Conferência Territorial de Mulheres reuniu mais de 280 representantes de 22 municípios do Litoral Sul

por Redação
0 comentários 2 minutos para ler

Mais de 280 pessoas, entre representantes do Poder Público Municipal e da sociedade civil organizada de 22 municípios do Território Litoral Sul participaram da Conferência Territorial realizada ontem, 15, em Itabuna. O encontro dialogou sobre propostas para o fortalecimento e ampliação de políticas públicas para as mulheres, visando garantir a voz e a representatividade das mulheres em toda a sua diversidade.

A secretária executiva da AMURC, Rita Souza, representando a Comissão Organizadora da Conferência na região, destacou que o encontro representa a retomada do diálogo territorial de políticas públicas inclusivas, voltadas para as mulheres. “A ideia é qualificar as propostas, tendo em vista que tivemos 10 anos sem a conferência. Por isso, estamos juntas para que a gente possa chegar as etapas, Estadual e Nacional, com ideias qualificadas, atendendo ainda para o plano nacional de políticas para as mulheres”.

A chefe de gabinete, Neia Bastos, representando a Secretária Neusa Cadore da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) parabenizou a participação e o envolvimento das mulheres na luta por mais democracia, mais igualdade e direitos para todos. “Que possamos pensar, quais políticas queremos para o nosso Estado, levando em conta a identidade territorial de cada localidade”.

A palestrante Tamiles Messias abriu a Conferência Territorial com o tema: Mulheres em espaço de Poder e Decisão, com o objetivo de chamar a atenção das mulheres para o fortalecimento conjunto. “O principal desafio é manter a gente unida e em movimento, atentas as mudanças que acontecem dentro desses espaços, como a Conferência Territorial, e se fortalecer cada vez mais”.

Eixos

As discussões foram baseadas em seis eixos temáticos em diversas áreas, como Saúde, Educação, Autonomia Econômica, Direito ao Território e Sustentabilidade, e Enfrentamento à violência de gênero. Todas as contribuições serão levadas para a Conferência Estadual, de 27 a 29 de agosto, que irão basear a elaboração e implementação do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres e o fomento para a criação de novos organismos de políticas para as mulheres na Bahia. Além disso, as contribuições do Estado serão levadas para a Conferência Nacional, a ser realizada no mês de setembro, em Brasília.

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

O BLOG que não desafina.