O ano foi de grandes desafios, mas a unidade da equipe gestora e o apoio dos trabalhadores e do Governo do Estado foram imprescindíveis para superá-los. Essa é a avaliação do presidente do Instituto Biofábrica da Bahia, Jackson Moreira, ao recapitular a grande experiência que foi o ano de 2021.

Ele destaca a capacidade de resiliência de todo time, que superou os desafios impostos pela pandemia e as dificuldades burocráticas para celebrar duas grandes vitórias: a produção e entrega de mais de um milhão e trezentas mil mudas de contratos com o governo do estado e a solução de todas as pendências salariais com os trabalhadores.

“Mais do que quitar todos os salários atrasados, equacionar o pagamento das férias em atraso, com o cumprimento de planejamento próprio, pagar o 13º a todos os trabalhadores – o que é obrigação contratual –, temos a satisfação de antecipar, para o próximo dia 23, todos os salários referentes ao mês de dezembro, como uma demonstração de parceria com nossos trabalhadores”, afirma o presidente Jackson Moreira.

De acordo com ele, todos os esforços da Biofábrica se voltam para o cumprimento dos contratos. “De um lado, temos contratos de produção com o Governo do Estado e com clientes particulares; de outro, contratos de trabalho com um time que compreende os desafios que enfrentamos, e dá sua contribuição. No fim, o cumprimento de um contrato vai solucionar o outro – e vice-versa –, de modo que todos saiam satisfeitos e a instituição, fortalecida”.

Essa equação aparentemente simples foi a chave para o sucesso da Biofábrica este ano. “Enfrentamos e vencemos a Covid, sem perder um colaborador, ao mesmo tempo em que nos superamos para realizar todas as entregas em tempo hábil. Em meio a todos os desafios, investimos na estrutura, melhoramos nossa capacidade de produção e otimizamos o sistema de distribuição”.

Jackson diz ter consciência de que o próximo ano será de grandes desafios, mas diz que a receita par a superá-los já está provada, e envolve o apoio do Governo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, como ocorreu este ano. “Repetiremos a fórmula da parceria, redobrando os esforços para que possa ser mais um ano de vitórias para a Biofábrica e para nossos colaboradores”.