As fortes chuvas da última semana de dezembro passado contribuíram para que parte do asfalto no início da Avenida Itajuípe cedesse. Além disso, o intenso fluxo de veículos pesados danificou uma parte da tubulação de 100 milímetros da rede de esgoto, fazendo com que houve extravasamento de dejetos na via.

Na manhã de hoje, dia 28, uma equipe da Gerência de Saneamento da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) esteve no local e solucionou o problema com a desobstrução da rede com o suporte de um caminhão limpa-fossa com hidrojato. Também houve a substituição da tubulação.

Ao concluir os serviços, a equipe fez a recuperação de piso, colocando solo brita no local e preparou a base a pavimentação asfáltica na próxima segunda-feira.

Também na manhã de hoje, a equipe de saneamento desobstruiu uma rede de esgoto que estava extravasando em um trecho da Avenida Princesa Isabel, no São Caetano. O problema se deveu ao escoamento de resíduos de material orgânico de um pet-shop instalado nas proximidades.

O gerente de Saneamento da Emasa, Tauan Sampaio, lembra a importância do uso consciente da rede de esgotamento sanitário da cidade. “É preciso que nas residências e também nos estabelecimentos comerciais, as pessoas instalem caixas de gordura. Lançada diretamente na rede de esgoto, a gordura causa entupimentos com o consequente extravasamento”, alerta.