novo pedido de tutela de urgência, desde o dia 9 de julho, nenhum ônibus do sistema de transporte coletivo urbano circulou em Itabuna, “gerando uma situação de caos no transporte público, com o aparecimento, inclusive, de transportes clandestinos e aplicação de valores abusivos”. A Justiça determinou ainda a imediata implantação do valor de R$ 3,12 para a tarifa de ônibus, como consequência da aplicação da fórmula paramétrica prevista nos contratos de concessão e estudo tarifário realizado pela Agência de Regulação, Controle e Fiscalização dos Serviços Públicos (Arsepi). Na decisão, o juiz Ulysses Maynard Salgado intimou o Município para informar, no prazo de 48 horas, as medidas que tem adotado para a regularização do serviço no município.

Até o fechamento dessa matéria, a greve dos rodoviários continuava com 100% da frota. 

Governo e PM discutem segurança para inauguração do Teatro Municipal em Itabuna

Domingos Matos, 15/07/2019 | 13:28
Editado em 15/07/2019 | 14:09

Discutir detalhes da segurança no dia da inauguração do Teatro Municipal Candinha Dória. Esta foi a pauta de uma reunião entre o prefeito Fernando Gomes e o comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel PM Daniel Riccio. O evento ocorrerá no dia 26 de Julho, na semana de comemorações pela passagem dos 109 anos de emancipação política e administrativa de Itabuna. Também participou da reunião o Secretário Municipal de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, Jorge Vasconcelos.

Para o prefeito Fernando Gomes, a paz e a segurança são fundamentais para o sucesso do evento. “Como transcorreu em todos os eventos que realizamos – São Pedro e Carnaval Antecipado -, estamos planejando toda segurança para que este dia seja impecável em todos os sentidos”, destacou o prefeito. Na oportunidade, eles fizeram uma vistoria geral em toda área do teatro.

“Visitamos a área externa onde acontecerão os shows e também o seu entorno, para ter uma dimensão de como nós do 15º BPM e do CPRSul iremos dispor o policiamento, oferecer o serviço de segurança condizente com o evento”, explicou o tenente-coronel PM Riccio. E acrescentou informando que conversou inclusive com engenheiro responsável, solicitando algumas intervenções. “Quem adentrar no circuito do evento será revistado, e no seu entorno o policiamento será reforçado, sendo importante ressaltar que sem prejuízo para o policiamento nos bairros”.

 

 

 

Marinha divulga alerta de ventos de até 74 km/h no sul da Bahia

Domingos Matos, 15/07/2019 | 08:29

A Marinha do Brasil divulgou no domingo (14) um alerta de ocorrência de ventos de até 74 km/h, entre a madrugada de terça-feira (16) e manhã de quarta-feira (17) no sul da Bahia. Os ventos fortes estão previstos para ocorrer na região da cidade de Caravelas.

De acordo com a Marinha, os ventos devem ocorrer por conta da formação de um sistema de baixa pressão nas proximidades da região sul do Brasil, que está indo para sudoeste e sudeste, com intensidade de até 74 km/h (40 nós) no litoral, entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, ao sul de Laguna (SC), entre esta segunda-feira (15) à noite e terça-feira à noite.

O avanço do mesmo sistema poderá provocar os ventos fortes entre o litoral do estado de Santa Catarina, ao norte da cidade de Laguna (SC), e o litoral do estado da Bahia, ao sul de Caravelas.

Por conta das condições meteorológicas, podem ocorrer ondas com altura entre 3,0 e 3,5 metros, mas isso entre o norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, ao sul de Laguna (SC). Com relação à Bahia, não houve aviso referente a ondas altas. (Com informações do G1)

 

Por agradecimento, filho de paciente faz tatuagem com a logo da Santa Casa

Domingos Matos, 11/07/2019 | 14:19

Na manhã desta quinta (11), uma notícia surpreendeu a equipe da Santa Casa de Misericórdia: o filho de um paciente tatuou a logomarca da Santa Casa, como forma de agradecimento ao atendimento dado ao pai.

Vivaldo Costa Gomes Filho conta que fez a tatuagem há um mês quando o pai, que é paciente oncológico do SUS, se internou para tratamento. “O hospital recebeu ele muito bem e fez todos os procedimentos que ele precisou. Quando ele teve alta eu resolvi fazer a tatuagem em homenagem ao tratamento que a equipe do hospital deu a ele”, disse.

