A Secretaria Municipal da Educação (SME) de Itabuna, através do Departamento de Educação Básica (DEB), estreia nesta terça-feira (24), o programa de rádio “A Hora da Leitura”, em parceria com a emissora Rádio Nacional de Itabuna.

O objetivo é possibilitar às crianças matriculadas na Educação Infantil e aos estudantes de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino, a apreciação e compreensão de textos literários utilizando os diversos gêneros textuais para o desenvolvimento da escuta e atenção, para, a partir daí, desenvolverem em suas rotinas, a prática do reconto, escrita espontânea, representação gráfica e reprodução dos textos escutados, visando a construção do trabalho de consciência fonológica, própria da alfabetização.

“Diante do distanciamento social, causado pela pandemia do COVID-19, o ano letivo teve início com atividades impressas (blocos de atividades não presenciais) e a SME parte da premissa de que há a necessidade de complementar o material pedagógico impresso para este público, através da contação de histórias, enquanto não há o retorno das aulas presenciais”, destaca a diretora do DEB, professora Regiane Cruz.

O programa “A Hora da Leitura” irá ao ar todas as terças-feiras, das 17h30mim às 18h horas na Rádio Nacional 870 AM, sob a coordenação da professora Sayonara Reis, contando com a colaboração, participação e ajuda dos integrantes do projeto “Biblioteca Itinerante”.

“Esse projeto já nos leva a mergulhar nas histórias infantis através do teatro e, agora, há esse experimento de se produzir um material essencialmente radiofônico, algo que eu tenho certeza que dará muito certo, por ser lúdico, integrar profissionais que já carregam consigo a capacidade de explorar o imaginário infantil e fazê-lo, principalmente, com muito talento”, destacou a secretária municipal da Educação, professora Nilmecy Gonçalves.

De acordo com a secretária, as atividades não presenciais, agora com o apoio de um programa de rádio, delimitarão ainda mais a importância do papel dos adultos que convivem com as crianças em casa. “Todas essas iniciativas orientam a organizar uma rotina diária”, ponderou, complementando ainda que “a alfabetização das crianças dos anos iniciais com o objetivo de trabalhar a oralidade, leitura e escrita, está entre os aspectos mais singulares que ocorrem no processo de ensino e aprendizagem”.

Iniciativas seguem orientação do Conselho Nacional

A secretária municipal da Educação, Nilmecy Gonçalves, aponta que iniciativas como os blocos de atividades e, mais recentemente, a efetivação de um programa de rádio, durante a pandemia, seguem o que se sugere e se orienta pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), através do Parecer nº 05/2020, quando diz que as redes de ensino e escolas devem orientar as famílias com roteiros práticos e estruturados para acompanharem a resolução de atividades pelas crianças.

A SME ressalta que é necessário a presença do professor para esse processo de elaboração das atividades direcionadas, principalmente aos anos iniciais.

Elas são minuciosamente planejadas para que atendam ao seu objetivo e, na ausência do professor, destaca a necessidade de um familiar para colaborar com o processo de aprendizagem. “Independente do período de distanciamento social, a participação dos pais ou de outra pessoa que possa auxiliar essas crianças e acompanhar as orientações advindas das escolas é de extrema importância”, apontou a diretora Regiane Cruz.

Assim, “o programa ‘A Hora da Leitura’, é mais um subsídio utilizado como estratégia para auxílio do processo de alfabetização dos alunos atendidos pela Rede Municipal de Ensino, que levará aos lares dos estudantes uma rotina, sequenciação e principalmente familiarização com um professor referência na condução dos trabalhos, processo tão importante na aprendizagem dos pequenos’, finalizou a diretora do DEB.