O engenheiro agrônomo e suplente de vereador Lanns Almeida foi vítima de hackers, que clonaram seu Wahtsapp e agora tentam aplicar golpes em seus contatos. Na manhã dessa quarta-feira (27), os grupos de conversa do aplicativo de mensagens foram inundados com prints das tentativas de golpe, que começava com um “Bom dia” e com uma pergunta inusitada: “Qual aplicativo de banco você usa no seu celular?”. A depender da resposta, o perfil falso fazia o pedido de transferência de valores.

Não havia, até o início da tarde, informações de que alguém houvesse caído na lábia dos larápios digitais. Pudera: a pedida inicial era de R$ 3.990,00. Muitos reagiram com incredulidade, como um que lembrou a “Lanns” que estava desempregado há tempos. “Mas Lanns, você não sabe que eu tô desempregado há dois anos?”. Fim da tentativa. Outros, reagiram indignados e xingaram o golpista, e também não foram mais incomodados.

Em uma conversa, o falsário ainda mandou a Chave Pix, para facilitar a transação. Detalhe: a chave informada é um número de CPF. O blog tentou simular uma transferência, mas a mensagem é que a conta não existe. Pode ser uma parte do golpe, para forçar propositalmente a transferência para outra conta, a que o golpista efetivamente utiliza.

Lanns divulgou o alerta em suas redes sociais, e promete informar em breve seu número correto a todos os contatos.