A Secretaria Municipal da Educação de Itabuna (SME) retomou ontem (7), as transmissões ao vivo via internet na proposta de formação continuada à distância iniciada há cerca de um mês, dividida em duas etapas. Na primeira, foram discutidos a saúde física e emocional do professor em tempos de pandemia. Na segunda etapa, a formação se volta para a construção dos referenciais curriculares da Rede Municipal de Ensino, especificamente no tocante ao atual sistema vigente na rede, orientado pela Proposta Político-pedagógica “Pelo Direito de Aprender”, fundamentada na Pedagogia Histórico-crítica (PHC), cujo precursor é o professor Dermeval Saviani.

Na retomada dos trabalhos  (2ª live da 2ª etapa), a convidada foi a professora doutora Carolina Nozella Gama (foto), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), que trouxe o tema “O currículo na perspectiva da pedagogia histórico-crítica”, com mediação da assessora de Formação Continuada do Departamento da Educação Básica (DEB), professora Inajara Rosa dos Santos. Gama foi bastante elogiada pelos expectadores, especialmente quando observou que o currículo escolar, ao ser idealizado e pensado, deve pressupor a função social da escola como protagonista de um processo rico de historicização, enaltecendo a relevância dos conteúdos num diálogo direto com as vivências dos educadores e dos educandos.

Para ela, “os contextos sociais não podem e não devem ser perdidos de vista quando se trata de currículo escolar. Discussões como racismo, preconceito, diversidade, política e pandemia devem adentrar o currículo, especialmente pelo fato do professor ser o mediador dos contextos interpretativos desses acontecimentos, enriquecendo o olhar crítico que os estudantes devem ter sobre esses temas”, disse.

A secretária municipal da Educação, Nilmecy Gonçalves, acompanhou os trabalhos e disse que ficou embevecida com o conhecimento multicontextualizado da professora Nozella Gama. “Quando uma rede como a do município de Itabuna se coloca na dimensão de construir os seus referenciais curriculares e vem uma fala como a da Dra. Gama indicando inclusive que não é qualquer conhecimento que humaniza, isso ratifica sobremaneira o quanto o papel do professor é importante na construção desse conhecimento e desse currículo. Me senti especialmente grata pela oportunidade que foi oferecida à rede nesta terça-feira, pelas falas que tivemos nesta live, de lado a lado”, ponderou.

Nesta quarta-feira (8), às 14h, irá ao ar a terceira live da etapa, com o professor doutor Fernando Wolff Mendonça, da Universidade Estadual de Maringá (UEM). O tema será “O componente curricular Língua Portuguesa à luz da PHC”. A mediação será feita também pela professora Inajara Rosa. Todas as lives contam com tradução instantânea para a Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS). Nos trabalhos desta terça, o pico de audiência atingiu a marca de 693 expectadores.