O Ministério da Saúde adiantou para estados e municípios mais de R$ 4 bilhões de verba do Fundo Nacional de Saúde para reforçar o combate ao coronavírus (Covid-19), conforme portaria 774, de 9 de abril de 2020. Itabuna recebeu R$ 8.909.188,80, mas até hoje o município não apresentou um plano de ação para o enfrentamento à doença.

Diz o artigo segundo da portaria: “(…) os recursos financeiros serão destinados ao custeio das ações e serviços relacionados à atenção primária à saúde e à assistência ambulatorial e hospitalar decorrente do coronavírus – COVID19”.

Além dos decretos que determinaram o fechamento do comércio e suspenderam a circulação dos ônibus, o município não adotou medidas eficazes contra a disseminação do vírus. Uma ação que poderia ser eficaz, nesse momento, seria a abertura das unidades básicas de saúde de referência no município em horário estendido, como postos de triagem para os casos suspeitos.

Outra ação seria a disponibilização de testes para a covid-19, uma vez que esse é o “calcanhar de Aquiles” do enfrentamento da doença aqui e no Brasil. Falta de dinheiro já não pode ser usada como desculpa para a falta de ação.