A Prefeitura de Itabuna, por meio da Coordenação da Rede Frio da Secretaria Municipal de Saúde, ampliou a vacinação contra o vírus Influenza para a população em geral, e atendendo recomendação do Ministério da Saúde. No município, a Campanha contra Influenza teve início no dia 2 de abril, disponibilizando a vacina para grupos prioritários que também são definidos pelo Ministério.
A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes, salienta a importância de a população ser imunizada contra a Influenza, principalmente com a chegada do inverno. “A vacina reduz casos de agravamento da doença, as internações e os óbitos”, frisa.
“Com a chegada da estação mais fria e também dos quadros de viroses recorrentes em crianças e em adultos, este momento estava sendo aguardado com grande expectativa pela população em geral e é preciso que as pessoas se previnam”, recomenda.
A coordenadora da Rede Frio da Secretaria Municipal de Saúde, enfermeira Camila Brito, explica que, mesmo ampliando o alcance da vacina para toda população, “continuamos trabalhando para cumprir a meta estipulada pelo Ministério da Saúde que é vacinar 90% dos três principais grupos prioritários: crianças de seis meses a seis anos, idosos e gestantes”.
Ela ainda chamou a atenção para o número crescente de casos em todo país. “Em alguns locais, os casos de Influenza A têm superado até a Covid-19. É preciso que a população procure uma Unidade de Saúde mais próxima de sua residência para se vacinar, pois não justifica a pessoa dizer que não tem acesso, porque a vacina está liberada para todos”, ressalta.
A coordenadora da Rede Frio alerta que sobre sua preocupação “porque tem sido muito crescente os casos de Influenza, podendo surgir até uma nova epidemia da doença. E o fato é que o aumento de casos sempre tem acontecido justamente no público específico que o Ministério da Saúde está convocando, que são idosos, crianças e gestantes”, acrescenta.
Em pouco mais de 30 dias de campanha já foram realizados dois Dias “D” de Vacinação, nos dias 10 e 17 de maio. O primeiro, na sede do Centro de Referência da Mulher Mariana Domingas Santos (CAM), no centro.
Já o segundo, em quatro UBSs referência: Roberto Santos, no Santo Antônio; José Edites dos Santos, no Centro Administrativo Firmino Alves; Möise Hage, no Bairro Lomanto, e Alberto Teixeira Barreto, no Bairro Califórnia.