A Prefeitura de Itabuna deu início, nesse domingo (15), ao projeto Lazer na Rua, organizado pela Secretaria de Trasporte e Trânsito (SETTRAN), muito embora não se tenha certeza se a palavra “organizado” caiba ao primeiro dia do projeto. 

Alardeado pela imprensa, a ideia original previa que as duas pistas da Avenida Mario Padre estivessem interditadas para que as famílias, as crianças e jovens, os esportistas em geral pudessem aproveitar ao máximo mais um espaço alternativo de lazer. 

Porém, o que se viu foi uma proposta reduzida pela metade, pois somente a pista mais ao lado do Rio Cachoeira foi interditada. A outra pista (que dá acesso ao bairro da Conceição) teve o trânsito liberado livremente. 

A grosso modo, não é necessário que um engenheiro de trânsito expert no assunto ateste o grau de perigo que isso representa, pois basta que somente um único motorista irresponsável, alcoolizado e descontrolado passe por ali numa velocidade não muito elevada para que a tragédia aconteça. E aí, de quem será a responsabilidade???   

Para além disso, a quantidade de agentes fazendo a segurança do local foi muito pequena. A equipe d’O Trombone contou apenas dois, da SETTRAN. É preciso que a prefeitura se articule com a Polícia Militar e com a Guarda Civil Municipal para que efetivamente as famílias se sintam seguras ali.