A iniciativa do Governo da Bahia de cortar os vencimentos dos professores das universidades em greve – o que incluiu (pasme o leitor!) até a suspensão dos dias trabalhados – ainda que não receba a devida atenção da imprensa local, começa a repercutir no noticiário nacional.

O blog do Nassif divulgou nesta segunda 9, Nota Pública do Fórum de Reitores das Universidades Estaduais da Bahia, “considerando o contexto atual e a suspensão do pagamento dos salários dos docentes, ato que fere a autonomia universitária…”, assinada pelos reitores José Carlos Barreto de Santana (da Uefs e presidente do Fórum), Antônio Joaquim Bastos da Silva (da Uesc), Lourisvaldo Valentim da Silva (da Uneb) e Paulo Roberto Pinto Santos (da Uesb).

A matéria “Reitores das Estaduais Apóiam Greve” ainda informa que não só professores se encontram paralisados. Também os servidores da Uesc e os discentes da Uesb e UESC.

Outro documento, a “Carta Aberta do Conselho Superior Universitário (Consu) da UEFS ao Excelentíssimo Senhor Governador do Estado da Bahia”, aprovado por unanimidade dos conselheiros presentes, afirma, em um trecho, que o “O CONSU não aceita o ato de suspensão do pagamento dos salários dos professores, por entender que este se constituiu, de fato, em uma intervenção direta sobre a autonomia desta Instituição. Neste sentido, apela a Vossa Excelência para que seja providenciado o imediato pagamento dos salários, em respeito à AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA e ao necessário processo de negociação com os docentes.

Nos comentários à matéria – onde o Governador também é chamado de Wagner Malvadeza – nenhum apoio ao precipitado gesto do Governador.

A íntegra dos documentos em  www.advivo.com.br (Luís Nassif Online).