Materno-Infantil de Ilhéus promove Pit Stop e alerta sobre a importância do Agosto Lilás

por Redação
0 comentários 2 minutos para ler

Unidade referência no acolhimento e atendimento às mulheres e crianças vítimas de violência sexual na região sul do estado, o Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, obra do governo da Bahia administrada pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), realizou nesta sexta-feira (29) um pit stop na principal avenida do bairro da Conquista, onde o hospital está localizado, destacando a importância do Agosto Lilás, movimento de conscientização e combate à violência contra a mulher no Brasil.

A iniciativa desta sexta-feira intitulada “Não se cale para a violência: denuncie”, contou com o apoio do grupo da Polícia Militar que atua na aplicação da Lei Maria da Penha através do atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

Série histórica

De janeiro de 2023 até agosto deste ano, Ilhéus registrou 414 casos de violência contra as mulheres, sendo 30 de violência sexual. Na série histórica de casos de violência por gênero, neste mesmo período foram notificados 29 casos tendo mulheres como vítimas. E um caso do sexo masculino. As mulheres pardas são a grande maioria das vítimas.

“A escalada da violência contra a mulher em todo o Brasil é um problema grave e multifacetado, com raízes históricas e sociais profundas. Não se trata de atos isolados, mas sim de um processo contínuo e progressivo que pode começar com agressões verbais e psicológicas e culminar em violência física e, em casos extremos, no feminicídio”, destacou a diretora-geral do HMIJS, Domilene Borges.

Iniciativas

Durante todo o mês de agosto, o Hospital Materno-Infantil promoveu iniciativas contemplando as trabalhadoras da unidade e, também, pacientes atendidas e internadas. Pit stops foram promovidos internamente e uma capacitação promovida pelos técnicos do Núcleo de Saúde do Território Litoral Sul debateu o tema “Assistência às vítimas de violência sexual e exposição à material biológico”.

Durante o manifesto de hoje, foi criado um mural de apoio à iniciativa, contendo digitais dos apoiadores, que permanecerá disponível para adesão na recepção principal do hospital. As primeiras digitais a constar simbolicamente no manifesto foram da subcomandante da ronda Maria da Penha, subtenente Iara e da diretora-geral do HMIJS, Domilene Borges.

Referência

Única maternidade 100 por cento SUS do sul da Bahia, o Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio foi inaugurado em dezembro de 2021. Possui 105 leitos para obstetrícia, partos normal e de alto risco, pediatria clínica, UTIs pediátrica e Neonatal. É, também, a única unidade hospitalar do estado especializada no atendimento aos Povos Indígenas do estado.

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

O BLOG que não desafina.