O Mutirão do Diabetes, promovido pela ONG Unidos Pelo Diabetes, segue realizando diversas ações, adequadas ao momento de pandemia, desde o ano passado. Uma das ações ocorre  na noite dessa quarta-feira (10), às 20 horas. A live, com o tema “Enxergando a Vida em Tons de Azul”, faz parte desse movimento,  denominado Unidos Pelo Diabetes Em Ação 2021.

Mediada pela advogada e relações públicas Eloisa Malareli, que convive com diabetes há 36 anos, a live será transmitida pelo Instagram, e pode ser acessada pelos perfis @eloebete e @ongunidospelidiabetes.

Um dos participantes será o médico Rafael Andrade, presidente da ONG Unidos Pelo Diabetes e mentor do Mutirão do Diabetes, evento que chega ao 17° ano de realização ininterrupta em Itabuna. O Mutirão tem foco na orientação, prevenção e tratamento, melhorando, assim,  a qualidade de vida de milhares de pacientes de uma doença silenciosa, responsável pela maior parte dos casos de morte, falência renal, cegueira e amputações no Brasil.

A importância do Mutirão do Diabetes ganhou repercussão em todo o país e o projeto de Dr. Rafael foi replicado em vários estados, incluindo o Rio de Janeiro, que este ano teve seu Cristo Redentor, símbolo maior da Cidade Maravilhosa, iluminado de azul. A ação foi realizada sob inspiração do projeto que se originou em Itabuna.

Além de Dr. Rafael, participam, ainda, da live, os oftalmologistas Maurício Maia, Presidente da Sociedade Brasileira de Retino e Vitreo, e Cristiano Caixeta, Vice-presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

Parceria

A ONG Unidos Pelo Diabetes vai participar, nessa sexta-feira (12), da V Feira de Saúde do Conjunto Penal de Itabuna, com voluntários e estudantes de Enfermagem da Unime. Serão realizados testes de glicemia e orientações sobre cuidados com a doença.