O secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas Boas, descartou a suspeita de coronavírus no caso de um bebê de um ano, internado no Hospital Manoel Novaes, em Itabuna.

Vilas Boas usou as redes sociais para dar a informação. Segundo ele, o teste deu positivo para outros vírus: Rhinovirus e Coronavírus NL-63 (variante sem importância clínica maior e não relacionada ao COVID-19). “Dessa forma, está excluído o caso suspeito”, garantiu o secretário.

Os pais da criança continuam sendo monitorados na Santa Casa de Itabuna. A família chegou há 12 dias no município e esteve em viagem na Europa, com passagem pela Itália.

Agora a pouco, a Secretaria da Saúde do Estado, emitiu nota dando maiores informações sobre o caso. De acordo com a Sesab, quatro amostras foram encaminhadas para o Laboratório Central da Bahia (Lacen) pelo Hospital Manoel Novaes. Uma das amostras era do bebê e outras três do pai, mãe e avó da criança.Os exames foram processados conforme Protocolo internacional, através de exame PCR para Influenza e outros vírus respiratórios.

Na amostra do pai foi detectado o  Coronavírus  NL63; na amostra da mãe, o Rinovírus e Coronavírus NL63, enquanto que na amostra da avó foram detectados Enterovírus e Rinovírus.

A Sesab explicou que as infecções por Coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderada, semelhantes a um resfriado comum.  Os coronavírus comuns que infectam humanos são alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Jequié

Na segunda (24), a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) já havia descartado a suspeita do novo coronavírus em outro paciente, que deu entrada no Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié.

Uma freira apresentou sintomas respiratórios e um histórico de viagem recente ao norte da Itália (Siena), zona considerada de risco para transmissão do coronavírus COVID-19, no último dia 14 de fevereiro.Os exames diagnosticaram uma infeção pelo vírus da influenza A, excluindo portanto, infecção por COVID-19.