saúde mentalO Departamento de Média e Alta Complexidade da Secretaria de Saúde de Itabuna quer garantir o acesso dos portadores de transtorno mental aos centros especializados do município. Segundo o diretor do departamento, Tiago Domingos dos Santos, muitos não conseguem chegar às unidades por falta de transporte.

Esse foi o tema abordado em uma reunião, realizada na ultima terça-feira (1º), entre a direção da Média Alta Complexidade do município e a Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), quando foi apresentada a proposta para a aquisição de um veículo para o transporte coletivo desse público. O projeto, segundo o diretor, já funciona com sucesso em outros estados.

Durante o encontro ficou decidida a formação de uma comissão, que encaminhará a proposta à Procuradoria Jurídica do município para emissão de parecer sobre a viabilidade legal de sua execução. A titular da SAS, Marina Silva, abraçou a ideia e prometeu todo o apoio necessário para que o problema seja solucionado o quanto antes.

Para Tiago Domingos, a busca de melhorias que garantam o atendimento especializado e gratuito aos portadores desse transtorno mental, é um grande avanço, que se soma a tudo o mais que já vem sendo feito nessa área em Itabuna. 

Tiago lembrou que a aquisição pelo município de um transporte coletivo provisório foi uma das propostas apresentadas durante o Seminário de Saúde Mental, realizado no final do mês passado em Itabuna.

Ele explicou que o encontro destinado a usuários do SUS, diretores, chefes de departamentos ligados à saúde pública e à comunidade em geral, surgiu da necessidade de envolver os diversos segmentos políticos e sociais visando a elaboração e execução das propostas de melhoria para a área de Saúde Mental em Itabuna.

Ascom – PMI. Foto:  Pedro Augusto