CMVI

Itabuna: aulas na rede municipal de ensino começam nesta quinta 

Domingos Matos, 14/05/2019 | 17:38

Pouco mais de 16.620 alunos da Rede Municipal de Ensino de Itabuna estarão iniciando as aulas do ano letivo de 2019 na próxima quinta-feira (16). A preparação do ano letivo contou com a realização da Pré-jornada, entre 8 e 10 de maio e da XXXI Jornada Pedagógica da Rede Municipal de Ensino entre 13 e 15 de maio. 

Entre as novidades preparadas pela Secretaria Municipal da Educação de Itabuna (SME), estão as reformas estruturais realizadas na Creche Ester Gomes (bairro Lomanto), na Escola Creche Pequeno Aprendiz (Vale do Sol) e a ampliação da Escola Marechal Castelo Branco (Califórnia). Uma nova sala de aula está sendo inaugurada para atender à clientela da Educação no Campo, na sede da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-101. E no Instituto Municipal de Educação Aziz Marom (IMEAM), será colocado em prática o vetor disciplinar, numa parceria firmada entre a Prefeitura de Itabuna, através da SME com a Polícia Militar da Bahia. A inserção do vetor, segundo aponta a professora Nilmecy Gonçalves, secretária da Educação, foi fator preponderante de atração de novos alunos. A escola saiu dos cerca de 700 alunos em 2018, para quase 1.100 em 2019, contando, agora, com 37 turmas, todas de 5º ao 9º anos. 

Na esfera da valorização dos profissionais do magistério, a secretária aponta ainda a concessão de reajuste linear nos proventos salariais dos professores de níveis I, II e III em 4,18%, autorizado pelo prefeito Fernando Gomes, sendo que, para o nível I, a concessão já tinha sido concedida no mês de janeiro e para os níveis II e III, no mês de abril. Também nessa perspectiva, Gonçalves destaca  a autorização para que se proceda a reserva técnica para os professores de 1º, 2º e 3º anos (um terço da carga horária de trabalho separada para o planejamento das aulas). 

No que se refere às matrículas, a Rede Municipal de Ensino, embora tenha tido avanços no seu quantitativo ainda registra um total menor que o do ano passado. Nos últimos quinze dias, houve um movimento maior na procura por vagas, sobretudo, graças ao apoio de veículos de comunicação (sites, blogs, emissoras de rádio e TV), com a ampliação dos números saindo de 14.136 matrículas em janeiro, para 16.623 no início de maio. 

As secretarias das escolas continuarão matriculando até o dia 31 de maio, na expectativa de que se atinja, até lá, 18 mil estudantes. A Rede Municipal de Ensino de Itabuna é a terceira maior do Estado da Bahia, com 90 unidades escolares, 1.223 professores e cerca de 800 funcionários. 

Deixe seu comentário


Acesse com seus dados:

ou
Ainda não tem acesso?
Registre-se em nosso Blog.