A Universidade Federal do Sul da Bahia reiniciou este mês a construção do campus Jorge Amado, numa área localizada entre a Rodovia Ilhéus-Itabuna e o semianel rodoviário. As obras ficaram paralisadas por cerca de seis meses, em função do corte de recursos realizados pelo Governo Federal, mas no final do ano a universidade recebeu umm aporte do MEC no valor de R$ 5 milhões.

Atualmente está sendo concluída a  cobertura do Núcleo Pedagógico, a qual contará com painéis fotovoltaicos para geração de energia. Também foram retomadas as obras de infraestrutura, como pavimentação, subestações e estações de tratamento de água e esgoto, etc., com previsão de conclusão para dezembro de 2020, caso se mantenha a regularidade na transferência dos recursos por parte do Governo Federal.

No Campus Jorge Amado, serão instalados  o  Instituto de Humanidades, Artes e Ciência e Centros de Formação em Tecnociência e Inovação e Agroflorestais, o Núcleo Pedagógico, edifício de salas de aulas e laboratórios; e o Núcleo de Vivência e Gestão Acadêmica, que abrigará a coordenação do campus e o corpo docente, assim como áreas de convívio social.

A área do novo campus, num total de 37 hectares,  foi cedida pela Ceplac, na gestão do então superintendente Juvenal Maynart, que também cedeu parta da estrutura do Centro de Pesquisas do Cacau para a UFSB, com uma ala que hoje abriga  pesquisadores  com mestrado e doutorado e trabalhos reconhecidos internacionalmente.

Informações Blog do Thame