Na oportunidade, a gerente SUS da instituição, Lânia Peixoto, presenteou Vivaldo com livros sobre a história e o centenário da Santa Casa. “Essa é uma forma de agradecer pela credibilidade e o carinho ofertados à nossa instituição”, falou.

Ela registrou a gratidão a Vivaldo Filho por confiar nos serviços que a Santa Casa de Itabuna presta aos seus pacientes, “pautados na missão de servir com excelência a experiência do cuidar”.

Presidente do CDS-LS busca parcerias para fortalecer municípios regionais

Domingos Matos, 11/07/2019 | 14:04

O presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Litoral Sul (CDS-LS) e prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, se reuniu na manhã desta quinta-feira, na sede da Amurc, com o secretário executivo do CDS-LS, Luciano Veiga, a gerente regional do Sebrae, Claudiana Figueiredo, a analista de projetos do Instituto Arapyaú, Adriana Cestari, e a especialistas em eficiência municipal da empresa Gove, Nágila Cardoso e Ricardo Ramos, para discutir a importância de firmar cada vez mais parcerias visando o fortalecimento dos municípios regionais.

O objetivo é discutir problemas comuns enfrentados pelos municípios e a partir saí trocar experiências de ações positivas para que cada um possa contribuir trazendo soluções para diminuir as dificuldades. E segundo o prefeito de Itacaré, tanto o Consórcio quanto o Sebrae e o Instituto Arapyaú tem sido grande parceiros dos municípios, contribuindo com projetos e com a qualificação profissional das equipes das prefeituras no Sul da Bahia.

Na oportunidade, o prefeito prestigiou a 3ª Oficina de Melhoria do Equilíbrio Fiscal, realizada também na sede da Amur, reunindo secretários e técnicos dos municípios associados. A oficina é realizada em parceria com a empresa Gove e o Instituto Arapyaú e busca trazer novas informações sobre o Equilíbrio Fiscal das Prefeituras.

A iniciativa é realizada desde março deste ano, com o objetivo de aumentar as receitas municipais e otimizar as despesas. No encontro, os participantes buscam promover a troca de aprendizados adquiridos com a implementação das ações nos municípios, verificando as dificuldades e os resultados obtidos.

Super Férias do Jequitibá terá oficinas e apresentação teatral para as crianças

Domingos Matos, 11/07/2019 | 13:40

O Shopping Jequitibá, em Itabuna, está realizando durante o mês de julho, o projeto Super Férias, com atividades culturais e recreativas para as crianças. De hoje (11) a sábado das 14 às  20 horas e no domingo, das 13 às 17 horas, a Escola Kumon oferece oficinas gratuitas de Linguagem, Coordenação Motora e Matemática, áreas importantes para o desenvolvimento do raciocínio e da criatividade infantil.

Durante as oficinas, serão desenvolvidas ações como contaçāo de histórias, interagindo com a criançada através da interpretação; flachs card, com memorização de imagens associando aos sons das palavras, estímulo ao mundo da leitura, musicalidade na língua inglesa, desenho, pintura, liga pontos, traçados de números e letras, jogos de tabuleiro imantado, estímulo a abstração, adição, subtração, multiplicação e divisão; além de memorização dos resultados  e sequência e lógica matemática.

Ainda no domingo, às 17 horas, haverá apresentação de teatro, com a Turma do Chaves.

As crianças contam com a orientação de especialistas, num processo lúdico que desperta o interesse pelo conhecimento e a busca de novas descobertas. No mês de julho, com as férias escolares, o shopping  é um espaço seguro e confortável para o público infantil e seus familiares.

O projeto Super Férias do Shopping Jequitibá tem o apoio da Catavento, Kumon, Unime e Sistema FIEB, que coordenam as atividades semanais até o final do mês.

