onubus paradoUma paralisação de advertência, de uma hora, está atingindo nesse momento toda a frota do transporte coletivo urbano e interurbano em Itabuna.

Promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Rodoviário de Itabuna e Região, o protesto é contra a decisão das empresas do transporte público, que estão cancelando o direito dos funcionários ao passe livre nos ônibus.

Em seu discurso, o presidente do Sindrod, Joselito Paulo, o Pé de Rato, denuncia que as empresas estão fazendo pior: estão demitindo todos os funcionários residentes em municípios vizinhos para não terem que arcar com o seu transporte até Itabuna.

"Trabalhadores de Buerarema, Ibicaraí, Itapé estão sendo mandados embora porque as empresas não querem dispor de um lugar em seus ônibus para eles", afirmou.

De acordo com Pé de Rato, a decisão de parar o transporte no horário de pico é, sim, para que a manifestação dos trabalhadores doa direto no bolso dos empresários. Seria, segundo a avaliação do sindicalista, a região mais sensível dessa turma.