Desde o início da luta contra o coronavírus no estado o Conjunto Penal de Itabuna está contribuindo com ações de prevenção de contágio entre colaboradores, bem como para a população carcerária. Diversas barreiras sanitárias preconizadas pelas autoridades de saúde foram implementadas pela empresa Socializa, que operacionaliza a unidade em regime de cogestão com o Governo do Estado.

Dentre as ações, destacam-se a implantação de lavabos nos principais acessos aos diversos setores da unidade, com seis monitores de ressocializações destacados para acompanhar e orientar sobre a correta lavagem das mãos. Além disso, esses agentes da conscientização percorrem os diversos setores lembrando do uso do álcool em gel, da manutenção dos ambientes sempre abertos e arejados, bem como da limpeza constante dos objetos de uso comum.

Outra ação implementada foi a lavagem da área externa da unidade, em que são utilizados produtos desinfetantes apropriados, a fim de garantir maior proteção contra a contaminação pelo coronavírus. Para complementar esse cuidado, todos os veículos que necessitem adentrar a área interna do CPI são lavados.

Essas ações se somam a outras, que foram adotadas ainda no início da guerra ao vírus, com a limpeza constante de balcões, mesas, maçanetas, telefones e outros objetos de uso compartilhado. Além disso, colaboradores da área de saúde, monitores de ressocialização e reeducandos que são autorizados a trabalhar na área externa utilizam constantemente equipamentos de proteção individual (EPIs), como forma de minimizar os riscos de contágio.