Itão entrega carro zero para ganhador na promoção de 2019

Domingos Matos, 11/07/2019 | 13:25

O gerente da loja Itão, no Centro Comercial, em Itabuna, Rodinei Marikson Silva, entregou, na quarta-feira (10), um HB-20 zero KM ao personal trainer e chefe de cozinha Elivaldo Luiz Fernandes Pinto. O morador de Ilhéus foi o ganhador do primeiro dos três carros da Campanha Promocional “Mais Prêmios, Mais Sorte!” da Rede de Hipermercados Itão. 

A maior campanha promocional de prêmios do sul e extremo-sul da Bahia ainda vai sortear outros dois HB-20, em dezembro, para os clientes que comprarem nas lojas de Itabuna e Ilhéus. Além disso, sorteia todos os meses, até o final do ano, vales-compras no valor de R$ 600 cada. É uma das campanhas que mais distribuem prêmios na Bahia.

Durante a cerimônia de entrega do prêmio de hoje, o chefe de cozinha Elivaldo Luiz Fernandes Pinto disse ser reconhecido pelos amigos e familiares como um sortudo, pois já ganhou vários prêmios de pequeno valor. “Inclusive uma pequena quantia na Loteria. Várias rifas, brindes, mas esse tem uma emoção diferente porque tem maior valor e chegou na hora certa”.

Um sortudo

Elivaldo Luiz afirmou que a receita para ganhar nos sorteios é simples. “A constatação é muito obvia, mas preciso lembrá-la: só ganha quem participa. Por isso, sempre ganho prêmios”. Ele acrescentou que estava muito confiante que um dia levaria para casa um carro da campanha promocional do Itão “porque estou sempre fazendo minhas compras e colocando cupons”.

Elivaldo Luiz contou que já tinha planejado, com a família, assumir um compromisso financeiro a mais para trocar de carro em outubro. “O que temos não atendia mais as nossas necessidades. Estava precisando de um veículo com um pouco de mais conforto porque viajamos muito, eu, a esposa e as minhas duas filhas”.   

O personal trainer também se recordou do momento em que foi informado ser ganhador do veículo. Ele estava em Canavieiras, reunido com quase toda a família para os festejos juninos. “Pulei, abracei a minha mãe, esposa, filhas e primos. Foi aquela festa. Já estava feliz por causa da reunião em família. O carro deixou o nosso São João completo”.    

Prêmios o ano interiro

O gerente da loja Itão do Centro Comercial, Rodinei Marikson Silva, destacou o compromisso social da empresa e a felicidade a cada sorteio e entrega dos prêmios. “São muitos clientes em que os prêmios ajudaram a realizar um projeto de vida. É muito bom para a nossa empresa ajudar na realização de sonhos”, disse.

Ele ressaltou que “além dos veículos zero, os consumidores do Itão concorrem a vales-compras durante o ano inteiro”. Mas as vantagens não param por aí: as promoções, preços, qualidade no atendimento e facilidade para pagamento são outros atrativos. Os clientes podem parcelar as compras em duas vezes no cartão de crédito ou em 60 dias no cheque, se cadastrados.

Fundação Pedro Calmon participa da 2ª Festa Literária de Ilhéus

Domingos Matos, 09/07/2019 | 19:29

Com o tema O feminino e a leitura do mundo, a 2ª Festa Literária de Ilhéus traz ao público a importância da representatividade feminina nos diversos espaços sociais. De 23 a 26 de julho, o público presente pode conferir uma programação com rodas de conversas, oficinas, apresentações culturais e atividades infantis. 

Já estão confirmadas as presenças da influenciadora digital Tia Má, que fará a abertura da Festa no Teatro Municipal da cidade, no dia 23, e da cantora Larissa Luz, que divide o palco com o escritor e poeta Saulo Dourado, no projeto O Violão e a Palavra, no dia 26.

Mais uma vez, a Fundação Pedro Calmon (FPC/Secult), através da Diretoria do Livro e da Leitura (DLL), está presente na Festa Literária promovendo o estimulo à leitura. De acordo com a diretora da DLL, Bárbara Falcón, “a FPC propõe uma programação que fortalece os eventos literários da Bahia, tendo como foco a troca de conhecimentos sobre o estímulo a leitura e a escrita criativa”, garante.

Além do Teatro Municipal, as atividades vão ser realizadas, na Academia de Letras de Ilhéus, na Biblioteca Municipal Adonias Filho, Praça Pedro Mattos e em outros espaços culturais do Centro. A feira de livros será no Calçadão da Rua Jorge Amado.

