Canavieiras participa da Campanha Nacional de Vacinação contra gripe H1N1

Domingos Matos, 25/04/2016 | 17:10
Editado em 25/04/2016 | 17:11

A Prefeitura de Canavieiras, por meio da Secretaria da Saúde e Saneamento, está realizando no período de 18 de abril a 20 de maio, a 18ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza  – H1N1, do Ministério da Saúde. O dia D será no próximo sábado (30), quando as Unidades de Saúde da Família Talma Cajueiro (Centro), Sócrates Rezende I e II (Sócrates Rezende), Drº Carlos Costa Filho (Cidade Nova), Drº Edmundo Lopes de Castro (João Fonfon) e Himério Cavalcanti estarão abertas das 08h às 17h.

A imunização está sendo oferecida de segunda a sexta-feira nas USFs Talma Cajueiro e Drº Edmundo Lopes de Castro, das 08h às 17h. Segundo a Secretária da Saúde Roberta Barros, a principal ação preventiva em saúde pública para a doença é a vacinação e a campanha anual tem contribuído para a prevenção da gripe nos grupos vacinados, além de apresentar impacto na redução de internações hospitalares e gastos com medicamentos. ”Sendo os principais objetivos reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza”, disse.

Segundo Roberta Barros, quem tomou a vacina no ano passado tem que tomar de novo esse ano. “Os outros dois vírus que estão circulando dentro da vacina deste ano são diferentes dos do ano passado. Então, é preciso se proteger para o que está circulando agora, que é o H1N1, reforçar esta proteção e também complementar com os outros dois vírus que podem circular”, explicou, solicitando a todos que procurem a USF mais próxima levando seu cartão de vacina.

 

A população alvo para a vacinação é estipulada pelo Ministério da Saúde que também recomenda a necessidade de prescrição médica para a vacinação em pessoas portadoras de doenças crônicas. A meta é imunizar 80% do público alvo, que abrange pessoas com 60 anos ou mais de idade; crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes; puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto) e pessoas portadoras de doenças crônicas devem tomar a vacina.

Influenza

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção (crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais).

Deixe seu comentário


Acesse com seus dados:

ou
Ainda não tem acesso?
Registre-se em nosso Blog.