Serviços de saúde, assistência e documentação serão ofertados no Mutirão POP Rua Jud em Itabuna

A iniciativa é promovida pela Justiça Federal e pelo Ministério Público Federal, em parceria com a Prefeitura de Itabuna e diversos órgãos públicos

por Redação
0 comentários 2 minutos para ler

Pessoas em situação de rua e em situação de vulnerabilidade social terão, nesta terça-feira (19) e quarta-feira (20), das 9 às 17 horas, na Unidade Básica de Saúde José Maria de Magalhães Neto (antigo SESP), no centro de Itabuna, a oportunidade de acessar diversos serviços importantes em um só local e de forma facilitada, durante o 1º Mutirão POP Rua Jud.

A iniciativa é promovida pela Justiça Federal e pelo Ministério Público Federal (MPF), em parceria com a Prefeitura de Itabuna e diversos órgãos públicos. Entre os serviços oferecidos estão: cuidados básicos de saúde, atendimento jurídico, acesso a benefícios assistenciais, regularização de documentos, entre outros.

Na área da Secretaria Municipal de Saúde, serão disponibilizados: vacinação, aferição de glicemia e pressão arterial, auriculoterapia, aromaterapia e ventosaterapia, testes rápidos para ISTs, além de atividades de educação em saúde.

“Nosso objetivo neste evento de cidadania é facilitar o acesso a serviços que muitas vezes a pessoa não tinha ou não buscava. Neste Mutirão, todos os serviços estarão concentrados em um só lugar, o que acredito que facilitará bastante”, destacou a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar.

O vice-prefeito e secretário interino de Promoção Social e Combate à Pobreza, Josué Brandão Júnior, também ressaltou a importância da iniciativa, reforçando os serviços que já são disponibilizados pela Prefeitura de Itabuna para pessoas em situação de rua. “Reconhecemos como uma iniciativa muito importante, mas não podemos deixar de pontuar o que já vem sendo feito pela Administração Municipal”, afirmou.

Ele citou como exemplo o Consultório de Rua, iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde; e, na área social, o Centro POP, que acolhe diariamente cerca de 60 pessoas, oferecendo acesso a banho e duas refeições por dia.

Outro exemplo é o POP Acolhimento, que dispõe de serviços de psicologia, assistência social e saúde, além de fornecer todas as refeições diárias e desenvolver um trabalho voltado à reconstrução dos vínculos familiares.

Para finalizar, o vice-prefeito destacou a autorização dada pelo prefeito Augusto Castro (PSD) para a contratação de um imóvel que funcionará como Casa de Passagem.

“A proposta é reduzir a exclusão social, oferecer acolhimento e dignidade, para que essas pessoas possam sair da situação de rua. Vale ressaltar que esta não é uma realidade exclusiva de Itabuna. O CadÚnico mostra que a população de rua aumentou cerca de 25% em todo o país”, concluiu.

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

O BLOG que não desafina.