conferência

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) realizou na última sexta-feira (30) uma Conferência Municipal para homologação dos pré-candidatos à Prefeitura Municipal de Itabuna. No evento, o PCdoB definiu, com base na unidade partidária, a manutenção dos nomes de Davidson Magalhães, diretor-presidente da Bahiagás, e de Wenceslau Júnior na disputa pela indicação à candidatura majoritária.

Davidosn Magalhães é o presidente da Bahiagás, já foi vereador e secretário municipal em Itabuna. Wenceslau é vereador do município pelo terceiro mandato consecutivo e foi o candidato a deputado estadual mais votado da cidade no pleito de 2010.

O ex-vereador Luís Sena foi retirado da disputa e, por conta da confiança do partido e da experiência do membro comunista, passa a ser o principal coordenador da campanha majoritária do PCdoB em Itabuna, e por aclamação eleito presidente do diretório municipal do partido.

Segundo divulga o PCdoB, essa decisão já faz parte da tática de afunilamento do partido, para que no início do próximo ano seja definido o nome que disputará as eleições municipais de 2012. A decisão final dependerá do capital político materializado pelo partido até o início do próximo ano (melhor avaliação nas pesquisas), levando em consideração a representatividade eleitoral e o leque de alianças, que fortalecerão o projeto alternativo para disputar a prefeitura do município.

Durante a primeira parte da conferência foram feitas diversas filiações, e, mais tarde, no ato público, foram apresentados também os pré-candidatos à Câmara Municipal de Vereadores, em reunião que lotou o Plenário Raimundo Lima, da Câmara Municipal, com a presença de pré-candidatos de outros partidos, políticos, líderes comunitários, professores e populares.

Entre os convidados estavam o presidente do PSDB local, José Adervan de Oliveira, o representante do PPS, Gilmar França, o representante da subseção local da OAB, Dr. Andirlei Nascimento, além de outros pré-candidatos a prefeitos: Marilene Duarte (PMDB), Roberto Minas Aço (PP), Acácia Pinho (PDT), Mendonça (PRP) e Thiago Souza (PSOL).

Time da proporcional

Na ocasião, o PCdoB também apresentou seu time de pré-candidatos a vereadores, composto por lideranças com atuação destacada no movimento social, sindical, comunitário, empresarial e profissionais liberais, entre outros. A pretensão é eleger pelo menos três vereadores em 2012.

Entre eles estão o coordenador da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) regional e membro da Federação dos Empregados do Comércio da Bahia (FEC), Jairo Araújo; o presidente da Cooperativa de Trabalho do Estado da Bahia (Cooteba), Aldenes Meira; a presidente do Conselho Municipal de Juventude de Itabuna (CMJ), Hélade Xavier; o coordenador do Fórum Estadual das Entidades Sindicais dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias da Bahia e ex-candidato a deputado estadual, em 2008, Josivaldo Santos.

O ex-secretário de Agricultura, Indústria, Comércio e Turismo de Itabuna, ex-diretor executivo da Câmara de Vereadores de Itabuna, economista, planejador e gestor de cidades, radialista e atual suplente de vereador, Rosivaldo Pinheiro; o presidente da Associação de Moradores do Mangabinha, Clovis Santos; o funcionário público aposentado pelo Banco do Brasil, ex-candidato a vereador, que recentemente trocou o Partido dos Trabalhadores pelo PCdoB, Carlinhos Cardoso, e diversas outras lideranças importantes do município.