O Banco de Leite Humano da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna está com uma programação especial para este mês de maio, que é dedicado ao reforço na mobilização para sensibilizar à sociedade sobre a importância da doação do leite humano. As ações são realizadas nas unidades básicas de saúde de Itabuna e outros municípios do sul da Bahia; em consultórios médicos pediátricos e no Hospital Manoel Novaes, onde estão internados os bebês prematuros.

O Banco de Leite da SCMI também está participando das atividades promovidas pela Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH) do Brasil. Na última quarta-feira (11), a enfermeira Bianca Baleeiro foi uma das convidadas para o webinário, que teve como mediador o coordenador da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (BLH) e presidente do Programa Iberoamericano de Banco de Leite, João Aprigio Guerra.

Bianca Baleeiro apresentou um balanço das ações que são realizadas diariamente para assegurar um estoque mínimo de leite para os bebês que nascem prematuros, com complicações de saúde e que precisam de cuidados especiais na Unidade de Terapia Intensiva do Manoel Novaes. Ela falou ainda das dificuldades em manter o estoque mínimo, sobre a importância das mães doadoras e do trabalho desenvolvido em parceria com o Corpo de Bombeiros, em Itabuna.

AÇÕES CONSTANTES

A enfermeira destacou que o trabalho para sensibilizar os familiares de mães com potencial para ser doadoras é constante e explica que o Banco de Leite da Santa Casa vem adotando medidas para facilitar a captação. “Realizamos um trabalho tanto interno quanto externo. As ações internas incluem orientação nos leitos das pacientes e busca ativa. Fora do hospital, as atividades são realizadas nas unidades básicas de saúde e nas rodas de conversa”.

São durante esses encontros que as gestantes são orientadas sobre a pega correta, que pode fazer muita diferença, e detalhamos sobre a importância da amamentação, principalmente, nos primeiros meses de vida dos bebês. “São abordados assuntos como valor nutritivo do leite e sobre os benefícios para as mães. Reforçamos que o leite materno fortalece o sistema imunológico do bebê”, acrescentou a enfermeira.

De acordo com Bianca Baleeiro, mesmo com ações intensivas e com apoio da mídia local e do Corpo de Bombeiros, o Banco de Leite quase sempre está em dificuldade em manter o estoque mínimo de 70 litros. Hoje, por exemplo, há no estoque apenas 20 litros. “Por isso, a batalha é diária para que não comprometa o atendimento aos pacientes. É importante que a sociedade compreenda a importância da doação”, concluiu.

Para tornar-se mãe doadora, a interessada só precisa entrar em contato com o Banco de Leite, via telefone 73 3214-4346, e receber as orientações e fazer a pré-inscrição. Quem tiver dificuldade para dirigi-se à unidade pode optar para participar da Rota do Leite, que funciona em parceria com os Bombeiros, que uma vez na semana faz a coleta domiciliar nos bairros de Itabuna.

Como forma de reconhecimento, o Banco de Leite do Manoel Novaes, que detém o título de Hospital Amigo da Criança, vai entregar, na próxima quinta-feira (19), Dia Mundial da Doadora de Leite Humano, uma lembrança e certificado de mães doadoras. A unidade mantém a certificação na categoria “A” da Rede de Banco de Leite do Brasil.