Estudantes do Colégio Vitória, em Ilhéus, que integram a Liga Estratégica de Desenvolvimento da Educação Científica idealizada pela instituição de ensino, foram destaques na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), conquistando medalhas de prata e bronze no concurso nacional. Os alunos premiados foram André Luís Barreto (1ª. série), Maria Eduarda Veloso (7º ano) e Daniel de Freitas Soares (9º ano), todos com a segunda colocação, e Davi Andrade (6º ano), em terceiro lugar.
A OBA é um evento anual de destaque no cenário educacional brasileiro, que busca fomentar o interesse de crianças e jovens pelas ciências, especialmente Astronomia e Astronáutica. É organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).
A prova é composta por 10 questões, sendo 7 de Astronomia e 3 de Astronáutica, e é aplicada presencialmente na própria escola. No Colégio Vitória atuaram como orientadores os professores Antônio Garcia e Erick Souza.
LEDEC
O Colégio Vitória tem investido em estratégias específicas para os alunos do 6º. ano do Fundamental II ao Ensino Médio. A Liga Estratégica de Desenvolvimento da Educação Científica é uma das iniciativas que contemplam essas ações. A liga foi inaugurada este ano abordando as seguintes áreas de conhecimento: Ciências da Natureza e Saúde, Astronomia, Robótica e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias.
Foguetes
O grupo já realizou um ‘Lançamento de Foguetes’ com a proposta de colocar a ciência em ação com criatividade, experimentação e até a presença de torcidas. O objetivo foi medir o alcance de cada foguete lançado pelas equipes competidoras, premiadas com medalhas para os três primeiros lugares. A medição foi enviada para a Olimpíada Brasileira de Foguetes (Obafog) e depois comparada com as informações de lançamentos de outras escolas.