Com informações do G1

Filhotes de tartaruga marinha foram flagrados caminhando até o mar, na orla de Ilhéus , sul da Bahia. O registro é considerado raro, pois geralmente esses animais rompem ovos à noite; neste caso, porém, nasceram em plena luz do dia, ontem (27).

No total, 110 tartarugas da espécie cabeçuda apareceram nas areias de uma reserva ambiental acompanhada pelo projeto (A)Mar, na praia dos Coqueiros. Em movimentos sincronizados, os filhotes emergiram em conjunto e seguiram em grupo, imediatamente, para o mar.

A saída do ninho ocorre quase sempre à noite, por causa do resfriamento da temperatura da areia e para evitar a ação de predadores. Eventualmente, em um dia nublado ou chuvoso, pode ocorrer o nascimento durante o dia e para chegar ao mar, as tartarugas se orientam pela luminosidade do horizonte.

No mesmo dia, em praias dos municípios de Una e Itacaré, também no sul, nasceram 390 filhotes da mesma espécie. De acordo com o veterinário do projeto, Wellington Laudano, as 500 tartaruguinhas conseguiram chegar ao mar em segurança.

Segundo ele, o projeto registrou o nascimento de 75 mil tartarugas de várias espécies em 2020 e outras 50 mil em 2021. Neste ano, há mais de dez ninhos no sul da Bahia, colocados entre os dias 2 e 16 de fevereiro. Os filhotes rompem os ovos e nascem após um período de incubação que varia entre 45 e 60 dias, dependendo das condições climáticas.

As tartarugas marinhas são muito importantes para os ecossistemas marinhos, pois são fonte de alimento para diversos animais e também são consumidores de organismos vivos.