Cerca de 100 mil m³ de água tratada estão sendo distribuídos pela Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), por meio de carros-pipas, aos pontos de alojamento dos desabrigados pela enchente do Rio Cachoeira. Desde segunda-feira, dia 27, quando as chuvas deram uma trégua e as águas do Cachoeira começou a baixar, dois caminhões-pipa com capacidade para 5.000 m³ e 10.000 m³, respectivamente, vem atendendo as solicitações.

De acordo com o coordenador de Distribuição de Águas da Emasa, Roberto Paulo Lima Alves, o serviço de carro-pipa para particulares foi integralmente suspenso. A prioridade é atender os desabrigados. “Recebemos pedidos do Gabinete de Crise para abastecer os abrigos”, disse.

Mas, ainda na segunda-feira, diante dos problemas causados na área central, comerciantes receberam a ajuda da Emasa para a limpeza dos estabelecimentos comerciais. Depois que as águas do Rio Cachoeira baixaram um rastro de sujeira, lama e mau cheiro tomou conta das lojas e toda área comercial.

“Houve uma ação no centro da cidade para ajudar na limpeza de lojas e vias públicas do centro da cidade. Pois, sem o apoio dos carros-pipa, o trabalho não seria realizado já que o abastecimento regular esteve paralisado todo o fim de semana”, finalizou o coordenador de Distribuição de Águas da Emasa.