A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, está concluindo os serviços de troca e manutenção do guarda-corpo da Ponte Francisco Lacerda, que liga o Centro São Caetano. Segundo o secretário Almir Melo Jr, a ação foi necessária depois dos danos causados pelas enchentes do Rio Cachoeira no final de dezembro passado.

“Fizemos todo o guarda-corpo para restaurar a segurança da população e vamos concluir a pavimentação asfáltica da ponte e do entorno do Jardim do Ó até sábado”, acrescentou Almir Jr.
Além da substituição de algumas peças do guarda-corpo, toda estrutura também está sendo pintada para maior conservação.

O secretário explicou que o guarda-corpo é de metal e acabou danificado durante a operação de remoção de grandes volumes de baronesas que se acumulavam à jusante pela força das águas do rio, o que poderia comprometer toda a estrutura. “Mas, está tudo em perfeito estado”, resumiu.

O superintendente de Serviços Públicos, Francisco de Sousa Lino Filho ,ressalta que os serviços de manutenção das pontes sobre o Rio Cachoeira, no centro da cidade, teve início pela Ponte Miguel Calmon que liga o centro ao Bairro Góes Calmon, cujo guarda-corpo também passou por manutenção e recebeu nova pintura”, afirmou.

A liberação do tráfego de veículos pesados sobre a ponte, popularmente conhecida como Marabá, ainda depende de avaliações técnicas pelos danos causados pelas cheias. “Esperamos brevemente concluir os estudos”, disse Sousa Lino.

BUEIROS

Na tarde de ontem, dia 25, foi finalizada a instalação de tamponamento de bueiros, cujas tampas de ferro haviam sido furtadas por vândalos, o que está sob investigação, principalmente ferros-velhos.

A Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo recolocou tampas seis bueiros, entre as ruas Duque de Caxias e Santo André, no Bairro Conceição, atendendo aos moradores.