A Plataforma do Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE) liberou ontem (4) para o cadastro dos gestores escolares e download dos materiais do Integra SABE – 2021. Já o período de 9 a 20 de agosto será destinado para a aplicação da avaliação on-line e de 9 a 31 deste mês ocorrerá a aplicação da avaliação impressa, nas unidades escolares. A plataforma do SABE pode ser acessada através do link https://avaliacaoemonitoramentobahia.caeddigital.net/.

A Avaliação Diagnóstica – Integra SABE 2021 visa realizar um levantamento sobre a aprendizagem dos estudantes, por meio da avaliação das disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa, para auxiliar as escolas da rede Estadual na implementação de novas ações pedagógicas, voltadas para o fortalecimento de habilidades e a promoção da equidade. Este ano, o estudante poderá responder a avaliação por meio de duas modalidades: prova digital (avaliação on-line) ou prova impressa.

A coordenadora técnica de Avaliação e Indicadores Educacionais da SEC, Fátima Medeiros, destacou que, além dessa novidade, houve também a ampliação do público que participará da avaliação. “Como a proposta da prova Integra SABE é fazer um grande diagnóstico das aprendizagens dos estudantes de todos os anos/séries da Educação Básica, a escola terá condições de buscar mais integração entre as ações voltadas para o fortalecimento das aprendizagens, compreendendo em quais anos/séries há mais fragilidade. Assim, deverão participar da prova Integra SABE os estudantes matriculados a partir do 2º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio e também os estudantes da Educação Profissional”.

Direcionada ao fortalecimento das discussões pedagógicas sobre as aprendizagens dos estudantes, o Sistema de Avaliação Baiano de Educação foi retomado pela Secretaria da Educação do Estado em 2019 como uma ação estratégica importante para o fortalecimento das discussões pedagógicas. Por meio das diversas atividades avaliativas e das análises dos resultados, as ações voltadas à melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem foram direcionadas para  as habilidades que se revelam mais críticas em cada unidade escolar.