O presidente do Legislativo de Itabuna, Erasmo Ávila (PSD), considerou acertada a decisão do prefeito Augusto Castro de reimplantar o Sistema de Estacionamento Rotativo Pago, mais conhecido como Zona Azul. O decreto com 32 logradouros abrangidos e as novas tarifas foi publicado na edição de terça-feira, 16, do Diário Oficial da Prefeitura, uma semana após o apelo de Erasmo em plenário pelo retorno do serviço.

“A Zona Azul é necessária porque organiza o trânsito, gera receita para o município e facilita a circulação de pessoas e automóveis. Por isso consideramos acertada a decisão do Governo de retomar o serviço, amparada, inclusive, em alterações aprovadas pela Câmara em maio passado”, comentou o presidente.

Erasmo referia-se ao instrumento jurídico para definição das áreas do Estacionamento Rotativo. Em 2016, quando a Zona Azul foi criada em Itabuna (Lei 2.360/16), os limites dos locais de cobrança (10 ao todo) estavam descritos na própria Lei. Ou seja, a inclusão e exclusão de áreas ocorriam somente por lei. Em 2021, os vereadores flexibilizaram a norma, permitindo que os logradouros sejam definidos via decreto.

As alterações na Zona Azul nasceram de propostas inicialmente apresentadas por Erasmo e Israel Cardoso (Agir).