A Festa Literária é uma ação que integra dois grandes eventos literários já consagrados na região: a 7ª Feira do Livro da UESC e o IV FLIOS – Festival Literário de Ilhéus, e é uma co-realização entre a Editus – Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), a Secretaria Municipal de Cultura, a Academia de Letras de Ilhéus (ALI) e a Fundação Pedro Calmon. O objetivo da parceria é somar esforços para oferecer uma programação diversificada e promover uma maior participação e envolvimento da comunidade regional.

Itacaré realiza mais uma coleta de DNA do Projeto Pai Presente

Domingos Matos, 09/07/2019 | 17:02

A Prefeitura Municipal de Itacaré e o Tribunal de Justiça da Bahia, através do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (Cejusc), estão promovendo no próximo dia 25 de julho mais uma edição do Projeto Pai Presente, com a coleta de dados para o reconhecimento de paternidade. Os interessados em utilizar esses serviços precisam estar atentos, porque o agendamento e a entrega dos documentos devem ser realizados até o dia 24 de julho, no Cejusc, localizado na Praça Santos Dumont (Praça dos Cachorros).

Nessa edição serão realizados 30 atendimentos. A ação tem como principal objetivo realizar testes de DNA gratuitos para as pessoas que não possuem nome do pai em seu registro de nascimento. Para saber mais informações sobre quais os documentos necessários, como acontecerá o atendimento e como será feito os exames, basta entrar em contato através do email cejuscitacare@gmail.com, pelo telefone (73)988656668 ou diretamente no Cejusc, na Praça Santos Dumont (Praça dos Cachorros), 60, centro de Itacaré.

O Projeto Pai Presente Estimula o reconhecimento de paternidade de forma gratuita e sem precisar ingressar com processo judicial. Destina-se aos pais que desejam realizar o reconhecimento espontâneo tardio, após o registro da criança apenas pela mãe, ou aos casos em que há dúvida quanto à paternidade, com a realização de exame de DNA, quando necessário.

Criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e acolhido inicialmente pela Corregedoria de Justiça do TJBA em 2010, o projeto foi implementado pela Presidência do Tribunal e Justiça baiano em 2013, por meio da Resolução nº 8, de 17 de abril de 2013, período em que a Assessoria Especial da Presidência para Assuntos Institucionais (AEPII) passou a coordenar a ação.

Empresas alemãs devem produzir caminhão elétrico e goma inovadora na Bahia

Domingos Matos, 09/07/2019 | 15:44

Indústrias alemãs devem firmar parceria com a Bahia e trazer novos investimentos para o estado. Este é o caso da Evum Motors, que pretende fabricar um modelo de caminhão elétrico adequado à produção agrícola, o grupo Hirmer que busca construir um resort na região Sul e a Odex GbR, que deve fabricar a Odex Med - uma goma de mascar inovadora com função de escova, creme e enxaguante bucal antibacteriano. A prospecção foi feita por uma missão do Governo do Estado que se reuniu com empresários alemães na segunda-feira (08), em Munique (Alemanha).

“O caminhão elétrico da Evum Motors  é inteiramente adequado às atividades agrícolas, em particular à agricultura familiar, bem como a serviços urbanos de pequeno porte, tais como coleta seletiva, manutenção de parques e jardins”, explicou o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro. De acordo com ele, a empresa se mostrou muito interessada em conhecer as condições de fornecimento desse caminhão para o setor agrícola baiano. O caminhão elétrico pode ser carregado diretamente de uma tomada comum, durante 6 horas, e possui autonomia de 100 km. 

Em setembro, durante a Feira Automotiva de Frankfurt, o governo baiano deve conhecer uma nova versão mais aprimorada do veículo elétrico e assinar o protocolo de intenções com a montadora alemã. Após o evento, os investidores devem visitar a Bahia, levar veículos de teste e avançar nas negociações com o Governo.

Já o grupo Hirmer planeja um mega projeto para a região Sul da Bahia, que envolve a construção de um resort, fomento à agricultura familiar e geração de energia renovável, além da construção de um novo aeroporto em Porto Seguro - item este que já conta com Termo de Autorização para a empresa apresentar os estudos. 

