O ano letivo da Rede Municipal de Ensino de Itabuna terá início no dia 18 de fevereiro com a Jornada Pedagógica 2022. Na semana seguinte acontecerão as aulas de acordo com a secretária municipal de Educação, Janaína Araújo, acrescentando que as aulas serão retomadas na modalidade 100% presencial em algumas escolas.

“Durante assembleia com o corpo docente e o Sindicato do Magistério Municipal de Itabuna (Simpi) foi decidido que outras unidades permanecerão na modalidade híbrida até 31 de março, podendo se estender até junho em razão da necessidade de adequações na estrutura física dessas escolas”, explica a secretária.

Janaína lembra que 40% da cidade foram afetados em decorrência das fortes chuvas e enchente do Rio Cachoeira em dezembro do ano passado e muitas escolas também foram seriamente prejudicadas. duas ficaram em situação crítica em decorrência da enchente: as escolas Leonor Santos Pacheco, na Rua de Palha, e Frederico Smith Lima, no Sinval Palmeira. Nestas unidades tivemos perda total de recursos tecnológicos e mobiliários,” relata a secretária.

“Iniciamos o processo de requalificação em seis das 92 unidades escolares no final de 2021, procedimento que se estenderá para outras unidades da rede”, afirma. Sobre as sete escolas do Governo do Estado que funcionam por meio de convênio com a Prefeitura, a secretária informa que o município está em tratativas com a Secretaria Estadual de Educação para renovação. Este é o exemplo da Escola Municipal Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, no Califórnia, cita.

“Como parte deste processo, estamos avaliando quais são as necessidades desses espaços para que o Governo do Estado possa fazer o repasse de verba para que a Prefeitura de Itabuna faça a requalificação dessas unidades”, diz.

Por último, a secretária Janaína Araújo alertou os pais e responsáveis para que se dirijam às escolas mais perto de casa para matricular seus filhos ou aos 10 postos informatizados que funcionam nas escolas Lourival Oliveira Soares (Ferradas), Maria Creuza Pereira (Urbis IV), João Mangabinha Filho (Mangabinha).

Ainda nas escolas municipais Caic Jorge Amado (Jardim Primavera), Verdes Campos (Monte Cristo), Margarida Pereira (Pedro Jerônimo), Everaldo Cardoso Silva (São Caetano), 28 de Julho (Califórnia), Imeam (Centro) e Luiz Viana Filho (Santo Antônio). O atendimento está sendo das 9 às 15 horas.

Neste ano, há a necessidade de apresentação pelas crianças, adolescentes e adultos do comprovante de vacina contra a Covid-19. Os documentos necessários são: Certidão de nascimento ou RG (original), CPF (original), número do NIS do aluno, comprovante de residência, atestado de escolaridade ou transferência da escola anterior.

Além disso, pasta individual (para os novos alunos), Cartão do SUS, Carteira de Vacinação devidamente atualizada, duas fotos 3×4, laudo ou relatório médico comprobatório para os alunos público-alvo da Educação Especial – PAEE.