Ampesba promove o II Congresso N/NE da Micro e Pequena Empresa

Domingos Matos, 17/10/2011 | 11:22
Editado em 17/10/2011 | 11:31

moemaEmpreendedorismo, políticas públicas, motivação, dentre outros assuntos, serão destaques no II Congresso Norte/Nordeste da Micro e Pequena Empresa e do Empreendedor Individual – Um Crédito para o Desenvolvimento! Empresários, políticos, estudantes, representantes das entidades dos diversos estados da federação, instituições, profissionais liberais e funcionários de empresas locais, além de especialistas das mais diversas áreas, estarão reunidos no auditório Jorge Amado, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, em Ilhéus, na próxima sexta-feira (21), para debater assuntos de interesse da classe empresarial.

Cerca de 1.200 empreendedores de sete estados brasileiros vão conferir palestras sobre os principais assuntos de interesse das MPEs e dos empreendedores individuais, como oportunidades, legislação e tributação. De acordo com o presidente da Associação das Micro e Pequenas Empresas do Estado da Bahia (Ampesba), Valdir Ribeiro, o evento abrirá espaço para discussões sobre formas de ter acesso ao crédito, e que motivem aos empresários de pequeno, médio e grande porte. "É imprescindível que os direitos e benefícios cheguem aos empresários com menos tributos, desburocratização e acesso ao crédito", declara.

Ainda para Valdir Ribeiro o número de participantes do evento já comprova a sua importância. "É um momento de dar ênfase ao empreendedorismo. É uma forma de interação com os temas abordados e de melhorar, ainda mais, a competitividade destes negócios", disse. Quem ainda não fez sua inscrição não deve perder tempo, pois as vagas são limitadas. O investimento é de apenas R$ 40,00 para pequenos e microempresários e de R$ 30,00 para os empreendedores individuais e estudantes, que também podem efetuar o pagamento através de cartão de crédito. O telefone para contato é (73) 8825-5181.

Programação completa

O evento contará com sete dinâmicas palestras de temas relevantes voltados especialmente para a classe empresarial. De acordo com a programação, o Congresso terá início às 8 horas, quando será feito o credenciamento e a abertura dos trabalhos. A abertura oficial, que contará com apresentação do coral da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e pronunciamento das autoridades presentes, está agendada para as 9 horas.

"A Importância da Lei Geral nos Estados e Municípios" será a primeira palestra proferida no congresso pelo empresário, contabilista e presidente do Movimento Nacional das Micro e Pequenas Empresas (Monampe) e da Confederação Nacional das MPEs e do Empreendedor Individual (Conampe), Ercílio Santinoni. A palestra seguinte tem como tema "Linhas de Crédito dos Bancos Oficiais" que será ministrada por Helder Falk (Desenbahia), Jorge Rolemberg (Banco do Nordeste) e Marcus Vinícius (Caixa Econômica). Na outra ponta, o secretário de Governo da Prefeitura Municipal de Ilhéus, assim como o secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Itabuna, Alisson Mendonça e Carlos Leahy, respectivamente, discorrerão sobre o tema "Políticas Públicas para os pequenos negócios"

Visando motivar os partícipes quanto às possibilidades de obtenção de sucesso nos negócios, o congresso traz à região o representante do Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania (IIDAC) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), e consultor empresarial João Carlos Oliveira, que apresentará a palestra motivacional "Transforme suas ideias em ações e suas ações em resultados". A quinta palestra ficará por conta da especialista em administração de pequenas empresas e comércio exterior Geyza Mara Santos. Ela, que é gestora do Exporta Fácil dos Correios, discutirá sobre "A exportação simplificada pelo Exporta Fácil".

Consta ainda na programação uma palestra sobre "Desenvolvimento Sustentável Local", que será proferida pela prefeita de Lauro de Freitas e vice-presidente do conselho da Associação Brasileira dos Municípios (ABM), Moema Gramacho (foto), e pelo sociólogo e integrante da comissão de ética do Partido dos Trabalhadores e deputado estadual Rosemberg Pinto. Por fim, os participantes ficarão por dentro sobre os controles essenciais para uma gestão de finanças eficiente. Isso porque o consultor empresarial Robson Braga debaterá o tema "Como controlar as finanças de uma pequena empresa". Às 17 horas haverá apresentação dos presidentes de entidades empresariais das MPEs, bem como o pronunciamento do presidente da Ampesba, Valdir Ribeiro, e da Conampe e Monampe, Ercílio Santinoni. O certificado – que tem carga de 10 horas/aula – será entregue às 17h30min.

Locais de inscrição

As inscrições podem ser feitas em Itabuna na unidade do SEBRAE (na avenida Beira Rio, no edifício Atlanta Center, próximo aos Correios), na sede da Ampesba (edifício do Sindicato Rural, 1º andar, na praça Getúlio Vargas). Em Ilhéus, na Secretaria de Indústria, Comércio e Planejamento, no anexo da Prefeitura Municipal, no SEBRAE (Avenida 2 de julho, 1039, Centro), Point do Carioca (na avenida Soares Lopes e no Calçadão) e na empresa Inova Comunicação e Propaganda (falar com Frank Aleluia, David Dias ou Roberto Sena).

Parceria

O evento, promovido pela Ampesba, tem como parceiros a Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC); Conampe; Monampe; Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac); Prefeituras Municipais de Itabuna e Ilhéus; Governo do Estado; Desenbahia; Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc); Sindicato Rural de Itabuna; Sebrae; Banco do Nordeste; Caixa Econômica Federal; Associação dos Municípios do Sul, Extremo-Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc); Câmaras de Dirigentes Lojistas de Itabuna e Ilhéus (CDLs); Cooperativa de Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar do Sul da Bahia (Coofasulba); Águia Branca; e a empresa Grapiúna.

Deixe seu comentário


Acesse com seus dados:

ou
Ainda não tem acesso?
Registre-se em nosso Blog.