Devido a danos no Almoxarifado Central, causados pelas enchentes do Rio Cachoeira e seus tributários, a Prefeitura registrou nesta manhã de quarta-feira, dia 29, Boletim de Ocorrência na Central da Polícia Civil no Complexo Policial de Itabuna. O galpão da unidade da Secretaria de Gestão e Inovação, situado à Rua A, Vale do Sol, ficou inundado, tendo sido perdidos estoques de materiais e insumos.

Segundo o chefe do Almoxarifado Central, Antônio Carlos Carvalho Pereira, o Centro Industrial de Itabuna, entre os bairros Nova Itabuna e Maria Matos (Rua de Palha), foi uma das localidades mais atingidas pelas águas do Cachoeira e das chuvas. É lá onde ficam concentrados os estoques de materiais, produtos e insumos de todas as secretarias municipais e departamentos agregados.

“Tomamos conhecimento de que grande volume de água chegava ao Almoxarifado. Quando nos encaminhamos para lá, já não dava mais para entrar e tentar salvar alguma coisa. O nível das águas já ultrapassava cerca de um metro e meio de altura e foi subindo rapidamente. Não tivemos mais condições de adentrar ao Almoxarifado”, relata Carvalho.

Na segunda-feira passada, dia 27, depois que o volume de água baixou, as equipes da Prefeitura, equipadas com botas e máscaras, estiveram no local para analisar os estragos ocasionados pelas enchentes.  “Lá presenciamos uma catástrofe com a perda de tudo que estava armazenado. A água subiu mais de um metro e cinquenta”, conta.

Segundo o chefe do Almoxarifado Central, cerca de 70% dos materiais foram perdidos e, a partir de então, a equipe trabalha para limpar o local e descartar os materiais inutilizados. Até o momento não está sendo possível mensurar o tamanho dos prejuízos. Somente depois de um balanço total se poderá calcular o estoque de todo material ainda servível. “Caos total”, resume.