A Colônia dos Pescadores do Rio Vermelho, em Salvador, recebeu nesta quarta-feira (13), mais de 580 agentes de viagens, operadores e fornecedores de serviços turísticos de todo o Brasil para a experiência imersiva “Bahia Experience”, como parte das atividades da Convenção da Operadora Diversa, realizada em Guarajuba, no município de Camaçari, em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA). No local, os profissionais vivenciaram uma imersão de um dos festejos mais populares da cultura baiana — a Festa de Iemanjá.
Momento que chamou a atenção do agente de viagens de João Pessoa, na Paraíba, Leonardo Dantas. “Que festa linda. Vamos levar muito conhecimento de tudo que a gente viu, de tudo que estamos aprendendo. Aqui, no 2 de fevereiro, onde saem todas as embarcações para as oferendas da Rainha do Mar das religiões de matrizes africanas, estou simplesmente encantado. Realmente, o baiano sabe como receber o turista e fazer festa, não tem igual. Agora vamos promover o destino Bahia com ainda mais propriedade, não só Salvador, mas Porto Seguro, Morro de São Paulo, Chapada Diamantina”, recomendou.
Reconhecida como patrimônio imaterial de Salvador e da Bahia, a manifestação dedicada à Rainha do Mar, atrai grande número de turistas todos os anos. A tradição, que começou em 1923, é marcada pela entrega de presentes a Iemanjá para garantir fartura de peixes no mar, tornando o local o centro de devoção e tradição religiosa com raízes históricas.
De acordo com a gerente de mercado nacional da Setur-BA, Tatiana Harfush, o evento é uma importante ação estratégica para fortalecer a promoção do turismo baiano nacionalmente, contribuindo para fortalecer a economia local e a projeção do estado. “É uma força tarefa enorme. A Setur viaja esse país e o mundo inteiro para divulgar essa diversidade e essa pluralidade que é o nosso estado. Já havíamos realizado nesses dias, uma imersão na noite do Reveillon e São João, com sua cultura e gastronomia intensa, e agora finalizando o evento, com esse sol lindo na festa de Iemanjá, que traz toda essa cultura da Bahia”, explicou.
Bahia Experience
Recepcionados por baianas, os profissionais de turismo prestigiaram ainda, apresentações artísticas afro-brasileiras, acompanharam a entrega de presentes a Iemanjá, experimentaram pratos típicos da culinária baiana, como o acarajé, abará, caldos de sururu e peixe, e bobó de camarão, além de muita água de coco.
O sócio-diretor da Operadora Diversa, Arnaldo Franken, destacou a relevância do apoio da Setur-BA na realização da “Bahia Experience”. “Sem a secretaria estadual, não teria evento, não só no Rio Vermelho, como a convenção como um todo na Bahia. O apoio foi incrível, um show. A ideia é tentar mostrar para todos os agentes de viagens as festividades da Bahia e deu super certo. Conhecemos o Olodum, os Filhos de Gandhi. Queremos que eles sintam a Bahia, que é onde tudo começa na vida do Brasil”, afirmou.
As agentes de viagem de São Paulo, Graça Vaz e Fabiana Pagan, ficaram encantadas com a imersão. “Nossa, me arrepia toda, porque essa experiência está sendo maravilhosa. A Bahia é tudo de bom, amo esse estado”, avaliou Graça. “Estou maravilhada com tudo isso, muito conhecimento para passarmos aos nossos clientes o que é a Bahia, o que é a sensação de estar aqui, de viver tudo isso. E as comidas típicas então… Já comi acarajé e quero outro. Estou indo aqui para o bobó de camarão agora”, disse entusiasmada, a agente Fabiana.
Após a visita ao Rio Vermelho, os profissionais do turismo seguiram para a Praça da Cruz Caída, no Centro Histórico de Salvador, onde também percorreram as ruas do Pelourinho acompanhados da Banda Olodum, e em seguida, foram para o Trapiche Barnabé.
Convenção em Guarajuba
A Convenção está sendo realizada em Guarajuba, na Costa dos Coqueiros, desde a última segunda-feira (11), a fim de promover o turismo baiano e atrair públicos de diferentes áreas do Brasil. Além da imersão, que tem como objetivo promover uma familiarização com o destino, para que assim, possam promovê-lo com mais propriedade e conhecimento, a programação também incluiu palestras, rodas de negociação e festas temáticas.