Um grave incidente provocou uma tragédia familiar em Itabuna, na Escola Municipal Marechal Castelo Branco, na manhã desse sábado (16), com a morte de uma criança e grave lesão corporal em seu pai. O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, determinou que a Prefeitura preste assistência à família das vítimas e à Procuradoria-Geral do Município que acompanhe o caso durante inquérito aberto pela Polícia Civil, a quem cabe investigar as causas do lamentável incidente.

A Prefeitura está dando assistência às famílias das vítimas do incidente. Por determinação do prefeito Augusto Castro, as secretarias municipais de Promoção Social e Combate à Pobreza, Saúde e Educação destacaram profissionais para prestar toda a assistência necessária, incluindo assistência psicológica, social e material.

A unidade escolar já pertenceu à rede estadual de educação tendo sido municipalizada há alguns anos. Mas, ao que preliminarmente se informa, jamais teria passado por reformas em sua estrutura depois de cedida ao município. A escola está entre as unidades da Secretaria Municipal de Educação que serão requalificadas a partir da próxima semana e antes da volta às aulas em regime presencial.

A secretária de Educação, Janaína Araújo, também se disse entristecida com o incidente, tendo lamentado o falecimento da criança que ainda não se sabe seria estudante da Escola Marechal Castelo Branco que atende às séries iniciais do Ensino Fundamental. Já a Secretaria Municipal de Saúde determinou toda a assistência necessária e fundamental ao restabelecimento do adulto também vítima do desmoronamento do muro.

MOÇÃO DE PESAR

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, externa seu profundo pesar pela morte da criança Guilherme Aurélio, 9 anos, na manhã deste sábado, dia 16, no Bairro Califórnia, em decorrência do desmoronamento de parte do muro que circunda a Escola Municipal Marechal Castelo Branco e deixou o pai dele Fábio Guedes dos Santos, 45 anos, ferido, ambos residentes no Loteamento Paraíso. Pede a Deus que conforte os familiares da criança vítima desse lamentável incidente, cujas causas serão apuradas em regular procedimento investigatório da Polícia Civil.

De imediato, determinei às as secretarias municipais de Promoção Social e Combate à Pobreza, Saúde e Educação que enviassem à residência das vítimas e à unidade escolar e, profissionais para prestar toda a assistência  psicológica, social e material necessária, incluindo assistência médico-hospitalar à pessoa adulta que sofreu ferimentos em razão do desabamento da amurada no momento em que pai e filho se dirigiam à feira livre do bairro vizinha à unidade escolar.

Itabuna (BA), 16 de outubro de 2021

Augusto Castro
Prefeito