“As equipes técnicas da empresa, que já têm estudado as condições na Bahia, deverão se reunir com técnicos do Governo ainda na próxima semana. Em agosto, os dirigentes da empresa irão ao estado para reunir com o governador Rui Costa”, informou Paulo Guimarães, superintendente de Atração de Investimentos e Fomento ao Desenvolvimento Econômico da Bahia (da SDE).

Em parceria com a Bahiafarma, a fabricação da goma de mascar Odex Med na Bahia trará o quesito inovação como carro chefe. O produto, com fórmula ativa patenteada, combate bactérias e fungos e elimina até 99,99% dos germes e patógenos nocivos na cavidade oral - mesmo em locais de difícil acesso para uma escova de dentes.

Ainda em Munique, a missão do Governo discutiu com representantes do grupo empresarial Sif Capital os projetos de infraestrutura do Estado da Bahia, em particular ferrovias, portos e aeroportos. A empresa é voltada para relacionamentos e atende a investidores institucionais, corporações e instituições financeiras na Alemanha.

Estado une instituições de Ensino Superior, fóruns e municípios em um grande pacto pela formação de professores

Domingos Matos, 09/07/2019 | 15:21

A Secretaria da Educação do Estado convidou as instituições de Ensino Superior, os municípios e instituições para um grande pacto em torno da formação continuada  dos professores da Bahia. A ação é para além da rede estadual de ensino e focada no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes de todas as redes de ensino, envolvendo todas as etapas da Educação Básica, devendo ser fortalecida com o regime de colaboração entre o Estado e os municípios baianos.

A agenda com esta finalidade foi amplamente discutida, na segunda-feira (9), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), com representações das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas na Bahia; do Conselho Estadual de Educação (CEE); da APLB-Sindicato; do Fórum Estadual de Educação (FEE); da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME).

A iniciativa acontece no mesmo momento em que a SEC promove a formação continuada de 2,5 mil profissionais da Educação (gestores e coordenadores pedagógicos), realizada pelo IAT. O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, falou sobre este movimento voltado para a qualidade da educação. “Queremos destacar, com profunda clareza, o que estamos entendendo como sistema de colaboração: prefeituras, os diversos fóruns, sindicatos, universidades estaduais e federais, universidades particulares e os dois institutos federais e temos a necessidade de aprofundamento da agenda no Estado de formação de professores para ampliar as ações neste setor. Esta é uma tarefa que nos foi passada pelo governador Rui Costa”, pontuou Jerônimo Rodrigues, ao reforçar a importância de sair do encontro já com uma agenda de trabalho desenhada.

Durante a atividade, foi consenso entre os participantes a necessidade do esforço colaborativo contemplando os diversos entes públicos e segmentos privados da Educação para incrementar as políticas públicas da Educação Básica, que no Estado contam, atualmente, com 3,6 milhões de estudantes e 157 mil professores.       

Segundo Williams Panfile, presidente da UNDIME, uma das prioridades é a formação dos profissionais da educação nas redes estaduais e municipais. “Estamos felizes porque o regime de colaboração tem se fortalecido de fato na gestão do secretário Jerônimo. O IAT desenhou uma formação com gestores e coordenadores pedagógicos na rede estadual e queremos que isso seja ampliado. Dialogamos com o secretário para que esta ação chegue às redes municipais, ele de pronto nos atendeu e fez essa convocação para que as universidades estaduais, federais, privadas e os Institutos possam fortalecer este trabalho e dar o apoio aos municípios”, comemorou o dirigente.

O reitor da UNEB, José Bites também falou sobre o envolvimento das universidades neste processo. “Gostaria de destacar a importância deste momento da Secretaria, através do IAT que é o centro de formação de professores. É nítido que precisamos de um programa consistente de formação continuada, que envolva também os gestores e coordenadores. Acho importante a iniciativa de caminhar nesta linha do regime de colaboração, entre o Estado, os municípios, as universidades, entidades, todas as representações que estejam envolvidas neste processo de formação na Bahia. Saio daqui bastante satisfeito e com o compromisso da participação efetiva da UNEB”, informou o reitor da Universidade do Estado da Bahia, José Bites.

