Após denúncias de acompanhantes e pacientes relatadas em redes sociais por meio de alguns blogs, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna divulgou uma nota informando que o Hospital Manoel Novaes está enfrentando superlotação no setor de obstetrícia em consequência do aumento significativo na procura por atendimento. Segundo a instituição, somente no último domingo (7), foram realizados 14 partos, quase três vezes acima da média diária de cinco procedimentos registrada nos dias anteriores.
De acordo com a instituição, o volume inesperado de pacientes tem exigido um esforço intenso das equipes e provocado maior tempo de espera no atendimento de urgência. No início da noite desta segunda-feira (8), a maternidade já não contava com nenhum leito disponível, impossibilitando a recepção de novas gestantes com o conforto e segurança necessários.
A Santa Casa reforça que a capacidade de internação e os recursos humanos do hospital são limitados, e pede a compreensão da população. Apesar da superlotação, a direção garante que todas as pacientes já acolhidas seguem recebendo o melhor atendimento possível.




