A equipe do Ibope já está nas ruas de Itabuna para dar continuidade a pesquisa “Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil (Epicovid-19)” que está sendo realizada pelo Ibope Inteligência, sob a coordenação da Universidade de Pelotas (UFPel). A pesquisa tem início hoje (27) e seguirá até domingo (30). De acordo com a Diretora do Ibope, Patrícia Pavanelli, o objetivo do estudo é entender o numero de casos da doença no país, e revela que nas três primeiras fases foi possível observar resultados importantes.

“Nas duas primeiras fases a pesquisa mostrou uma disparidade entre os casos oficiais e o número real de possíveis contaminados ou de pessoas que já desenvolveram anticorpos para a doença. A partir desse dado, concluímos que para cada caso oficial, a projeção é de que seis pessoas, na realidade, já teriam desenvolvido anticorpos contra a doença”, explica Patrícia Pavanelli.

Ela completa que em um mês o número de casos de COVID-19 dobrou no país, e que alguns dos sintomas mais relatados pelos entrevistados foram: dor de cabeça e perda de paladar e do olfato. “Outra questão bastante importante observada é que a pesquisa demonstra diferenças por regiões do país e também por grupos socioeconômicos”. Já sobre a quarta fase, ela explicou que servirá para atualizar o conhecimento sobre o comportamento do vírus no Brasil.

“Nós seguiremos com a mesma metodologia, em bairros específicos, visitando os domicílios. Iremos visitar 250 domicílios na cidade como um todo, sendo que de cada residência, será escolhida uma pessoa da família para ser testada e responder a um questionário. Caso ela teste positivo, todos os outros membros da família também serão testados”, informa a Diretora do Ibope, pedindo a colaboração de todos.