Diretores e funcionários da Associação Comercial e Empresarial da Bahia (ACI) foram orientados nesta quarta-feira, 7, sobre as estratégias do Programa Capacitar da Federação das Associações Comerciais e Empresariais da Bahia (Faceb), em parceria com o Sebrae. A iniciativa já começou a ser implementada na ACI, a partir de um diagnóstico, e vai atuar no desenvolvimento organizacional da gestão, visando implementar boas práticas em encontros mensais, ao longo de 10 meses.

A ação tem um papel fundamental no fortalecimento da Associação, tendo em vista que o seu objetivo maior é aumentar a competitividade das empresas associadas. Segundo o presidente Sérgio Velanes, “o Capacitar é uma grande conquista e vai contribuir muito para a entidade que tem um grande potencial para mobilizar e influenciar o desenvolvimento econômico em nossa cidade, promovendo um melhor ambiente de negócios”.

O programa já foi implantado em mais de 600 entidades de representação empresarial no Brasil, formando mais de 5 mil diretores e funcionários. Segundo o técnico do Capacitar, Paulo César Ferreira, responsável pela aplicação da metodologia, as principais áreas de intervenção serão: Gestão da Entidade, Desenvolvimento da Cultura Associativa, Diversificação e ampliação do portfólio de produtos e serviços, relacionamento e representação institucional e desenvolvimento econômico local.

César destacou que o Capacitar possui metodologia própria, “cuja missão é desenvolver as entidades empresariais, capacitar os diretores, que são empresários e que sabem gerir bem o seu negócio, mas que precisam desenvolver competências e boas práticas de gestão específicas para as entidades”. Tais ações vão fortalecer o Associativismo e impulsionar a participação, cada vez maior, de empresários engajados em defesa das demandas que influenciam a classe empresarial.

O presidente da Faceb, Clóvis Cedraz, foi representado por Herriete Cedraz, que relembrou a aplicação desse projeto na ACI e foi responsável pelo impulsionamento de mudanças importantes para a gestão. Para o coordenador de Projetos da Faceb e orientador do Capacitar, Adriano Câmera, o programa “vai ensinar a entidade criar as condições para uma boa gestão de recursos humanos, de atendimento aos associados, de relacionamento com a sociedade e com o poder público local”.