 

Jovens cientistas desenvolvem método para combater a diabetes com casca de fruta

Domingos Matos, 08/07/2019 | 17:29

No Brasil, cerca de 12,5 milhões de pessoas sofrem com a diabetes. Em busca de diminuir este índice, estudantes do Curso Técnico em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), localizado em Catu, iniciaram pesquisas para utilizar uma fruta típica do extremo sul baiano, o mangostão, para tratar a doença. Neste 8 de julho, dia em que se comemora o Dia da Ciência e do Pesquisador Científico, este trabalho estreia a nova série da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), intitulada “Bahia Faz Ciência”, que vai divulgar, semanalmente, assuntos relacionados ao cenário científico da Bahia.

A ideia de utilizar o fruto como alternativa para o tratamento da diabetes partiu de um credo popular de que a mesma é benéfica para diminuir o açúcar no organismo. Segundo o orientador do projeto, o professor Saulo Capim, foi em uma feira, na cidade de Ilhéus, que surgiu o interesse sobre o alimento. “Ao ver o mangostão pela primeira vez, a vendedora me informou que várias pessoas consomem a infusão da casca. Depois, descobri que nos países asiáticos, a população costuma utilizar o fruto para tratar várias doenças”, contou.

A investigação logo constatou que o mangostão possui alto valor de pectina, substância que ajuda a eliminar colesterol e açúcar do organismo. Mas a questão era, como transformar essa matéria prima em um alimento acessível e prático para consumo? A solução foi criar uma farinha a partir da casca do fruto. “Cerca de 80% do peso do mangostão está na casca, que geralmente é descartada. Ao ser reutilizado, o material pode ser considerado sustentável, uma vez que não será depositado no meio ambiente. Além disso, a farinha pode ajudar no tratamento de quem tem diabetes ou auxiliar, de forma preventiva, as pessoas que fazem parte do quadro de risco”, destacou.

O grupo de cientistas está em processo de patentear a produção da farinha, que até então era inédita. Um dos estudantes envolvidos com o projeto, Iago Lage, lembra que a alimentação de diabéticos é limitada, por isso o acréscimo da farinha de mangostão serve para diversificar a alimentação, visto que através dela é possível substituir a farinha de trigo na produção de bolos, biscoitos, pães, etc.

O trabalho dos jovens foi selecionado para um congresso internacional de ciências, que acontecerá em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Apesar do grupo ter contado com o auxílio da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), que realizou testes da farinha, a pesquisa sofre com o corte de verbas da União, e consequentemente não possui financiamento para arcar com os custos da viagem dos estudantes. Os interessados em ajudar podem contribuir através do link https://www.vakinha.com.br/vaquinha/projeto-utilizacao-da-casca-mangostao-no-tratamento-da-diabetes.

Com início em abril de 2018, a pesquisa, que também possuiu apoio da professora Cassiane Oliveira, foi submetida a testes em camundongos na Uesc, em Ilhéus, pela professora Jane Lima. Após a aprovação desta etapa, a farinha será acrescentada na alimentação de pessoas diabéticas, a fim de melhorar a qualidade de vida da comunidade afetada pela doença.

 

Bahia Faz Ciência

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb) estreiam, nesta segunda-feira, dia 8 de julho, o Bahia Faz Ciência, uma série de reportagens sobre como pesquisadores e cientistas baianos desenvolvem trabalhos em ciência, tecnologia e inovação de forma a contribuir com a melhoria de vida da população em temas importantes como saúde, educação, segurança, dentre outros. As matérias serão divulgadas semanalmente, sempre às segundas-feiras, para a mídia baiana, e estará disponível no site e redes sociais da Secretaria.

 

Abertas inscrições de seleção para vagas temporárias no IBGE-BA; salários são de R$ 4,2 mil

Domingos Matos, 08/07/2019 | 16:41

Foram abertas nesta segunda-feira (8) as inscrições de processo seletivo simplificado para contratação de mão-de-obra temporária para a realização do Censo Demográfico 2020 em todo o Brasil. Na Bahia, estão disponíveis 11 vagas para o cargo de Analista Censitário, de nível superior, com salários de R$ 4,2 mil.

Além do salário, os contratados receberão auxílio-alimentação, auxílio-transporte, férias e 13º salário proporcionais. Todas as vagas são para atuar em Salvador. As inscrições devem ser feitas através da internet. O valor da inscrição é de R$ 64.

