Esse é um anúncio, como diz o título, para se encontrar um médico. Não qualquer médico. Também, não é para nenhum emprego. É, basicamente, um médico que goste de andar, nos fins de semana, nas periferias da cidade. Que faça reuniões em igrejas, que visite feiras-livres, ande pela cidade toda. Que faça atendimentos em reuniões que ferem até a lei eleitoral.

Claro que não se tem médico com esse perfil na cidade, mas até poucos dias atrás havia pelo menos um. Isso mesmo, o Dr Antônio Mangabeira. Mas, o homem sumiu. Quarentena braba. Ninguém ouve um pio.

O Hospital de Base já virou referência para coronavírus, já voltou a receber todo tipo de paciente, e não se sabe o que pensa o Dr Mangabeira desse pandemônio. Sem falar que ele possui uma clínica, além de outros imóveis na cidade, que bem poderiam ser oferecidos para o enfrentamento da pandemia.

“Até a esposa dele, nefrologista, seria uma grande força na linha de frente do combate. Sabe-se que a demanda por esses profissionais junto aos leitos de UTI e clínicos é grande. Mas, ninguém ouve falar do casal”, alfineta o presidente do PT em Itabuna, Jackson Moreira.

“Quem souber do doutor, quem vir esse legítimo representante da turma do jaleco, favor nos avisar. Queremos saber da sua contribuição para esse momento dramático da saúde pública no município”, reforça Jackson.