O promotor Inocêncio Carvalho afirmou, na tarde de hoje, em audiência na Câmara Municipal, que o Ministério Público não fez uma Recomendação, enquanto instituição, sobre a abertura do comércio em Itabuna. “O comércio de Itabuna, hoje, terá sua decisão de abrir ou de fechar, sem nenhuma intervenção do Ministério Público”.

Ele declarou ainda que a opinião dele e de outros integrantes do grupo de acompanhamento da Covid-19 criado pelo Ministério Publico em Itabuna, chegou a constar em ata da reunião de que participavam, com integrantes da prefeitura, mas não é uma posição institucional. “Não encaminhamos nenhuma Recomendação, não fizemos nada oficial. Apenas fomos indagados e, como cidadãos, pessoas que amam seus familiares, observando a situação dos leitos de UTI, respondemos que não achávamos prudente a abertura”.

Assim, a decisão de não abrir – ou mesmo de abrir – o comércio será do prefeito, sem a intervenção do Ministério Público. “O que não quer dizer que não iremos demandar judicialmente uma decisão de abrir o comércio”, emendou o promotor Inocêncio Carvalho.

Com a palavra, o prefeito Fernando Gomes.