Após dois dias de debates e agitação cultural, a Festa Literária da Região Cacaueira (Flicacau) chega a este sábado (29) ainda repleta de atrações no Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna. Uma das mesas mais aguardadas do evento vai reunir a chef e nutricionista Bela Gil e a escritora Paloma Amado, que irão falar sobre narrativas de uma cozinha afetiva, com mediação da filósofa Elisa Oliveira, às 11h, no Espaço Jorge Amado.
No mesmo espaço, às 14h, a roda de conversa Experiências do bem viver: quando o chamado vem dos livros reúne o escritor e ambientalista Kaká Werá e o escritor e ex-prefeito de Itororó Adroaldo Almeida, com mediação do professor Samuel Guimarães, coordenador do curso de Educação Física da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).
Ainda no Jorge Amado, às 17h, a atriz, cantora e ativista social Isabel Fillardis e a escritora Luciany Aparecida participam da roda de conversa Renascer nas Terras do Sem Fim, com mediação do produtor e pesquisador Tcharly Briglia.
Já à noite, às 19h, o Jorge Amado recebe ainda a roda de conversa Tenda dos Milagres: quem vai adiar o fim do mundo?, com as escritoras Auritha Tabajara e Ane Pataxó, sob a mediação da pesquisadora Leila Raposo, doutora em Linguagens e Representações pela Uesc.
FLICAUZINHA
Na Flicacauzinha, espaço dedicado às infâncias, a programação deste sábado começa às 9h, com a escritora Emília Nuñez, vencedora do Prêmio Jabuti. Na sequência, às 10h, o escritor Anderson Shon participa de bate-papo sobre o livro O Sítio da Tia Naná.
A criançada também vai aproveitar a contação de história de Poranga Tupinambá de Olivença, às 14h; e No Sítio do Vovô Dandi, com Ana Fátima, às 15h.
MARCELO GANEM, O CANCIONEIRO DA MATA
Celebrando 40 anos de Serra do Jequitibá, seu álbum de estreia, o cantor e compositor Marcelo Ganem e banda se apresentam neste sábado (29), às 20h30min, no Espaço Jorge Amado.
Dono de repertório diretamente influenciado pela convivência com a Mata Atlântica, em Buerarema, no sul da Bahia, Marcelo Ganem é o maior cancioneiro do bioma onde floresceu a cultura cacaueira.
QUEM FAZ
Com o tema Verde que te quero livro: contando a história da mata que nos sustenta, a Festa Literária da Região Cacaueira também é um espaço de colaboração com os coletivos e editoras independentes que fazem a literatura produzida na Bahia viajar Brasil afora: Editora Tertúlias, Editora Teatro Popular de Ilhéus, Editora Via Litterarum, Vixe Bahia Literária e Editora Mondrongo.
Neste sábado (29), além do público em geral, o Centro de Cultura Adonias Filho recebe estudantes das escolas municipais Professor Roberto Santos; Ação e Cidadania; São Francisco de Assis; Novo Horizonte; Esperança; Aziz Maron; Juca Leão; Amélio Cordier; e João Alves Araújo.
A Festa firmou parceria com a Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna (AACRRI), que presta serviço de coleta seletiva ao evento.
Programação completa disponível no Instagram (@flicacau).
A Flicacau tem patrocínio do Governo do Estado da Bahia. É contemplada também pelo Projeto Bahia Literária, iniciativa da Fundação Pedro Calmon (FPC), unidade vinculada à Secretaria de Cultura (SecultBA), e da Secretaria Estadual de Educação (SEC). Conta com o apoio da Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal da Educação e da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc). A realização é da Seneh Comunicação & Projetos.





