O Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Sustentável de Itabuna (Comdur) já tem novo presidente, eleito nesta quinta-feira, (27), durante reunião ordinária na sede social da Usemi. O engenheiro Marcos Alan de Farias foi o escolhido para conduzir o conselho no triênio 2010-2012. Ele substitui o presidente provisório Roberto Mendonça.

José Alan é engenheiro ligado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Itabuna. Junto com Alan, também foram eleitos os outros "amigos" da gestão: o representante do Grupo de Ação Comunitária, Paulo Roberto Costa (vice-presidente); a secretária-executiva Norma Lúcia Fróes (representando a Secretaria de Assistência Social). A primeira-secretária é Inês Sobrinho da Silva Pereira, que também representa o Conselho Municipal de Educação.

O conselho foi criado por meio de decreto municipal, no ano passado, e tem como objetivo o desenvolvimento sustentável do município através da participação da comunidade, principalmente em assuntos como habitação, infraestrutura, urbanismo, mobilidade e acessibilidade, além da educação.

Palavras de Marcos Alan: "o conselho tem como meta atuar em programas voltados à habitação, obras e análises de projetos, atuando de forma efetiva no controle social, sendo esta uma de suas principais funções". Será que teremos toda essa gana de realmente exercer o controle social sobre os projetos que ele próprio desenvolverá, enquanto membro do primeiro time da Sedur?

"O conselho é aberto à participação da sociedade, que deve colaborar nas discussões que repercutem na qualidade de vida de toda a população", destaca Jacqueline Lopes, uma das conselheiras. A próxima reunião que deverá contar já com a participação popular está programada para a primeira quinta-feira de julho, em local ainda a ser definido.