Há vagas reservadas a pessoas com deficiência e pessoas que se autodeclaram pretas ou pardas, dentro dos percentuais definidos na legislação.

O Processo Seletivo Simplificado consistirá de uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, cuja realização está prevista para 1º de setembro. A divulgação dos resultados finais deve ocorrer em 26 de setembro, e os aprovados devem começar a ser convocados logo em seguida, a partir de 27 de setembro.

Mais informações podem ser obtidas no edital no processo seletivo, disponível no site do IBGE. (Com informações do G1)

 

Rumo à Fila Zero: Santa Casa de Itabuna viabiliza 14 doações de córneas no 1º semestre

Domingos Matos, 08/07/2019 | 16:28

O mês de julho começou com o saldo positivo na Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna com a doação de córneas.

Ao longo do primeiro semestre, foram contabilizados 14 doadores, com um total de 28 córneas. Só na última semana de junho, oito pessoas foram contempladas. Adoação mais recente, na primeira semana deste mês, veio de uma família indígena.

A força tarefa, realizada em parceria com a enfermagem e o serviço social da instituição, traz como slogan “Seja luz nos olhos de alguém! Diga SIM!” faz parte da campanha “Rumo à Fila Zero”, que tem por objetivo zerar a fila de doação de córneas no estado da Bahia, através de ações e atividades educativas.

Patrícia Betyar, enfermeira da Comissão de transplantes da Santa Casa, explica que a equipe de enfermagem e serviço social buscam sempre fazer a sua parte sinalizando e informando a todos, sobre a questão da doação. “É um trabalho constante de conscientização da importância da doação de órgãos e tecidos para transplante por parte da nossa equipe”, diz.

 

Conferência Estadual de Saúde reúne 2 mil pessoas e discute políticas públicas do setor 

Domingos Matos, 08/07/2019 | 13:09

A abertura oficial da 10ª Conferência Estadual de Saúde foi realizada na manhã desta segunda-feira (8) para um público de cerca de duas mil pessoas. No evento que segue até a próxima quarta-feira (10) estão reunidos usuários do Sistema Único de Saúde, trabalhadores e gestores da área de saúde.  

A conferência é realizada pelo Conselho Estadual de Saúde e tem apoio do Governo do Estado por meio da Secretaria da Saúde. “Essa conferência é a consolidação do apoio da gestão estadual ao sistema de saúde. Este é o segundo evento realizado na nossa gestão e tem a participação de representantes de todos os 417 municípios que estão aqui com mais de mil delegados de saúde das suas regiões. A intenção é trazer mais informações e propostas para ampliarmos e consolidarmos o sistema de saúde em todo o estado”, explica o secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas.

A conferência magna, na abertura do evento, discutiu o tema ‘Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS’, que teve coordenação do professor da Universidade Federal da Bahia, Jairnilson Paim. O presidente do Conselho Estadual de Saúde, Ricardo Mendonça, explica que a partir das discussões realizadas no evento sairão as 21 diretrizes que serão encaminhados ao Conselho Nacional. “A Conferência é uma ferramenta do Sistema Único de Saúde com participação do controle social onde se discute a política estadual e nacional de saúde.  Ao final, o relatório da etapa estadual e as 21 diretrizes do Estado da Bahia serão encaminhadas para a Política Nacional de Saúde”. 

A abertura teve a participação do médico Drauzio Varella, convidado para falar sobre Saúde Pública. Ele ponderou que eventos como a conferência ajudam na elaboração das políticas de saúde. “O Brasil não tem política de saúde porque a cada 10 meses o ministro da pasta é trocado. Com essa mudança os estados ficam perdidos no que se refere à política nacional de saúde. A Bahia tem a felicidade ter o mesmo secretário de saúde há cinco anos e isso resulta num trabalho consistente. É muito importante trazer as pessoas pra perto e definir quais são as diretrizes. Quem vai aplicar as políticas de saúde não é o secretário, mas os profissionais que estão na ponta. Ter eventos voltados para definir esse alinhamento é fundamental”. 

 

Acesse com seus dados:

ou
Ainda não tem acesso?
Registre-se em nosso Blog.