CMVI

Abertas inscrições para o Workshop de Observação de Aves em Itacaré

Domingos Matos, 11/06/2019 | 13:26

Observadores e especialistas de diversos estados brasileiros vão estar em Itacaré na segunda edição do Workshop Turismo de Observação de Aves, que acontecerá de 19 a 21 de setembro no Hotel Vila Ecoporan. As inscrições para participar do evento já estão abertas e podem ser feitas através do site www.observacaodeavesba.com.br. A promoção do evento é da Associação de Aves da Bahia, com a organização da Happy Tour Eventos e o patrocínio do Prefeitura de Itacaré, Governo da Bahia, através da Secretaria de Turismo.

Também conhecido como birdwatching, a observação de aves é uma atividade de ecoturismo que tem como objetivo observar as aves em seu habitat natural, sem interferir no seu comportamento ou no seu ambiente. A prática tem sido uma atividade crescente no Brasil e no mundo, sendo um tipo de ecoturismo que favorece ganhos tanto para a economia quanto para o meio ambiente.

Diante do cenário baiano de grande diversidade de biomas e consequentemente de espécies de aves (834 espécies), esse tipo de turismo tem ganhado força no estado, aumentando o número de visitantes e guias na Bahia. No entanto, devido à grande extensão do território Baiano, a comunicação entre diferentes regiões não tem acontecido de forma eficiente, dificultando o contato entre guias e observadores das diferentes regiões do estado.

A primeira edição do Workshop Turismo de Observação de Aves, reuniu na cidade de Mucugê, Bahia, por três dias, autoridades, representantes de associações de turismo, secretarias de turismo de várias cidades do estado da Bahia, guias de turismo, observadores de aves, estudiosos interessados no tema, agentes de viagens e representantes do comércio da cidade de Itacaré. O evento promoveu duas passarinhadas, visitas de campo, com a participação de guias locais e do público participante do evento, resultando na identificação de 123 espécies de aves observadas e fotografadas e quatro novas espécies identificadas na região de Mucugê.

Durante o evento, foi possível integrar e compartilhar conhecimento entre guias e observadores de aves regionais, unificando ideias de diferentes regiões do estado e agregando valor ao ramo do turismo de observação de aves. A expectativa é de que em Itacaré seja ainda melhor, com a participação de centenas de pessoas e a identificação de novas espécies.

 

Deixe seu comentário


Acesse com seus dados:

ou
Ainda não tem acesso?
Registre-se em nosso Blog.