A Central de Valorização de Resíduos Costa do Cacau, está completando quatro anos de implantação. Desde que começou a operar numa área de 75 hectares às margens da Rodovia Jorge Amado (Ilhéus-Itabuna), a empresa vem contribuindo para a conservação ambiental e a sustentabilidade, através da destinação correta de resíduos, num aterro sanitário credenciado pelo Inema e Ibama e que atende as diretrizes do Plano Nacional de Resíduos Sólidos-Planares.

A CVR Costa do Cacau atende as prefeituras de Itabuna, Ilhéus, Itacaré, Itajuipe, Ibicaraí, Barro Preto, Buerarema e Uruçuca, além de cerca de 70 empresas como privadas como Shopping Jequitibá, Bamin/Porto Sul, Atacadão, Carrefour,

Olam Cacau e Joanes. No total, são armazenadas cerca de 11 mil toneladas de resíduos por mês.

 

COLETA SELETIVA

A CVR tem apoiado projetos de coleta seletiva como a Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis/AACRRI de Itabuna e a Cooperativa dos Catadores de Resíduos Sólidos Recicláveis Consciência Limpa – COOLIMPA de Ilhéus e a Associação dos Catadores Vitória de Itacaré.

“O apoio da CVR tem sido fundamental para o processo de incentivo à coleta e reciclagem de materiais, dando total apoio à nossa Central de Triagem, gerando emprego e renda para mais de 50 famílias”, afirma Carissa Araújo, presidente da AACRRI.

 

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A CVR Costa do Cacau também mantem Centro de Educação Ambiental-CEA, um espaço será destinado à promoção de palestras e apresentações com uma ampla abordagem na educação socioambiental. O local, que conta com um auditório-sala de reuniões, será aberto a visitas de escolas, faculdades, empresas e outras instituições.

O CEA foi implantado numa antiga barcaça de cacau, uma homenagem ao fruto que é símbolo do Sul da Bahia e, por suas características de cultivo, responsável pela conservação da Mata Atlântica e da Cabruca. A CVR também mantém um viveiro de mudas árvores frutíferas e plantas nativas, que são distribuídas gratuitamente a associações, escolas, clubes de serviço e instituições públicas.

A CVR Costa do Cacau foi fundamental para o fim dos lixões em Itabuna, Ilhéus e Itacaré. O projeto Recicla Itabuna, premiado nacionalmente, se tornou uma referência na gestão de resíduos e coleta seletiva e o Projeto Lixão Nunca Mais, valorizou Itacaré como um dos principais destinos turísticos do Brasil e do mundo.

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, destaca que “o fim do lixão e a destinação correta de resíduos na CVR Costa do Cacau foi um marco na história de Itabuna. Com isso reduzimos os impactos ambientais, valorizamos os catadores e possibilitamos a atração de novos empreendimentos no município”. Já o prefeito de Itacaré Antonio de Anizio afirma que “o fim do lixão e o incentivo à coleta seletiva garantiu uma vida digna para as famílias de catadores, mobilizou a comunidade e impacta positivamente o turismo e a conservação ambiental”.

Para o diretor comercial da CVR Costa do Cacau, Rodrigo Zaché “o balanço desses quatro anos de atuação da CVR, foi muito positiva e imprimiu a consolidação do compromisso da sustentabilidade ambiental e social de toda a região. Não nos restringimos apenas ao atendimento ambientalmente adequado da destinação dos resíduos, atuamos também no desenvolvimento e fomento de projetos socioambientais com cooperativas e outras instituições e entidades do terceiro setor”. “Além disso, pudemos contribuir para a atração de novos investimentos e projetos da iniciativa privada, que poderão contar com o atendimento às políticas do conceito ESG. Para nós do Grupo Marca, é sempre uma grande satisfação desempenharmos nossas atuações guiadas pelo propósito de transformar vidas através do desenvolvimento sustentável”, finaliza Zaché.