Cidade em que Jorge Amado deu os seus primeiros passos na literatura, projetou o Sul da Bahia para o mundo, Ilhéus é palco do maior evento de cacau e chocolate da América Latina, o Chocolat Festival Bahia, que em 2025 reune um público de cerca de 20 mil pessoas por noite.
Nesse espaço em que se respira a magia do cacau e o sabor do chocolate, a arte e a cultura estão presentes, com o apoio do Fundo de Cultura da Bahia, através do Edital “Ações Continuadas”. As atividades acontecem no Pavilhão Cultural e na Tenda Cacau. Na Tenda Cacau, atrações como Mulheres de Domínio Público, Circo da Lua, Contação de Histórias, Conversa e com Autores Regionais e exposição de livros, Palhaços e Palhaças do Maktub e Histórias de Cabaré com personagens de livro ´Gabriela` reunem pessoas de todas as idades, na celebração da arte grapiúna.
Já no Palco Cacau, apresentações como Mulheres de Domínio Público, João Paulo Hoffman, Alexandre Costa, Djalma Assis e Banda, Bora Trio, Zabumbahia, Alex Félix e Lilian Casas, Gabriela Maja, PH do Acordeon, Putorkesta! e Danilo Caymmi, fundem a música regional com a mais pura MPB.
Além disso, na área de circulação do festival, são realizadas performances de dança, música, teatro, capoeira e literatura de cordel.
Pawlo Cidade, coordenador de atividades culturais no Chocolat Festival destaca que “esse evento é uma vitrine para os artistas regionais e uma forma de valorizar a prata da casa. São dois espaços múltiplos que envolvem diversas manifestações artísticas, como teatro, literatura, dança, cultura popular e música, em que nossos artistas podem mostrar seu talento para um público não apenas da Bahia, mas de vários estados brasileiros”.