No próximo dia 02 de fevereiro – festa de Iemanjá vai acontecer o Manifesto Cultural Pacífico Expresso 22222. Serão ao todo, 20 dias de ações culturais presenciais e remotas; em espaços públicos e privados.

De acordo com o idealizador do evento, Raphael Arcanjo, o propósito é de chamar a atenção da população para o grande desastre e crime ambiental anunciado na APA (área de preservação ambiental) da “Lagoa Encantada” que abastece a histórica cidade de Ilhéus; a conhecida e belíssima “Costa do Cacau” no sul da Bahia, exatamente numa área de Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, declarada pela UNESCO como patrimônio da humanidade.

Segundo ele, o ‘EXPRESSO 22222’ é um evento aberto, inclusivo e gratuito para oferecer ao público atrações/atividades culturais, intervenções artísticas e rituais de cura para a Terra, que nesse conhecido “Dia de Iemanjá” celebra a riqueza espiritual de nosso povo.

“O movimento entende que junto ao Porto Sul vêm: mais promessas de emprego e desenvolvimento que geram impacto destrutivo como acontecidos em Brumadinho, Mariana e Belo Monte. É mais do mesmo modelo de exploração que nós não podemos deixar repetir, nesse nosso chão tão rico e com imenso potencial turístico, gastronômico etc. Devemos pensar uma Bio-economia que valoriza os recursos naturais e humanos sem a mesma ganância da mineração cega”, afirma, Raphael, que é artista, ambientalista e consultor em agricultura Biodinâmica.

O artista, que atua ativamente em  projetos no campo da natureza e trabalha há alguns anos como consultor e professor de Agricultura Biológica Dinâmica no sul da Bahia, afirma ainda, que o ‘EXPRESSO 22222’ prevê a elaboração de projetos de requerimento (contrapartidas socioambientais) para as comunidades que estão sendo afetadas no entorno e na extensão de toda a área que envolve o complexo. “O movimento traz consigo duas importantes referências para este ano de 2022: a primeira delas é que o disco ‘Expresso 2222’, de GILBERTO GIL, completa 50 anos e, no dia 22 de fevereiro, o Parque Condurú completa 25 anos. Assim, o evento inicia em 2 de fevereiro e finaliza em 22 de fevereiro de 2022 ( 2/2/2022, tirando o zero 22222) ‘Expresso 22222’, finaliza.

Além de Raphael, o projeto ‘Expresso 22222’ é composto por uma equipe de artistas, atores do terceiro setor, sociedade civil, intelectuais, acadêmicos, cientista, agricultores, indígenas, lideres comunitários, políticos e instituições, a exemplo de Rui Rocha, da ONG Floresta Viva, ativista que há muitos anos desenvolve projetos no campo ambiental e de reflorestamento, Diego Badaró, empreendedor que lidera diversos projetos no campo da agroecologia e sustentabilidade, André D’Elia, cineasta e ambientalista que desenvolve a produção de filmes e documentários sobre a temática ambiental na O2.

O evento conta com o apoio do o Instituto Mata Atlântica – ARFI; o Instituto Floresta Viva – IFV; o Instituto Ecológico de Artistas Orgânicos Ultrassociais – IEAOU; a Associação Parque do Zizo – APAZ; a Chocolate Cruzeiro do Sul e o Movimento Sul da Bahia viva. A ação deve permanecer até a conclusão do conflito que beneficie as comunidades do entorno.

Confira abaixo a programção:

2 de fevereiro:
-12h Chegada e concentração nas obras do porto sul (leve chapéu e água)
-Almoço coletivo (leve algo pra compartilhar, Talher e Bebidas)
-Oferenda pra Iemanjá (apenas biodegradáveis)
-Muvuca cósmica com apresentações artísticas e culturais, mic aberto para manifesto – Livre expressão.
* Capoeira com Romeu – Artes.
* Milena Sá – Artes.
* Chorinho subindo a serra – Artes.
* Pytuna tupinamba – Artes.
* Snep – Artes.
-Biocanto Dinâmico – Raphael Arcanjo – Artes.
-Fogueira
-Danças
-Confraternização
-22h Encerramento do primeiro dia

Mais detalhes sobre o evento, nos links abaixo:

Site: https://expresso22222.wixsite.com/expresso22222
Instagram: https://www.instagram.com/expresso.22222/